Adaptação das crianças na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10075 |
Resumo: | O presente estudo aborda o tema da adaptação das crianças na Educação Infantil. O assunto é de total importância para o início da vida escolar, a experiência e as peculiaridades do processo. O objetivo e investigação da problemática foram “Estratégias de inserção da criança na escola em um processo menos doloroso para o desenvolvimento infantil”. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com a técnica de cunho bibliográfico. Verificaram-se entre os estudos categorias comuns, em uma análise conceitual concluiu-se que os envolvidos no processo: criança, pais, professores e instituição precisam ser interagentes. A afetividade e a formação dos educadores, o ambiente escolar e o adequado planejamento para a inserção escolar infantil, são algumas estratégias para a adaptação menos dolorosa e bem sucedida. |
id |
Ânima_87989383a5ae331aa6c82f0a1955bb2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10075 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptação das crianças na educação infantilAdaptação das criançasEducação infantilEstratégias de inserçãoO presente estudo aborda o tema da adaptação das crianças na Educação Infantil. O assunto é de total importância para o início da vida escolar, a experiência e as peculiaridades do processo. O objetivo e investigação da problemática foram “Estratégias de inserção da criança na escola em um processo menos doloroso para o desenvolvimento infantil”. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com a técnica de cunho bibliográfico. Verificaram-se entre os estudos categorias comuns, em uma análise conceitual concluiu-se que os envolvidos no processo: criança, pais, professores e instituição precisam ser interagentes. A afetividade e a formação dos educadores, o ambiente escolar e o adequado planejamento para a inserção escolar infantil, são algumas estratégias para a adaptação menos dolorosa e bem sucedida.Cardoso, Jorge Alexandre NogaredRibeiro, Zara Liane Schuantes Rodrigues2020-07-09T22:01:05Z2020-11-29T03:52:17Z2020-07-09T22:01:05Z2020-11-29T03:52:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis21 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10075Pedagogia - Unisul VirtualSanto Ângelo RSAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T05:30:40Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10075Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T05:30:40Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação das crianças na educação infantil |
title |
Adaptação das crianças na educação infantil |
spellingShingle |
Adaptação das crianças na educação infantil Ribeiro, Zara Liane Schuantes Rodrigues Adaptação das crianças Educação infantil Estratégias de inserção |
title_short |
Adaptação das crianças na educação infantil |
title_full |
Adaptação das crianças na educação infantil |
title_fullStr |
Adaptação das crianças na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Adaptação das crianças na educação infantil |
title_sort |
Adaptação das crianças na educação infantil |
author |
Ribeiro, Zara Liane Schuantes Rodrigues |
author_facet |
Ribeiro, Zara Liane Schuantes Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Zara Liane Schuantes Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação das crianças Educação infantil Estratégias de inserção |
topic |
Adaptação das crianças Educação infantil Estratégias de inserção |
description |
O presente estudo aborda o tema da adaptação das crianças na Educação Infantil. O assunto é de total importância para o início da vida escolar, a experiência e as peculiaridades do processo. O objetivo e investigação da problemática foram “Estratégias de inserção da criança na escola em um processo menos doloroso para o desenvolvimento infantil”. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com a técnica de cunho bibliográfico. Verificaram-se entre os estudos categorias comuns, em uma análise conceitual concluiu-se que os envolvidos no processo: criança, pais, professores e instituição precisam ser interagentes. A afetividade e a formação dos educadores, o ambiente escolar e o adequado planejamento para a inserção escolar infantil, são algumas estratégias para a adaptação menos dolorosa e bem sucedida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-09T22:01:05Z 2020-11-29T03:52:17Z 2020-07-09T22:01:05Z 2020-11-29T03:52:17Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10075 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pedagogia - Unisul Virtual |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
21 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Santo Ângelo RS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415798735831040 |