Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretto,Renato Alves
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200038
Resumo: Resumo: A partir de reflexões sobre “que aluno temos?”, “que profissional desejamos formar?”, “que escola queremos?”, “quem é o docente neste modelo pedagógico?”, “como capacitar este docente?”, “como transformar a escola médica?”, temos buscado instrumentos para superar o ensino verbalístico e repetitivo, desejando enfatizar o aprender, entendido como busca ativa de informações, aquisição de habilidades e atitudes, adaptação às transformações e, sobretudo, a humanização do profissional médico. Como estratégias, temos utilizado cursos, oficinas pedagógicas, transformação da grade curricular, projeto de profissionalização docente, num modelo de discussão ampla e permanente, em que tudo se constrói de modo crítico e coletivo. O modelo pedagógico é dinâmico, por isso sua construção se dá diariamente, na reflexão prática-teoria-prática.
id ABEM-1_e0e1005c9878496305e1cf7ac1bd6d57
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021999000200038
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino MédicoEducação Médica - tendênciasResumo: A partir de reflexões sobre “que aluno temos?”, “que profissional desejamos formar?”, “que escola queremos?”, “quem é o docente neste modelo pedagógico?”, “como capacitar este docente?”, “como transformar a escola médica?”, temos buscado instrumentos para superar o ensino verbalístico e repetitivo, desejando enfatizar o aprender, entendido como busca ativa de informações, aquisição de habilidades e atitudes, adaptação às transformações e, sobretudo, a humanização do profissional médico. Como estratégias, temos utilizado cursos, oficinas pedagógicas, transformação da grade curricular, projeto de profissionalização docente, num modelo de discussão ampla e permanente, em que tudo se constrói de modo crítico e coletivo. O modelo pedagógico é dinâmico, por isso sua construção se dá diariamente, na reflexão prática-teoria-prática.Associação Brasileira de Educação Médica1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200038Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.2-3-006info:eu-repo/semantics/openAccessMoretto,Renato Alvespor2020-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000200038Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico
title Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico
spellingShingle Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico
Moretto,Renato Alves
Educação Médica - tendências
title_short Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico
title_full Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico
title_fullStr Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico
title_full_unstemmed Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico
title_sort Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico
author Moretto,Renato Alves
author_facet Moretto,Renato Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretto,Renato Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica - tendências
topic Educação Médica - tendências
description Resumo: A partir de reflexões sobre “que aluno temos?”, “que profissional desejamos formar?”, “que escola queremos?”, “quem é o docente neste modelo pedagógico?”, “como capacitar este docente?”, “como transformar a escola médica?”, temos buscado instrumentos para superar o ensino verbalístico e repetitivo, desejando enfatizar o aprender, entendido como busca ativa de informações, aquisição de habilidades e atitudes, adaptação às transformações e, sobretudo, a humanização do profissional médico. Como estratégias, temos utilizado cursos, oficinas pedagógicas, transformação da grade curricular, projeto de profissionalização docente, num modelo de discussão ampla e permanente, em que tudo se constrói de modo crítico e coletivo. O modelo pedagógico é dinâmico, por isso sua construção se dá diariamente, na reflexão prática-teoria-prática.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200038
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v23.2-3-006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002824409088