Condenados por não dar afeto: uma análise sobre a responsabilidade civil decorrente ao abandono afetivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karolyne de Jesus Carvalho da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20457
Resumo: Este trabalho resume as problemáticas e objetivos que determina os efeitos jurídicos e psicológicos do abandono da afetivo. Dessa forma, o exame inicialmente se concentrou no estudo de toda a entidade familiar, suas origens históricas, conceitos, evolução, princípios norteadores relacionados a esse trabalho e do poder familiar. Em seguida, a pesquisa se volta para o próprio abandono afetivo, explorando primeiro as obrigações dos pais para com os filhos, abandono emocional que praticam e, a seguir, entra seu conceito e possíveis causas. Por fim, enfoca os efeitos jurídicos e psicológicos do abandono emocional. Uma vez estabelecidas essas bases, passam a explorar a possibilidade de ressarcir tais atos ilícitos, como renúncia ao efeito jurídico que acarreta uma sentença judicial que comprove a possibilidade de indenização civil. Por fim, por meio da fundamentação teórica proposta, conclui-se que as consequências jurídicas do abandono emocional parental são a indenização por danos morais e impacto psicológico que é ocasionando a criança ou adolescente e os seus diversos traumas, que podem ser levados por toda a vida. O método científico utilizado para a realização deste estudo especial é a dedução, tendo como fonte principal os materiais bibliográficos. Além disso, essa investigação é razoável por se tratar de um tema relacionado ao direito, à sociedade e à psicologia, além de contribuir para os campos do direito e da psicologia no Brasil.
id Ânima_6f9efb39fdc341fe0dfe4a9af292ab3b
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20457
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Condenados por não dar afeto: uma análise sobre a responsabilidade civil decorrente ao abandono afetivo.Abandono afetivoResponsabilidade civilEste trabalho resume as problemáticas e objetivos que determina os efeitos jurídicos e psicológicos do abandono da afetivo. Dessa forma, o exame inicialmente se concentrou no estudo de toda a entidade familiar, suas origens históricas, conceitos, evolução, princípios norteadores relacionados a esse trabalho e do poder familiar. Em seguida, a pesquisa se volta para o próprio abandono afetivo, explorando primeiro as obrigações dos pais para com os filhos, abandono emocional que praticam e, a seguir, entra seu conceito e possíveis causas. Por fim, enfoca os efeitos jurídicos e psicológicos do abandono emocional. Uma vez estabelecidas essas bases, passam a explorar a possibilidade de ressarcir tais atos ilícitos, como renúncia ao efeito jurídico que acarreta uma sentença judicial que comprove a possibilidade de indenização civil. Por fim, por meio da fundamentação teórica proposta, conclui-se que as consequências jurídicas do abandono emocional parental são a indenização por danos morais e impacto psicológico que é ocasionando a criança ou adolescente e os seus diversos traumas, que podem ser levados por toda a vida. O método científico utilizado para a realização deste estudo especial é a dedução, tendo como fonte principal os materiais bibliográficos. Além disso, essa investigação é razoável por se tratar de um tema relacionado ao direito, à sociedade e à psicologia, além de contribuir para os campos do direito e da psicologia no Brasil.Oliveira, José Marcelo Domingos deSilva, Karolyne de Jesus Carvalho da2021-12-20T23:52:11Z2021-12-20T23:52:11Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20457ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-20T23:52:27Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20457Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-20T23:52:27Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Condenados por não dar afeto: uma análise sobre a responsabilidade civil decorrente ao abandono afetivo.
title Condenados por não dar afeto: uma análise sobre a responsabilidade civil decorrente ao abandono afetivo.
spellingShingle Condenados por não dar afeto: uma análise sobre a responsabilidade civil decorrente ao abandono afetivo.
Silva, Karolyne de Jesus Carvalho da
Abandono afetivo
Responsabilidade civil
title_short Condenados por não dar afeto: uma análise sobre a responsabilidade civil decorrente ao abandono afetivo.
title_full Condenados por não dar afeto: uma análise sobre a responsabilidade civil decorrente ao abandono afetivo.
title_fullStr Condenados por não dar afeto: uma análise sobre a responsabilidade civil decorrente ao abandono afetivo.
title_full_unstemmed Condenados por não dar afeto: uma análise sobre a responsabilidade civil decorrente ao abandono afetivo.
title_sort Condenados por não dar afeto: uma análise sobre a responsabilidade civil decorrente ao abandono afetivo.
author Silva, Karolyne de Jesus Carvalho da
author_facet Silva, Karolyne de Jesus Carvalho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, José Marcelo Domingos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karolyne de Jesus Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono afetivo
Responsabilidade civil
topic Abandono afetivo
Responsabilidade civil
description Este trabalho resume as problemáticas e objetivos que determina os efeitos jurídicos e psicológicos do abandono da afetivo. Dessa forma, o exame inicialmente se concentrou no estudo de toda a entidade familiar, suas origens históricas, conceitos, evolução, princípios norteadores relacionados a esse trabalho e do poder familiar. Em seguida, a pesquisa se volta para o próprio abandono afetivo, explorando primeiro as obrigações dos pais para com os filhos, abandono emocional que praticam e, a seguir, entra seu conceito e possíveis causas. Por fim, enfoca os efeitos jurídicos e psicológicos do abandono emocional. Uma vez estabelecidas essas bases, passam a explorar a possibilidade de ressarcir tais atos ilícitos, como renúncia ao efeito jurídico que acarreta uma sentença judicial que comprove a possibilidade de indenização civil. Por fim, por meio da fundamentação teórica proposta, conclui-se que as consequências jurídicas do abandono emocional parental são a indenização por danos morais e impacto psicológico que é ocasionando a criança ou adolescente e os seus diversos traumas, que podem ser levados por toda a vida. O método científico utilizado para a realização deste estudo especial é a dedução, tendo como fonte principal os materiais bibliográficos. Além disso, essa investigação é razoável por se tratar de um tema relacionado ao direito, à sociedade e à psicologia, além de contribuir para os campos do direito e da psicologia no Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20T23:52:11Z
2021-12-20T23:52:11Z
2021-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20457
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415822742978560