Marketing sensorial na construção da identidade de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glavam, Ana karina Schmidt Hahn
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2920
Resumo: A identidade de marca é um dos componentes centrais do processo de gestão de marcas (branding) das organizações e as estratégias de marketing sensorial podem contribuir para a construção da identidade de marca, seja por meio do uso de estímulos sensoriais na comunicação da marca, no ponto de venda e no relacionamento com o cliente. Assim, o presente estudo analisa como estratégias de marketing sensorial contribuem para a construção da identidade de marca segundo o modelo teórico de Aaker (2007) em uma organização do setor de móveis planejados. Para tanto, o estudo envolveu a aplicação de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e na forma de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento documental, entrevista em profundidade (semi-estruturada) e observação direta com gestores da empresa, lojistas e clientes. Os dados coletados foram analisados pelo método análise de conteúdo com abordagem qualitativa e categorização temática de dados. Os resultados do estudo apontam que a empresa utiliza os cinco sentidos humanos como estratégia de marketing, principalmente estímulos sensoriais de natureza visual (decoração, seleção de cores e ambientação de lojas), olfativa (essência desenvolvida especialmente para a marca) e tátil (texturas diferentes em brindes e produtos); que as estratégias sensoriais são percebidas como relevante pelos gestores na construção da identidade da marca e que os benefícios mais apontados são satisfação de clientes, lealdade à marca e indicação de novos clientes
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