Possibilidade de proteção intelectual e de regulamentação do eSports no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19227 |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar o cenário atual e avaliar a possibilidade de proteção a propriedade intelectual dos esportes eletrônicos e sua regulamentação. MÉTODO: Trata-se de pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa: quanto ao procedimento, classificada como uma coleta de dados bibliográfica baseada na doutrina, e documental, a partir da legislação. RESULTADOS: A propriedade intelectual tem proteção em abrangência global, e pode ser dividida em direitos autorais, nos quais encontram-se os direitos morais, patrimoniais e os direitos conexos do autor da obra, além de esclarecer que nem toda obra é protegida por direitos autorais e como aquelas que são protegidas podem ser registradas; e propriedade industrial voltado para a invenção, o modelo de utilidade, além da marca e do desenho industrial. CONCLUSÃO: Os esportes eletrônicos estão fortes no mercado que já têm proteção pela lei de desporto, como também pela legislação referente à propriedade intelectual. As empresas desenvolvedoras de jogos também organizam eventos e definem as regras, que devem seguir a licença de exclusividade para uso de imagem. Assim, tem sido disciplinado o esporte eletrônico, enquanto se espera por uma possível regulamentação mais específica, devendo-se contar com a participação de profissionais da área para discutir o projeto de lei de regulamentação. |
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Possibilidade de proteção intelectual e de regulamentação do eSports no BrasilPOSSIBILITY OF INTELLECTUAL PROTECTION AND REGULATION OF E-SPORTS IN BRAZILE-SportsPropriedade InteelectualOBJETIVO: Analisar o cenário atual e avaliar a possibilidade de proteção a propriedade intelectual dos esportes eletrônicos e sua regulamentação. MÉTODO: Trata-se de pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa: quanto ao procedimento, classificada como uma coleta de dados bibliográfica baseada na doutrina, e documental, a partir da legislação. RESULTADOS: A propriedade intelectual tem proteção em abrangência global, e pode ser dividida em direitos autorais, nos quais encontram-se os direitos morais, patrimoniais e os direitos conexos do autor da obra, além de esclarecer que nem toda obra é protegida por direitos autorais e como aquelas que são protegidas podem ser registradas; e propriedade industrial voltado para a invenção, o modelo de utilidade, além da marca e do desenho industrial. CONCLUSÃO: Os esportes eletrônicos estão fortes no mercado que já têm proteção pela lei de desporto, como também pela legislação referente à propriedade intelectual. As empresas desenvolvedoras de jogos também organizam eventos e definem as regras, que devem seguir a licença de exclusividade para uso de imagem. Assim, tem sido disciplinado o esporte eletrônico, enquanto se espera por uma possível regulamentação mais específica, devendo-se contar com a participação de profissionais da área para discutir o projeto de lei de regulamentação.Damian, TerezinhaSOUZA, IURI2021-12-15T21:35:10Z2021-12-15T21:35:10Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19227TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-03T15:42:53Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19227Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-03T15:42:53Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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