Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Audiology - Communication Research |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100603 |
Resumo: | RESUMO Este artigo apresenta as contribuições do uso de um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa de alta tecnologia no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para isso, foi realizado um estudo de caso com uma criança de 2 anos e 2 meses, durante 24 sessões de terapia, ao longo de oito meses. Como instrumentos de avaliação, foram utilizados o Autism Treatment Evaluation Checklist e o protocolo Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo. Durante as intervenções, utilizou-se o método Desenvolvimento das Habilidades Comunicacionais no Autismo e, como recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa, a prancha de alta tecnologia do aplicativo aBoard. De acordo com os resultados, após as intervenções foram observadas melhoras nos escores dos instrumentos de avaliação, quanto às habilidades de expressão, compreensão e interação social. Além disso, observou-se aumento do vocabulário da criança, com aquisição de novas categorias lexicais; realização de solicitações de objetos fora do alcance visual, utilizando a Comunicação Aumentativa e Alternativa, e melhor comunicação social no contexto familiar e educacional. De acordo com os resultados obtidos, puderam ser observadas as contribuições do uso de um sistema de alta tecnologia assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com TEA. |
id |
ABAU-1_ff05148992023f6c5dbfeeb60e297c4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-64312021000100603 |
network_acronym_str |
ABAU-1 |
network_name_str |
Audiology - Communication Research |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismoTranstorno do Espectro AutistaSistemas de comunicação alternativos e aumentativosTecnologia assistivaFonoaudiologiaLinguagem infantilRESUMO Este artigo apresenta as contribuições do uso de um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa de alta tecnologia no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para isso, foi realizado um estudo de caso com uma criança de 2 anos e 2 meses, durante 24 sessões de terapia, ao longo de oito meses. Como instrumentos de avaliação, foram utilizados o Autism Treatment Evaluation Checklist e o protocolo Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo. Durante as intervenções, utilizou-se o método Desenvolvimento das Habilidades Comunicacionais no Autismo e, como recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa, a prancha de alta tecnologia do aplicativo aBoard. De acordo com os resultados, após as intervenções foram observadas melhoras nos escores dos instrumentos de avaliação, quanto às habilidades de expressão, compreensão e interação social. Além disso, observou-se aumento do vocabulário da criança, com aquisição de novas categorias lexicais; realização de solicitações de objetos fora do alcance visual, utilizando a Comunicação Aumentativa e Alternativa, e melhor comunicação social no contexto familiar e educacional. De acordo com os resultados obtidos, puderam ser observadas as contribuições do uso de um sistema de alta tecnologia assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com TEA.Academia Brasileira de Audiologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100603Audiology - Communication Research v.26 2021reponame:Audiology - Communication Researchinstname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)instacron:ABAU10.1590/2317-6431-2020-2442info:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro,Ana Cristina de AlbuquerqueLeite,Gabrielle AraújoFranco,Natália de MeloSantos,Debora dosPereira,Jakciane Eduarda AraújoXavier,Ivana Arrais de Lavor Navarropor2021-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S2317-64312021000100603Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2317-6431&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@audiologiabrasil.org.br2317-64312317-6431opendoar:2021-07-23T00:00Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo |
title |
Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo |
spellingShingle |
Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo Montenegro,Ana Cristina de Albuquerque Transtorno do Espectro Autista Sistemas de comunicação alternativos e aumentativos Tecnologia assistiva Fonoaudiologia Linguagem infantil |
title_short |
Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo |
title_full |
Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo |
title_fullStr |
Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo |
title_sort |
Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo |
author |
Montenegro,Ana Cristina de Albuquerque |
author_facet |
Montenegro,Ana Cristina de Albuquerque Leite,Gabrielle Araújo Franco,Natália de Melo Santos,Debora dos Pereira,Jakciane Eduarda Araújo Xavier,Ivana Arrais de Lavor Navarro |
author_role |
author |
author2 |
Leite,Gabrielle Araújo Franco,Natália de Melo Santos,Debora dos Pereira,Jakciane Eduarda Araújo Xavier,Ivana Arrais de Lavor Navarro |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montenegro,Ana Cristina de Albuquerque Leite,Gabrielle Araújo Franco,Natália de Melo Santos,Debora dos Pereira,Jakciane Eduarda Araújo Xavier,Ivana Arrais de Lavor Navarro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista Sistemas de comunicação alternativos e aumentativos Tecnologia assistiva Fonoaudiologia Linguagem infantil |
topic |
Transtorno do Espectro Autista Sistemas de comunicação alternativos e aumentativos Tecnologia assistiva Fonoaudiologia Linguagem infantil |
description |
RESUMO Este artigo apresenta as contribuições do uso de um sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa de alta tecnologia no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para isso, foi realizado um estudo de caso com uma criança de 2 anos e 2 meses, durante 24 sessões de terapia, ao longo de oito meses. Como instrumentos de avaliação, foram utilizados o Autism Treatment Evaluation Checklist e o protocolo Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo. Durante as intervenções, utilizou-se o método Desenvolvimento das Habilidades Comunicacionais no Autismo e, como recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa, a prancha de alta tecnologia do aplicativo aBoard. De acordo com os resultados, após as intervenções foram observadas melhoras nos escores dos instrumentos de avaliação, quanto às habilidades de expressão, compreensão e interação social. Além disso, observou-se aumento do vocabulário da criança, com aquisição de novas categorias lexicais; realização de solicitações de objetos fora do alcance visual, utilizando a Comunicação Aumentativa e Alternativa, e melhor comunicação social no contexto familiar e educacional. De acordo com os resultados obtidos, puderam ser observadas as contribuições do uso de um sistema de alta tecnologia assistiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento das habilidades comunicacionais de uma criança com TEA. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100603 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312021000100603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-6431-2020-2442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Brasileira de Audiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research v.26 2021 reponame:Audiology - Communication Research instname:Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) instacron:ABAU |
instname_str |
Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
instacron_str |
ABAU |
institution |
ABAU |
reponame_str |
Audiology - Communication Research |
collection |
Audiology - Communication Research |
repository.name.fl_str_mv |
Audiology - Communication Research - Academia Brasileira de Audiologia (ABAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@audiologiabrasil.org.br |
_version_ |
1754302982832259072 |