Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200038 |
Resumo: | Resumo: A partir de reflexões sobre “que aluno temos?”, “que profissional desejamos formar?”, “que escola queremos?”, “quem é o docente neste modelo pedagógico?”, “como capacitar este docente?”, “como transformar a escola médica?”, temos buscado instrumentos para superar o ensino verbalístico e repetitivo, desejando enfatizar o aprender, entendido como busca ativa de informações, aquisição de habilidades e atitudes, adaptação às transformações e, sobretudo, a humanização do profissional médico. Como estratégias, temos utilizado cursos, oficinas pedagógicas, transformação da grade curricular, projeto de profissionalização docente, num modelo de discussão ampla e permanente, em que tudo se constrói de modo crítico e coletivo. O modelo pedagógico é dinâmico, por isso sua construção se dá diariamente, na reflexão prática-teoria-prática. |
id |
ABEM-1_e0e1005c9878496305e1cf7ac1bd6d57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021999000200038 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino MédicoEducação Médica - tendênciasResumo: A partir de reflexões sobre “que aluno temos?”, “que profissional desejamos formar?”, “que escola queremos?”, “quem é o docente neste modelo pedagógico?”, “como capacitar este docente?”, “como transformar a escola médica?”, temos buscado instrumentos para superar o ensino verbalístico e repetitivo, desejando enfatizar o aprender, entendido como busca ativa de informações, aquisição de habilidades e atitudes, adaptação às transformações e, sobretudo, a humanização do profissional médico. Como estratégias, temos utilizado cursos, oficinas pedagógicas, transformação da grade curricular, projeto de profissionalização docente, num modelo de discussão ampla e permanente, em que tudo se constrói de modo crítico e coletivo. O modelo pedagógico é dinâmico, por isso sua construção se dá diariamente, na reflexão prática-teoria-prática.Associação Brasileira de Educação Médica1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200038Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.2-3-006info:eu-repo/semantics/openAccessMoretto,Renato Alvespor2020-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000200038Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico |
title |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico |
spellingShingle |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico Moretto,Renato Alves Educação Médica - tendências |
title_short |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico |
title_full |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico |
title_fullStr |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico |
title_full_unstemmed |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico |
title_sort |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico |
author |
Moretto,Renato Alves |
author_facet |
Moretto,Renato Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretto,Renato Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica - tendências |
topic |
Educação Médica - tendências |
description |
Resumo: A partir de reflexões sobre “que aluno temos?”, “que profissional desejamos formar?”, “que escola queremos?”, “quem é o docente neste modelo pedagógico?”, “como capacitar este docente?”, “como transformar a escola médica?”, temos buscado instrumentos para superar o ensino verbalístico e repetitivo, desejando enfatizar o aprender, entendido como busca ativa de informações, aquisição de habilidades e atitudes, adaptação às transformações e, sobretudo, a humanização do profissional médico. Como estratégias, temos utilizado cursos, oficinas pedagógicas, transformação da grade curricular, projeto de profissionalização docente, num modelo de discussão ampla e permanente, em que tudo se constrói de modo crítico e coletivo. O modelo pedagógico é dinâmico, por isso sua construção se dá diariamente, na reflexão prática-teoria-prática. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200038 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v23.2-3-006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002824409088 |