Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Sonia Leite da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva,Silvia Fernandes Ribeiro da, Santana,Gilmara Silva de Melo, Nuto,Sharmênia de Araújo Soares, Machado,Maria de Fátima Antero Sousa, Diniz,Rita de Cassia Moura, Sá,Henrique Luis do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400607
Resumo: RESUMO Nos últimos anos, o olhar sobre a formação dos profissionais de saúde tem se intensificado, particularmente sobre aquela que possa impactar a resolução dos problemas de saúde da população. Um dos aspectos para o alcance desta demanda refere-se a uma formação que incorpore metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem de estudantes da saúde. Neste entendimento, tomando como referência metodologias de aprendizagem baseada em problemas, as quais utilizam certos passos para a resolução de problemas, e diante dos desafios de trabalhar com grandes grupos, desenvolveu-se a estratégia educacional denominada Ciclo de Discussão de Problemas (CDP). Este artigo tem por objetivo descrever o CDP como uma estratégia educacional utilizada em grandes grupos no ensino da graduação em saúde. Esta estratégia ancora-se nos princípios de metodologia ativa, pois utiliza problemas com temáticas comuns aos cursos da área da saúde, para desenvolver nos alunos o aprendizado autodirigido, a habilidade de solucionar problemas, o pensamento crítico e o estudo colaborativo, além da visão integrada das ciências básicas. Esta estratégia envolve dois momentos em sala de aula para cada problema: análise e resolução, englobando 12 passos.
id ABEM-1_7c288a41cb2767b72a1f0e6f7dd03bfe
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000400607
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de ExperiênciaEnsinoEducação SuperiorAprendizagemEducação MédicaAprendizagem Baseada em ProblemasRESUMO Nos últimos anos, o olhar sobre a formação dos profissionais de saúde tem se intensificado, particularmente sobre aquela que possa impactar a resolução dos problemas de saúde da população. Um dos aspectos para o alcance desta demanda refere-se a uma formação que incorpore metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem de estudantes da saúde. Neste entendimento, tomando como referência metodologias de aprendizagem baseada em problemas, as quais utilizam certos passos para a resolução de problemas, e diante dos desafios de trabalhar com grandes grupos, desenvolveu-se a estratégia educacional denominada Ciclo de Discussão de Problemas (CDP). Este artigo tem por objetivo descrever o CDP como uma estratégia educacional utilizada em grandes grupos no ensino da graduação em saúde. Esta estratégia ancora-se nos princípios de metodologia ativa, pois utiliza problemas com temáticas comuns aos cursos da área da saúde, para desenvolver nos alunos o aprendizado autodirigido, a habilidade de solucionar problemas, o pensamento crítico e o estudo colaborativo, além da visão integrada das ciências básicas. Esta estratégia envolve dois momentos em sala de aula para cada problema: análise e resolução, englobando 12 passos.Associação Brasileira de Educação Médica2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400607Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.4 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n4e02312013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Sonia Leite daSilva,Silvia Fernandes Ribeiro daSantana,Gilmara Silva de MeloNuto,Sharmênia de Araújo SoaresMachado,Maria de Fátima Antero SousaDiniz,Rita de Cassia MouraSá,Henrique Luis do Carmopor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000400607Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-03-04T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência
title Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência
spellingShingle Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência
Silva,Sonia Leite da
Ensino
Educação Superior
Aprendizagem
Educação Médica
Aprendizagem Baseada em Problemas
title_short Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência
title_full Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência
title_fullStr Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência
title_full_unstemmed Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência
title_sort Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência
author Silva,Sonia Leite da
author_facet Silva,Sonia Leite da
Silva,Silvia Fernandes Ribeiro da
Santana,Gilmara Silva de Melo
Nuto,Sharmênia de Araújo Soares
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Diniz,Rita de Cassia Moura
Sá,Henrique Luis do Carmo
author_role author
author2 Silva,Silvia Fernandes Ribeiro da
Santana,Gilmara Silva de Melo
Nuto,Sharmênia de Araújo Soares
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Diniz,Rita de Cassia Moura
Sá,Henrique Luis do Carmo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Sonia Leite da
Silva,Silvia Fernandes Ribeiro da
Santana,Gilmara Silva de Melo
Nuto,Sharmênia de Araújo Soares
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Diniz,Rita de Cassia Moura
Sá,Henrique Luis do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação Superior
Aprendizagem
Educação Médica
Aprendizagem Baseada em Problemas
topic Ensino
Educação Superior
Aprendizagem
Educação Médica
Aprendizagem Baseada em Problemas
description RESUMO Nos últimos anos, o olhar sobre a formação dos profissionais de saúde tem se intensificado, particularmente sobre aquela que possa impactar a resolução dos problemas de saúde da população. Um dos aspectos para o alcance desta demanda refere-se a uma formação que incorpore metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem de estudantes da saúde. Neste entendimento, tomando como referência metodologias de aprendizagem baseada em problemas, as quais utilizam certos passos para a resolução de problemas, e diante dos desafios de trabalhar com grandes grupos, desenvolveu-se a estratégia educacional denominada Ciclo de Discussão de Problemas (CDP). Este artigo tem por objetivo descrever o CDP como uma estratégia educacional utilizada em grandes grupos no ensino da graduação em saúde. Esta estratégia ancora-se nos princípios de metodologia ativa, pois utiliza problemas com temáticas comuns aos cursos da área da saúde, para desenvolver nos alunos o aprendizado autodirigido, a habilidade de solucionar problemas, o pensamento crítico e o estudo colaborativo, além da visão integrada das ciências básicas. Esta estratégia envolve dois momentos em sala de aula para cada problema: análise e resolução, englobando 12 passos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400607
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n4e02312013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.4 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006098063360