Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100093 |
Resumo: | RESUMO Considerando a fundamental importância do debate sobre a humanização na área da saúde, apresentamos resultados de uma experiência didática de formação humanística com base na experiência estética causada pela literatura do romance “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister”, de Goethe, com base numa atividade acadêmica oferecida a estudantes e profissionais da área da saúde. Investigamos o potencial desta experiência como meio de fomentar a formação humanística e a humanização. Na coleta dos dados utilizamos metodologias qualitativas, partindo da observação participante e da história oral de vida. Os dados foram analisados com base na Fenomenologia Hermenêutica. Inspirados na filosofia estética de Friedrich Schiller e Immanuel Kant, verificamos que a leitura do romance, com apoio da metodologia utilizada na atividade, proporcionou o que entendemos ser uma educação humanizadora, por meio da “ampliação da experiência da arte” e do “despertar lúdico”. |
id |
ABEM-1_96edfe381156cbfc707826c808b63375 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022016000100093 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em SaúdeHumanização da AssistênciaCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeEstéticaEducação MédicaRESUMO Considerando a fundamental importância do debate sobre a humanização na área da saúde, apresentamos resultados de uma experiência didática de formação humanística com base na experiência estética causada pela literatura do romance “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister”, de Goethe, com base numa atividade acadêmica oferecida a estudantes e profissionais da área da saúde. Investigamos o potencial desta experiência como meio de fomentar a formação humanística e a humanização. Na coleta dos dados utilizamos metodologias qualitativas, partindo da observação participante e da história oral de vida. Os dados foram analisados com base na Fenomenologia Hermenêutica. Inspirados na filosofia estética de Friedrich Schiller e Immanuel Kant, verificamos que a leitura do romance, com apoio da metodologia utilizada na atividade, proporcionou o que entendemos ser uma educação humanizadora, por meio da “ampliação da experiência da arte” e do “despertar lúdico”.Associação Brasileira de Educação Médica2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100093Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n1e01542015info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Marlon Ribeiro daGallian,Dante Marcello ClaramonteSchor,Paulopor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000100093Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-05-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde |
title |
Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde |
spellingShingle |
Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde Silva,Marlon Ribeiro da Humanização da Assistência Capacitação de Recursos Humanos em Saúde Estética Educação Médica |
title_short |
Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde |
title_full |
Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde |
title_fullStr |
Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde |
title_full_unstemmed |
Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde |
title_sort |
Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde |
author |
Silva,Marlon Ribeiro da |
author_facet |
Silva,Marlon Ribeiro da Gallian,Dante Marcello Claramonte Schor,Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Gallian,Dante Marcello Claramonte Schor,Paulo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Marlon Ribeiro da Gallian,Dante Marcello Claramonte Schor,Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanização da Assistência Capacitação de Recursos Humanos em Saúde Estética Educação Médica |
topic |
Humanização da Assistência Capacitação de Recursos Humanos em Saúde Estética Educação Médica |
description |
RESUMO Considerando a fundamental importância do debate sobre a humanização na área da saúde, apresentamos resultados de uma experiência didática de formação humanística com base na experiência estética causada pela literatura do romance “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister”, de Goethe, com base numa atividade acadêmica oferecida a estudantes e profissionais da área da saúde. Investigamos o potencial desta experiência como meio de fomentar a formação humanística e a humanização. Na coleta dos dados utilizamos metodologias qualitativas, partindo da observação participante e da história oral de vida. Os dados foram analisados com base na Fenomenologia Hermenêutica. Inspirados na filosofia estética de Friedrich Schiller e Immanuel Kant, verificamos que a leitura do romance, com apoio da metodologia utilizada na atividade, proporcionou o que entendemos ser uma educação humanizadora, por meio da “ampliação da experiência da arte” e do “despertar lúdico”. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100093 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v40n1e01542015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303006116937728 |