Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Diego Salvador Muniz da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sé,Elisandra Villela Gasparetto, Lima,Valéria Vernaschi, Borim,Flávia Silva Arbex, Oliveira,Marilda Siriani de, Padilha,Roberto de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200801
Resumo: Resumo: Introdução: A educação médica no Brasil atravessa um momento de grande transformação que requer adaptações e novos modelos de ensino. Diante da velocidade com que novas informações na área da saúde são produzidas, a incorporação das tecnologias digitais na prática educacional torna-se imprescindível, possibilitando a interação virtual e o acesso às bases de dados remotas. A associação entre as tecnologias digitais e as metodologias ativas, que promovem a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, implica novos desafios no contexto da educação em tempos de pandemia. Este ensaio analisa o uso de tecnologias digitais na educação médica e de saúde, destacando sua associação com as principais formas de metodologias ativas e os desafios da educação por acesso remoto, no contexto da pandemia da Covid-19. Desenvolvimento: Devido às medidas de distanciamento físico e de interrupção de atividades educacionais presenciais, as instituições de ensino vivenciaram mudanças drásticas com a necessidade de rápida adaptação na tentativa de atenuar os impactos da pandemia no ensino. O uso de ferramentas digitais como plataformas virtuais e o acesso remoto (síncronos e assíncronos) foram algumas das estratégias amplamente utilizadas. O levantamento de potenciais desafios na associação entre metodologias ativas e ensino remoto foi tratado de modo a problematizar o processo educacional em tempos de pandemia. Conclusão: A pandemia da Covid-19 evidenciou a necessidade de inovação nos métodos de ensino-aprendizagem e acelerou a utilização das tecnologias digitais e a adaptação a elas. A associação dessas tecnologias com metodologias ativas tornou-se um novo desafio para docentes e estudantes, e requer estudos adicionais sobre eficácia e implicações do ensino remoto na formação de futuros profissionais da saúde.
id ABEM-1_9438c234f6373b657096094304388aa0
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022022000200801
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemiaAprendizagem Baseada em ProblemasEducação SuperiorTecnologia EducacionalPandemiaEducação HíbridaResumo: Introdução: A educação médica no Brasil atravessa um momento de grande transformação que requer adaptações e novos modelos de ensino. Diante da velocidade com que novas informações na área da saúde são produzidas, a incorporação das tecnologias digitais na prática educacional torna-se imprescindível, possibilitando a interação virtual e o acesso às bases de dados remotas. A associação entre as tecnologias digitais e as metodologias ativas, que promovem a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, implica novos desafios no contexto da educação em tempos de pandemia. Este ensaio analisa o uso de tecnologias digitais na educação médica e de saúde, destacando sua associação com as principais formas de metodologias ativas e os desafios da educação por acesso remoto, no contexto da pandemia da Covid-19. Desenvolvimento: Devido às medidas de distanciamento físico e de interrupção de atividades educacionais presenciais, as instituições de ensino vivenciaram mudanças drásticas com a necessidade de rápida adaptação na tentativa de atenuar os impactos da pandemia no ensino. O uso de ferramentas digitais como plataformas virtuais e o acesso remoto (síncronos e assíncronos) foram algumas das estratégias amplamente utilizadas. O levantamento de potenciais desafios na associação entre metodologias ativas e ensino remoto foi tratado de modo a problematizar o processo educacional em tempos de pandemia. Conclusão: A pandemia da Covid-19 evidenciou a necessidade de inovação nos métodos de ensino-aprendizagem e acelerou a utilização das tecnologias digitais e a adaptação a elas. A associação dessas tecnologias com metodologias ativas tornou-se um novo desafio para docentes e estudantes, e requer estudos adicionais sobre eficácia e implicações do ensino remoto na formação de futuros profissionais da saúde.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200801Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.2 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.2-20210018info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Diego Salvador Muniz daSé,Elisandra Villela GasparettoLima,Valéria VernaschiBorim,Flávia Silva ArbexOliveira,Marilda Siriani dePadilha,Roberto de Queirozpor2022-03-09T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000200801Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-03-09T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia
title Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia
spellingShingle Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia
Silva,Diego Salvador Muniz da
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Superior
Tecnologia Educacional
Pandemia
Educação Híbrida
title_short Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia
title_full Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia
title_fullStr Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia
title_sort Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia
author Silva,Diego Salvador Muniz da
author_facet Silva,Diego Salvador Muniz da
Sé,Elisandra Villela Gasparetto
Lima,Valéria Vernaschi
Borim,Flávia Silva Arbex
Oliveira,Marilda Siriani de
Padilha,Roberto de Queiroz
author_role author
author2 Sé,Elisandra Villela Gasparetto
Lima,Valéria Vernaschi
Borim,Flávia Silva Arbex
Oliveira,Marilda Siriani de
Padilha,Roberto de Queiroz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Diego Salvador Muniz da
Sé,Elisandra Villela Gasparetto
Lima,Valéria Vernaschi
Borim,Flávia Silva Arbex
Oliveira,Marilda Siriani de
Padilha,Roberto de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Superior
Tecnologia Educacional
Pandemia
Educação Híbrida
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Superior
Tecnologia Educacional
Pandemia
Educação Híbrida
description Resumo: Introdução: A educação médica no Brasil atravessa um momento de grande transformação que requer adaptações e novos modelos de ensino. Diante da velocidade com que novas informações na área da saúde são produzidas, a incorporação das tecnologias digitais na prática educacional torna-se imprescindível, possibilitando a interação virtual e o acesso às bases de dados remotas. A associação entre as tecnologias digitais e as metodologias ativas, que promovem a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, implica novos desafios no contexto da educação em tempos de pandemia. Este ensaio analisa o uso de tecnologias digitais na educação médica e de saúde, destacando sua associação com as principais formas de metodologias ativas e os desafios da educação por acesso remoto, no contexto da pandemia da Covid-19. Desenvolvimento: Devido às medidas de distanciamento físico e de interrupção de atividades educacionais presenciais, as instituições de ensino vivenciaram mudanças drásticas com a necessidade de rápida adaptação na tentativa de atenuar os impactos da pandemia no ensino. O uso de ferramentas digitais como plataformas virtuais e o acesso remoto (síncronos e assíncronos) foram algumas das estratégias amplamente utilizadas. O levantamento de potenciais desafios na associação entre metodologias ativas e ensino remoto foi tratado de modo a problematizar o processo educacional em tempos de pandemia. Conclusão: A pandemia da Covid-19 evidenciou a necessidade de inovação nos métodos de ensino-aprendizagem e acelerou a utilização das tecnologias digitais e a adaptação a elas. A associação dessas tecnologias com metodologias ativas tornou-se um novo desafio para docentes e estudantes, e requer estudos adicionais sobre eficácia e implicações do ensino remoto na formação de futuros profissionais da saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200801
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v46.2-20210018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.2 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009369620480