TREINAMENTOS EM EPIDEMIOLOGIA REALIZADOS EM INSTITUIÇÕES CONVENIADAS COM O CENTRO NACIONAL DE EPIDEMIOLOGIA (CENEPI): CONGRUÊNCIAS E DISCREPÂNCIAS COM INDICADORES
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021995000100016 |
Resumo: | Resumo: A avaliação de intervenções na {1rea de saúde pública brasileira é uma prática que vem se consolidando nesses últimos anos. Diferentes modelos de avaliação têm sido utilizados para este fim. O presente estudo destina-se a verificar o grau de atingimento de parâmetros ou referenciais de treinamento cm Epidemiologia estabelecidos pelo Centro Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde (CENEPI) por dez instituições de ensino superior conveniadas por aquele Centro. Para esse propósito, foi escolhido o modelo de Stake, o qual focaliza-se em congruências e discrepâncias verificadas na prática das dez instituições conveniadas, bem assim na prática dos serviços de saúde envolvidos, em relação aos parâmetros acima referidos. Os referenciais de treinamento em Epidemiologia são oito: (a) planejamento conjunto do treinamento, (b)diagnóstico de recursos humanos em Epidemiologia, (c) avaliação continuada dos convênios, (d)sclcção dos candidatos, (e) liberação dos candidatos/modularização dos cursos, (f) instalação de núcleos de Epidemiologia, (g)assessoramento de equipes após treinamento e (h)disseminação de bibliografia de treinamento. Questionários respondidos pelo CENEPT, instituições de ensino superior e senriços de saúde mostraram que predomina a congruência entre os três grupos de órgãos com relação aos oito parâmetros ou referenciais do CENEPJ. Entretanto, ressaltam proporções elevadas de discrepâncias, bem assim de concordâncias quanto ao não atingimento dos referenciais tanto pelas instituições de ensino superior como por serviços de saúde. |
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TREINAMENTOS EM EPIDEMIOLOGIA REALIZADOS EM INSTITUIÇÕES CONVENIADAS COM O CENTRO NACIONAL DE EPIDEMIOLOGIA (CENEPI): CONGRUÊNCIAS E DISCREPÂNCIAS COM INDICADORESAvaliação de inten1enções em saúde públicaAvaliação de treinamento em EpidemiologiaTreinamento cm EpidemiologiaParâmetros para treinamentos em EpidemiologiaResumo: A avaliação de intervenções na {1rea de saúde pública brasileira é uma prática que vem se consolidando nesses últimos anos. Diferentes modelos de avaliação têm sido utilizados para este fim. O presente estudo destina-se a verificar o grau de atingimento de parâmetros ou referenciais de treinamento cm Epidemiologia estabelecidos pelo Centro Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde (CENEPI) por dez instituições de ensino superior conveniadas por aquele Centro. Para esse propósito, foi escolhido o modelo de Stake, o qual focaliza-se em congruências e discrepâncias verificadas na prática das dez instituições conveniadas, bem assim na prática dos serviços de saúde envolvidos, em relação aos parâmetros acima referidos. Os referenciais de treinamento em Epidemiologia são oito: (a) planejamento conjunto do treinamento, (b)diagnóstico de recursos humanos em Epidemiologia, (c) avaliação continuada dos convênios, (d)sclcção dos candidatos, (e) liberação dos candidatos/modularização dos cursos, (f) instalação de núcleos de Epidemiologia, (g)assessoramento de equipes após treinamento e (h)disseminação de bibliografia de treinamento. Questionários respondidos pelo CENEPT, instituições de ensino superior e senriços de saúde mostraram que predomina a congruência entre os três grupos de órgãos com relação aos oito parâmetros ou referenciais do CENEPJ. Entretanto, ressaltam proporções elevadas de discrepâncias, bem assim de concordâncias quanto ao não atingimento dos referenciais tanto pelas instituições de ensino superior como por serviços de saúde.Associação Brasileira de Educação Médica1995-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021995000100016Revista Brasileira de Educação Médica v.19 n.1-3 1995reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v19.1-3-004info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Jr,José Florênciopor2020-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021995000100016Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-07-21T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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Resumo: A avaliação de intervenções na {1rea de saúde pública brasileira é uma prática que vem se consolidando nesses últimos anos. Diferentes modelos de avaliação têm sido utilizados para este fim. O presente estudo destina-se a verificar o grau de atingimento de parâmetros ou referenciais de treinamento cm Epidemiologia estabelecidos pelo Centro Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde (CENEPI) por dez instituições de ensino superior conveniadas por aquele Centro. Para esse propósito, foi escolhido o modelo de Stake, o qual focaliza-se em congruências e discrepâncias verificadas na prática das dez instituições conveniadas, bem assim na prática dos serviços de saúde envolvidos, em relação aos parâmetros acima referidos. Os referenciais de treinamento em Epidemiologia são oito: (a) planejamento conjunto do treinamento, (b)diagnóstico de recursos humanos em Epidemiologia, (c) avaliação continuada dos convênios, (d)sclcção dos candidatos, (e) liberação dos candidatos/modularização dos cursos, (f) instalação de núcleos de Epidemiologia, (g)assessoramento de equipes após treinamento e (h)disseminação de bibliografia de treinamento. Questionários respondidos pelo CENEPT, instituições de ensino superior e senriços de saúde mostraram que predomina a congruência entre os três grupos de órgãos com relação aos oito parâmetros ou referenciais do CENEPJ. Entretanto, ressaltam proporções elevadas de discrepâncias, bem assim de concordâncias quanto ao não atingimento dos referenciais tanto pelas instituições de ensino superior como por serviços de saúde. |
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