Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400607 |
Resumo: | RESUMO Nos últimos anos, o olhar sobre a formação dos profissionais de saúde tem se intensificado, particularmente sobre aquela que possa impactar a resolução dos problemas de saúde da população. Um dos aspectos para o alcance desta demanda refere-se a uma formação que incorpore metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem de estudantes da saúde. Neste entendimento, tomando como referência metodologias de aprendizagem baseada em problemas, as quais utilizam certos passos para a resolução de problemas, e diante dos desafios de trabalhar com grandes grupos, desenvolveu-se a estratégia educacional denominada Ciclo de Discussão de Problemas (CDP). Este artigo tem por objetivo descrever o CDP como uma estratégia educacional utilizada em grandes grupos no ensino da graduação em saúde. Esta estratégia ancora-se nos princípios de metodologia ativa, pois utiliza problemas com temáticas comuns aos cursos da área da saúde, para desenvolver nos alunos o aprendizado autodirigido, a habilidade de solucionar problemas, o pensamento crítico e o estudo colaborativo, além da visão integrada das ciências básicas. Esta estratégia envolve dois momentos em sala de aula para cada problema: análise e resolução, englobando 12 passos. |
id |
ABEM-1_7c288a41cb2767b72a1f0e6f7dd03bfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022015000400607 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de ExperiênciaEnsinoEducação SuperiorAprendizagemEducação MédicaAprendizagem Baseada em ProblemasRESUMO Nos últimos anos, o olhar sobre a formação dos profissionais de saúde tem se intensificado, particularmente sobre aquela que possa impactar a resolução dos problemas de saúde da população. Um dos aspectos para o alcance desta demanda refere-se a uma formação que incorpore metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem de estudantes da saúde. Neste entendimento, tomando como referência metodologias de aprendizagem baseada em problemas, as quais utilizam certos passos para a resolução de problemas, e diante dos desafios de trabalhar com grandes grupos, desenvolveu-se a estratégia educacional denominada Ciclo de Discussão de Problemas (CDP). Este artigo tem por objetivo descrever o CDP como uma estratégia educacional utilizada em grandes grupos no ensino da graduação em saúde. Esta estratégia ancora-se nos princípios de metodologia ativa, pois utiliza problemas com temáticas comuns aos cursos da área da saúde, para desenvolver nos alunos o aprendizado autodirigido, a habilidade de solucionar problemas, o pensamento crítico e o estudo colaborativo, além da visão integrada das ciências básicas. Esta estratégia envolve dois momentos em sala de aula para cada problema: análise e resolução, englobando 12 passos.Associação Brasileira de Educação Médica2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400607Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.4 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n4e02312013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Sonia Leite daSilva,Silvia Fernandes Ribeiro daSantana,Gilmara Silva de MeloNuto,Sharmênia de Araújo SoaresMachado,Maria de Fátima Antero SousaDiniz,Rita de Cassia MouraSá,Henrique Luis do Carmopor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000400607Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-03-04T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência |
title |
Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência |
spellingShingle |
Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência Silva,Sonia Leite da Ensino Educação Superior Aprendizagem Educação Médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_short |
Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência |
title_full |
Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência |
title_fullStr |
Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência |
title_full_unstemmed |
Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência |
title_sort |
Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência |
author |
Silva,Sonia Leite da |
author_facet |
Silva,Sonia Leite da Silva,Silvia Fernandes Ribeiro da Santana,Gilmara Silva de Melo Nuto,Sharmênia de Araújo Soares Machado,Maria de Fátima Antero Sousa Diniz,Rita de Cassia Moura Sá,Henrique Luis do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Silvia Fernandes Ribeiro da Santana,Gilmara Silva de Melo Nuto,Sharmênia de Araújo Soares Machado,Maria de Fátima Antero Sousa Diniz,Rita de Cassia Moura Sá,Henrique Luis do Carmo |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Sonia Leite da Silva,Silvia Fernandes Ribeiro da Santana,Gilmara Silva de Melo Nuto,Sharmênia de Araújo Soares Machado,Maria de Fátima Antero Sousa Diniz,Rita de Cassia Moura Sá,Henrique Luis do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação Superior Aprendizagem Educação Médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
topic |
Ensino Educação Superior Aprendizagem Educação Médica Aprendizagem Baseada em Problemas |
description |
RESUMO Nos últimos anos, o olhar sobre a formação dos profissionais de saúde tem se intensificado, particularmente sobre aquela que possa impactar a resolução dos problemas de saúde da população. Um dos aspectos para o alcance desta demanda refere-se a uma formação que incorpore metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem de estudantes da saúde. Neste entendimento, tomando como referência metodologias de aprendizagem baseada em problemas, as quais utilizam certos passos para a resolução de problemas, e diante dos desafios de trabalhar com grandes grupos, desenvolveu-se a estratégia educacional denominada Ciclo de Discussão de Problemas (CDP). Este artigo tem por objetivo descrever o CDP como uma estratégia educacional utilizada em grandes grupos no ensino da graduação em saúde. Esta estratégia ancora-se nos princípios de metodologia ativa, pois utiliza problemas com temáticas comuns aos cursos da área da saúde, para desenvolver nos alunos o aprendizado autodirigido, a habilidade de solucionar problemas, o pensamento crítico e o estudo colaborativo, além da visão integrada das ciências básicas. Esta estratégia envolve dois momentos em sala de aula para cada problema: análise e resolução, englobando 12 passos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400607 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v39n4e02312013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.4 2015 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303006098063360 |