Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000100085 |
Resumo: | RESUMO: A atenção à diversidade para tornar a educação inclusiva eficaz é o marco teórico conceitual no qual se apresenta este trabalho sobre um aluno com Síndrome de Asperger (SA), que se chama Juan. O objetivo deste artigo é identificar, descrever, analisar, interpretar, compreender e tornar visível uma boa prática de inclusão educacional com uma criança com Síndrome de Asperger baseada na aprendizagem cooperativa. Assim, por meio de uma metodologia qualitativa com um estudo de caso único, analisa-se uma experiência de inclusão educacional relatada pelas próprias crianças, e isso representa uma experiência de aprendizagem cooperativa. Atender às necessidades específicas de apoio educacional (NEAE) de Juan para facilitar sua inclusão é a espinha dorsal deste trabalho. |
id |
ABPEE-1_53eb8f2fe45b8d0a4998e0a69b7a3606 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382019000100085 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem CooperativaEducação EspecialAspergerAprendizagem colaborativaPráticas inclusivasRESUMO: A atenção à diversidade para tornar a educação inclusiva eficaz é o marco teórico conceitual no qual se apresenta este trabalho sobre um aluno com Síndrome de Asperger (SA), que se chama Juan. O objetivo deste artigo é identificar, descrever, analisar, interpretar, compreender e tornar visível uma boa prática de inclusão educacional com uma criança com Síndrome de Asperger baseada na aprendizagem cooperativa. Assim, por meio de uma metodologia qualitativa com um estudo de caso único, analisa-se uma experiência de inclusão educacional relatada pelas próprias crianças, e isso representa uma experiência de aprendizagem cooperativa. Atender às necessidades específicas de apoio educacional (NEAE) de Juan para facilitar sua inclusão é a espinha dorsal deste trabalho.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000100085Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.1 2019reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382519000100006info:eu-repo/semantics/openAccessALONSO,Felipe TrilloGAÑETE,Ana ParadaBERNÁRDEZ-GÓMEZ,Abrahampor2019-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382019000100085Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2019-03-18T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa |
title |
Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa |
spellingShingle |
Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa ALONSO,Felipe Trillo Educação Especial Asperger Aprendizagem colaborativa Práticas inclusivas |
title_short |
Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa |
title_full |
Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa |
title_fullStr |
Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa |
title_full_unstemmed |
Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa |
title_sort |
Juan, uma Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso de uma Boa Prática de Inclusão Educacional por meio da Aprendizagem Cooperativa |
author |
ALONSO,Felipe Trillo |
author_facet |
ALONSO,Felipe Trillo GAÑETE,Ana Parada BERNÁRDEZ-GÓMEZ,Abraham |
author_role |
author |
author2 |
GAÑETE,Ana Parada BERNÁRDEZ-GÓMEZ,Abraham |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALONSO,Felipe Trillo GAÑETE,Ana Parada BERNÁRDEZ-GÓMEZ,Abraham |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Asperger Aprendizagem colaborativa Práticas inclusivas |
topic |
Educação Especial Asperger Aprendizagem colaborativa Práticas inclusivas |
description |
RESUMO: A atenção à diversidade para tornar a educação inclusiva eficaz é o marco teórico conceitual no qual se apresenta este trabalho sobre um aluno com Síndrome de Asperger (SA), que se chama Juan. O objetivo deste artigo é identificar, descrever, analisar, interpretar, compreender e tornar visível uma boa prática de inclusão educacional com uma criança com Síndrome de Asperger baseada na aprendizagem cooperativa. Assim, por meio de uma metodologia qualitativa com um estudo de caso único, analisa-se uma experiência de inclusão educacional relatada pelas próprias crianças, e isso representa uma experiência de aprendizagem cooperativa. Atender às necessidades específicas de apoio educacional (NEAE) de Juan para facilitar sua inclusão é a espinha dorsal deste trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000100085 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000100085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-65382519000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.1 2019 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212574406115328 |