Responsabilidade civil do Estado em casos de suicídios de detentos em penitenciárias privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Debora de Pieri
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19220
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é: verificar se o Estado possui responsabilidade civil em casos de suicídios de detentos em penitenciárias geridas através de Parcerias Público-Privadas. A metodologia foi: A pesquisa é de nível exploratório, de abordagem qualitativa e de procedimentos bibliográfico e documental. Dentro os resultados destacam-se: A Responsabilidade Civil é o instituto jurídico responsável por promover a reparação de um dano causado por um sujeito a vítima. O instituto da Responsabilidade Civil se divide em objetiva e subjetiva. O Estado, como um órgão público responsável por seus agentes, também está sujeito a responsabilidade civil, assim, em ocorrendo a prática de atos lícitos ou ilícitos, comissivos ou omissivos por seus agentes, tem o Estado o dever de indenizar. Nestes termos, agindo o agente público de forma ilícita, ou deixando de agir de modo que poderia evitar o dano, responde o Estado por tais condutas. A teoria sobre a responsabilidade civil do estado adotada pela Constituição Federal brasileira é a teoria do risco administrativo. O Estado, buscando melhorias e redução de custos em diversos setores, passou a investir nas Parcerias público-privadas, conhecidas por PPP. Sabendo do caos que atinge o sistema prisional, com a superlotação, falta de recursos, higiene, disseminação de doenças e a péssima estrutura dos presídios, buscou-se a saída nas PPP’s. Analisando dados sobre a situação carcerária dos presos, destaca-se que o Brasil é o quarto pais com a maior população carcerária do mundo. Em análise ao recurso extraordinário nº 841.526 o STF fixou a tese de que a responsabilidade civil do estado pelo suicídio de detentos é objetiva, utilizando-se a teoria do risco administrativo. A conclusão foi: Indo além das regras pré-determinadas para a solução dos conflitos, nos casos das PPP’s, mesmo que responsáveis pela prestação de serviço aos órgãos públicos e por toda a estrutura realizada, sempre será responsabilidade do Estado promover a integridade de seus encarcerados, responsabilidade esta que não se admite a privatização.
id Ânima_e4487cda21ee20d1ff92d5e9f236de03
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19220
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Responsabilidade civil do Estado em casos de suicídios de detentos em penitenciárias privadasresponsabilidade civilpenitenciária privadasuicídios de detentosO objetivo geral deste trabalho é: verificar se o Estado possui responsabilidade civil em casos de suicídios de detentos em penitenciárias geridas através de Parcerias Público-Privadas. A metodologia foi: A pesquisa é de nível exploratório, de abordagem qualitativa e de procedimentos bibliográfico e documental. Dentro os resultados destacam-se: A Responsabilidade Civil é o instituto jurídico responsável por promover a reparação de um dano causado por um sujeito a vítima. O instituto da Responsabilidade Civil se divide em objetiva e subjetiva. O Estado, como um órgão público responsável por seus agentes, também está sujeito a responsabilidade civil, assim, em ocorrendo a prática de atos lícitos ou ilícitos, comissivos ou omissivos por seus agentes, tem o Estado o dever de indenizar. Nestes termos, agindo o agente público de forma ilícita, ou deixando de agir de modo que poderia evitar o dano, responde o Estado por tais condutas. A teoria sobre a responsabilidade civil do estado adotada pela Constituição Federal brasileira é a teoria do risco administrativo. O Estado, buscando melhorias e redução de custos em diversos setores, passou a investir nas Parcerias público-privadas, conhecidas por PPP. Sabendo do caos que atinge o sistema prisional, com a superlotação, falta de recursos, higiene, disseminação de doenças e a péssima estrutura dos presídios, buscou-se a saída nas PPP’s. Analisando dados sobre a situação carcerária dos presos, destaca-se que o Brasil é o quarto pais com a maior população carcerária do mundo. Em análise ao recurso extraordinário nº 841.526 o STF fixou a tese de que a responsabilidade civil do estado pelo suicídio de detentos é objetiva, utilizando-se a teoria do risco administrativo. A conclusão foi: Indo além das regras pré-determinadas para a solução dos conflitos, nos casos das PPP’s, mesmo que responsáveis pela prestação de serviço aos órgãos públicos e por toda a estrutura realizada, sempre será responsabilidade do Estado promover a integridade de seus encarcerados, responsabilidade esta que não se admite a privatização.De Andrade, Camila DamascenoFernandes, Debora de Pieri2021-12-15T21:23:48Z2021-12-15T21:23:48Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19220TubarãoAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-15T21:23:50Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19220Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-15T21:23:50Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade civil do Estado em casos de suicídios de detentos em penitenciárias privadas
title Responsabilidade civil do Estado em casos de suicídios de detentos em penitenciárias privadas
spellingShingle Responsabilidade civil do Estado em casos de suicídios de detentos em penitenciárias privadas
Fernandes, Debora de Pieri
responsabilidade civil
penitenciária privada
suicídios de detentos
title_short Responsabilidade civil do Estado em casos de suicídios de detentos em penitenciárias privadas
title_full Responsabilidade civil do Estado em casos de suicídios de detentos em penitenciárias privadas
title_fullStr Responsabilidade civil do Estado em casos de suicídios de detentos em penitenciárias privadas
title_full_unstemmed Responsabilidade civil do Estado em casos de suicídios de detentos em penitenciárias privadas
title_sort Responsabilidade civil do Estado em casos de suicídios de detentos em penitenciárias privadas
author Fernandes, Debora de Pieri
author_facet Fernandes, Debora de Pieri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Andrade, Camila Damasceno
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Debora de Pieri
dc.subject.por.fl_str_mv responsabilidade civil
penitenciária privada
suicídios de detentos
topic responsabilidade civil
penitenciária privada
suicídios de detentos
description O objetivo geral deste trabalho é: verificar se o Estado possui responsabilidade civil em casos de suicídios de detentos em penitenciárias geridas através de Parcerias Público-Privadas. A metodologia foi: A pesquisa é de nível exploratório, de abordagem qualitativa e de procedimentos bibliográfico e documental. Dentro os resultados destacam-se: A Responsabilidade Civil é o instituto jurídico responsável por promover a reparação de um dano causado por um sujeito a vítima. O instituto da Responsabilidade Civil se divide em objetiva e subjetiva. O Estado, como um órgão público responsável por seus agentes, também está sujeito a responsabilidade civil, assim, em ocorrendo a prática de atos lícitos ou ilícitos, comissivos ou omissivos por seus agentes, tem o Estado o dever de indenizar. Nestes termos, agindo o agente público de forma ilícita, ou deixando de agir de modo que poderia evitar o dano, responde o Estado por tais condutas. A teoria sobre a responsabilidade civil do estado adotada pela Constituição Federal brasileira é a teoria do risco administrativo. O Estado, buscando melhorias e redução de custos em diversos setores, passou a investir nas Parcerias público-privadas, conhecidas por PPP. Sabendo do caos que atinge o sistema prisional, com a superlotação, falta de recursos, higiene, disseminação de doenças e a péssima estrutura dos presídios, buscou-se a saída nas PPP’s. Analisando dados sobre a situação carcerária dos presos, destaca-se que o Brasil é o quarto pais com a maior população carcerária do mundo. Em análise ao recurso extraordinário nº 841.526 o STF fixou a tese de que a responsabilidade civil do estado pelo suicídio de detentos é objetiva, utilizando-se a teoria do risco administrativo. A conclusão foi: Indo além das regras pré-determinadas para a solução dos conflitos, nos casos das PPP’s, mesmo que responsáveis pela prestação de serviço aos órgãos públicos e por toda a estrutura realizada, sempre será responsabilidade do Estado promover a integridade de seus encarcerados, responsabilidade esta que não se admite a privatização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T21:23:48Z
2021-12-15T21:23:48Z
2021-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19220
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415847169556480