Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrais,Paulo Sérgio Dourado
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Aguiar,Andréa Silvia Walter de, Souza,Miguel Ângelo Nobre e, Machado,Márcia Maria Tavares, Mota,Maria Vaudelice, Alves,Renata de Sousa, Araújo,Maria Fátima Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300009
Resumo: A inserção dos sujeitos nos cenários de prática na Atenção Básica tem sido apontada como uma experiência instigante, pois reúne professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores e comunidade, desafiando agregar valores, conhecimentos e experiência, a partir do caráter de interdisciplinaridade e integralidade das ações pedagógicas. Os avanços se relacionam na existência de um projeto, o PET-Saúde/UFC, com proposta metodológica de significativa operacionalidade para integralidade e interdisciplinaridade para os cursos de graduação em saúde. O presente trabalho relata as estratégias pedagógicas que fomentaram a compreensão do cuidado na Atenção Básica como um todo realizadas pelo projeto por meio do desenvolvimento de um percurso metodológico para percepçãodo vivido e da totalidade, enquanto relato de experiência do movimento em construção de processos formativos.
id ABEM-1_7bb51950b0c1c01de460468774642d40
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000300009
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFCAtenção BásicaIntegralizaçãoMultidisciplinaridadeA inserção dos sujeitos nos cenários de prática na Atenção Básica tem sido apontada como uma experiência instigante, pois reúne professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores e comunidade, desafiando agregar valores, conhecimentos e experiência, a partir do caráter de interdisciplinaridade e integralidade das ações pedagógicas. Os avanços se relacionam na existência de um projeto, o PET-Saúde/UFC, com proposta metodológica de significativa operacionalidade para integralidade e interdisciplinaridade para os cursos de graduação em saúde. O presente trabalho relata as estratégias pedagógicas que fomentaram a compreensão do cuidado na Atenção Básica como um todo realizadas pelo projeto por meio do desenvolvimento de um percurso metodológico para percepçãodo vivido e da totalidade, enquanto relato de experiência do movimento em construção de processos formativos.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300009Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000300009info:eu-repo/semantics/openAccessArrais,Paulo Sérgio DouradoAguiar,Andréa Silvia Walter deSouza,Miguel Ângelo Nobre eMachado,Márcia Maria TavaresMota,Maria VaudeliceAlves,Renata de SousaAraújo,Maria Fátima Macielpor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000300009Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC
title Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC
spellingShingle Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC
Arrais,Paulo Sérgio Dourado
Atenção Básica
Integralização
Multidisciplinaridade
title_short Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC
title_full Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC
title_fullStr Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC
title_full_unstemmed Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC
title_sort Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC
author Arrais,Paulo Sérgio Dourado
author_facet Arrais,Paulo Sérgio Dourado
Aguiar,Andréa Silvia Walter de
Souza,Miguel Ângelo Nobre e
Machado,Márcia Maria Tavares
Mota,Maria Vaudelice
Alves,Renata de Sousa
Araújo,Maria Fátima Maciel
author_role author
author2 Aguiar,Andréa Silvia Walter de
Souza,Miguel Ângelo Nobre e
Machado,Márcia Maria Tavares
Mota,Maria Vaudelice
Alves,Renata de Sousa
Araújo,Maria Fátima Maciel
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arrais,Paulo Sérgio Dourado
Aguiar,Andréa Silvia Walter de
Souza,Miguel Ângelo Nobre e
Machado,Márcia Maria Tavares
Mota,Maria Vaudelice
Alves,Renata de Sousa
Araújo,Maria Fátima Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Básica
Integralização
Multidisciplinaridade
topic Atenção Básica
Integralização
Multidisciplinaridade
description A inserção dos sujeitos nos cenários de prática na Atenção Básica tem sido apontada como uma experiência instigante, pois reúne professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores e comunidade, desafiando agregar valores, conhecimentos e experiência, a partir do caráter de interdisciplinaridade e integralidade das ações pedagógicas. Os avanços se relacionam na existência de um projeto, o PET-Saúde/UFC, com proposta metodológica de significativa operacionalidade para integralidade e interdisciplinaridade para os cursos de graduação em saúde. O presente trabalho relata as estratégias pedagógicas que fomentaram a compreensão do cuidado na Atenção Básica como um todo realizadas pelo projeto por meio do desenvolvimento de um percurso metodológico para percepçãodo vivido e da totalidade, enquanto relato de experiência do movimento em construção de processos formativos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004985524224