Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muri, Milca Barreto de Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147828
Resumo: A presente pesquisa se encontra na área da Educação Especial e Inclusão. Focalizada nas práticas pedagógicas realizadas para a inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger. Realizadas no segundo semestre do ano de dois mil e quinze, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental, do município de Porto Alegre. Destacando a importância do Atendimento Educacional Especializado nas escolas, assim como o trabalho em conjunto com toda a gestão escolar e com a família. Tais propostas surgiram a partir de observações de práticas excludentes em sala de aula durante o período do estágio de docência obrigatório do curso de pedagogia. Propostas estas, que formaram um projeto baseado na visão de mundo do aluno com Síndrome de Asperger, juntamente com as necessidades da turma e que visavam a inclusão do aluno com Asperger no grande grupo, assim como o entrosamento da turma no projeto realizado. A linha de pesquisa se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Obtidas através da análise documental de um diário de campo reflexivo e produções dos alunos. Documento de muita importância na obtenção de dados para a realização desta pesquisa. Como resultado destaco o entrosamento do grupo com o colega que até então, era exclúido das práticas socializadoras em sala de aula e fora dela. Tais propostas fizeram com que, aos poucos a turma começasse a entender que todos eram importantes no grupo. Surgindo assim, produções muito interessantes sobre o tema proposto, e que só se realizaram com o engajamento total da turma.
id UFRGS-2_7aee9647162b0455554c835849f231df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147828
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Muri, Milca Barreto de LimaPasserino, Liliana Maria2016-08-31T02:18:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/147828000999547A presente pesquisa se encontra na área da Educação Especial e Inclusão. Focalizada nas práticas pedagógicas realizadas para a inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger. Realizadas no segundo semestre do ano de dois mil e quinze, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental, do município de Porto Alegre. Destacando a importância do Atendimento Educacional Especializado nas escolas, assim como o trabalho em conjunto com toda a gestão escolar e com a família. Tais propostas surgiram a partir de observações de práticas excludentes em sala de aula durante o período do estágio de docência obrigatório do curso de pedagogia. Propostas estas, que formaram um projeto baseado na visão de mundo do aluno com Síndrome de Asperger, juntamente com as necessidades da turma e que visavam a inclusão do aluno com Asperger no grande grupo, assim como o entrosamento da turma no projeto realizado. A linha de pesquisa se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Obtidas através da análise documental de um diário de campo reflexivo e produções dos alunos. Documento de muita importância na obtenção de dados para a realização desta pesquisa. Como resultado destaco o entrosamento do grupo com o colega que até então, era exclúido das práticas socializadoras em sala de aula e fora dela. Tais propostas fizeram com que, aos poucos a turma começasse a entender que todos eram importantes no grupo. Surgindo assim, produções muito interessantes sobre o tema proposto, e que só se realizaram com o engajamento total da turma.application/pdfporSíndrome de AspergerEducação inclusivaEducação especialAlunoProfessorSíndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999547.pdf000999547.pdfTexto completoapplication/pdf1243267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/1/000999547.pdf7caa67d6b73d127bdc8bf028fede9b56MD51TEXT000999547.pdf.txt000999547.pdf.txtExtracted Texttext/plain71263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/2/000999547.pdf.txtb67e919b8f8c0f4730e98baedc509389MD52THUMBNAIL000999547.pdf.jpg000999547.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/3/000999547.pdf.jpg3914698bf99b0c6166f9073824b6c8d0MD5310183/1478282018-10-29 08:45:22.987oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147828Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas
title Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas
spellingShingle Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas
Muri, Milca Barreto de Lima
Síndrome de Asperger
Educação inclusiva
Educação especial
Aluno
Professor
title_short Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas
title_full Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas
title_fullStr Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas
title_full_unstemmed Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas
title_sort Síndrome de Asperger e a interação social : análise de propostas inclusivas
author Muri, Milca Barreto de Lima
author_facet Muri, Milca Barreto de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muri, Milca Barreto de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Asperger
Educação inclusiva
Educação especial
Aluno
Professor
topic Síndrome de Asperger
Educação inclusiva
Educação especial
Aluno
Professor
description A presente pesquisa se encontra na área da Educação Especial e Inclusão. Focalizada nas práticas pedagógicas realizadas para a inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger. Realizadas no segundo semestre do ano de dois mil e quinze, em uma turma de segundo ano do ensino fundamental, do município de Porto Alegre. Destacando a importância do Atendimento Educacional Especializado nas escolas, assim como o trabalho em conjunto com toda a gestão escolar e com a família. Tais propostas surgiram a partir de observações de práticas excludentes em sala de aula durante o período do estágio de docência obrigatório do curso de pedagogia. Propostas estas, que formaram um projeto baseado na visão de mundo do aluno com Síndrome de Asperger, juntamente com as necessidades da turma e que visavam a inclusão do aluno com Asperger no grande grupo, assim como o entrosamento da turma no projeto realizado. A linha de pesquisa se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Obtidas através da análise documental de um diário de campo reflexivo e produções dos alunos. Documento de muita importância na obtenção de dados para a realização desta pesquisa. Como resultado destaco o entrosamento do grupo com o colega que até então, era exclúido das práticas socializadoras em sala de aula e fora dela. Tais propostas fizeram com que, aos poucos a turma começasse a entender que todos eram importantes no grupo. Surgindo assim, produções muito interessantes sobre o tema proposto, e que só se realizaram com o engajamento total da turma.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T02:18:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147828
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999547
url http://hdl.handle.net/10183/147828
identifier_str_mv 000999547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/1/000999547.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/2/000999547.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147828/3/000999547.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7caa67d6b73d127bdc8bf028fede9b56
b67e919b8f8c0f4730e98baedc509389
3914698bf99b0c6166f9073824b6c8d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224516229136384