Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300009 |
Resumo: | A inserção dos sujeitos nos cenários de prática na Atenção Básica tem sido apontada como uma experiência instigante, pois reúne professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores e comunidade, desafiando agregar valores, conhecimentos e experiência, a partir do caráter de interdisciplinaridade e integralidade das ações pedagógicas. Os avanços se relacionam na existência de um projeto, o PET-Saúde/UFC, com proposta metodológica de significativa operacionalidade para integralidade e interdisciplinaridade para os cursos de graduação em saúde. O presente trabalho relata as estratégias pedagógicas que fomentaram a compreensão do cuidado na Atenção Básica como um todo realizadas pelo projeto por meio do desenvolvimento de um percurso metodológico para percepçãodo vivido e da totalidade, enquanto relato de experiência do movimento em construção de processos formativos. |
id |
ABEM-1_7bb51950b0c1c01de460468774642d40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000300009 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFCAtenção BásicaIntegralizaçãoMultidisciplinaridadeA inserção dos sujeitos nos cenários de prática na Atenção Básica tem sido apontada como uma experiência instigante, pois reúne professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores e comunidade, desafiando agregar valores, conhecimentos e experiência, a partir do caráter de interdisciplinaridade e integralidade das ações pedagógicas. Os avanços se relacionam na existência de um projeto, o PET-Saúde/UFC, com proposta metodológica de significativa operacionalidade para integralidade e interdisciplinaridade para os cursos de graduação em saúde. O presente trabalho relata as estratégias pedagógicas que fomentaram a compreensão do cuidado na Atenção Básica como um todo realizadas pelo projeto por meio do desenvolvimento de um percurso metodológico para percepçãodo vivido e da totalidade, enquanto relato de experiência do movimento em construção de processos formativos.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300009Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000300009info:eu-repo/semantics/openAccessArrais,Paulo Sérgio DouradoAguiar,Andréa Silvia Walter deSouza,Miguel Ângelo Nobre eMachado,Márcia Maria TavaresMota,Maria VaudeliceAlves,Renata de SousaAraújo,Maria Fátima Macielpor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000300009Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC |
title |
Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC |
spellingShingle |
Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC Arrais,Paulo Sérgio Dourado Atenção Básica Integralização Multidisciplinaridade |
title_short |
Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC |
title_full |
Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC |
title_fullStr |
Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC |
title_full_unstemmed |
Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC |
title_sort |
Integralidade: desafio pedagógico do PET-Saúde /UFC |
author |
Arrais,Paulo Sérgio Dourado |
author_facet |
Arrais,Paulo Sérgio Dourado Aguiar,Andréa Silvia Walter de Souza,Miguel Ângelo Nobre e Machado,Márcia Maria Tavares Mota,Maria Vaudelice Alves,Renata de Sousa Araújo,Maria Fátima Maciel |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar,Andréa Silvia Walter de Souza,Miguel Ângelo Nobre e Machado,Márcia Maria Tavares Mota,Maria Vaudelice Alves,Renata de Sousa Araújo,Maria Fátima Maciel |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arrais,Paulo Sérgio Dourado Aguiar,Andréa Silvia Walter de Souza,Miguel Ângelo Nobre e Machado,Márcia Maria Tavares Mota,Maria Vaudelice Alves,Renata de Sousa Araújo,Maria Fátima Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Básica Integralização Multidisciplinaridade |
topic |
Atenção Básica Integralização Multidisciplinaridade |
description |
A inserção dos sujeitos nos cenários de prática na Atenção Básica tem sido apontada como uma experiência instigante, pois reúne professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores e comunidade, desafiando agregar valores, conhecimentos e experiência, a partir do caráter de interdisciplinaridade e integralidade das ações pedagógicas. Os avanços se relacionam na existência de um projeto, o PET-Saúde/UFC, com proposta metodológica de significativa operacionalidade para integralidade e interdisciplinaridade para os cursos de graduação em saúde. O presente trabalho relata as estratégias pedagógicas que fomentaram a compreensão do cuidado na Atenção Básica como um todo realizadas pelo projeto por meio do desenvolvimento de um percurso metodológico para percepçãodo vivido e da totalidade, enquanto relato de experiência do movimento em construção de processos formativos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000300009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004985524224 |