Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300389 |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste estudo de caso único é descrever e avaliar a aplicação de um modelo de Intervenção Comportamental Intensiva, realizado por meio da capacitação dos cuidadores, com uma criança com autismo gravemente comprometida e não falante. A intervenção ocorreu por 40 horas semanais em ambiente domiciliar e escolar, ao longo de cinco anos consecutivos. Instrumentos padronizados foram utilizados para medir o desenvolvimento da criança. Os resultados gerais indicaram ganhos no desenvolvimento da criança e a viabilidade da capacitação dos cuidadores para esse tipo de intervenção. |
id |
ABPEE-1_574634f0c8adfbcc7a139b92052f692c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382019000300389 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com AutismoAutismoEducação EspecialCuidadoresAnálise do Comportamento AplicadaIntervenção intensivaRESUMO O objetivo deste estudo de caso único é descrever e avaliar a aplicação de um modelo de Intervenção Comportamental Intensiva, realizado por meio da capacitação dos cuidadores, com uma criança com autismo gravemente comprometida e não falante. A intervenção ocorreu por 40 horas semanais em ambiente domiciliar e escolar, ao longo de cinco anos consecutivos. Instrumentos padronizados foram utilizados para medir o desenvolvimento da criança. Os resultados gerais indicaram ganhos no desenvolvimento da criança e a viabilidade da capacitação dos cuidadores para esse tipo de intervenção.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300389Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.3 2019reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382519000300003info:eu-repo/semantics/openAccessANDALÉCIO,Antônio César Gontijo Silva Assunção MontezumaGOMES,Camila Graciella SantosSILVEIRA,Analice DutraOLIVEIRA,Ianaiara MarpratesCASTRO,Robson Cardinalipor2019-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382019000300389Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2019-09-10T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo |
title |
Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo |
spellingShingle |
Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo ANDALÉCIO,Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma Autismo Educação Especial Cuidadores Análise do Comportamento Aplicada Intervenção intensiva |
title_short |
Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo |
title_full |
Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo |
title_fullStr |
Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo |
title_full_unstemmed |
Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo |
title_sort |
Efeitos de 5 Anos de Intervenção Comportamental Intensiva no Desenvolvimento de uma Criança com Autismo |
author |
ANDALÉCIO,Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma |
author_facet |
ANDALÉCIO,Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma GOMES,Camila Graciella Santos SILVEIRA,Analice Dutra OLIVEIRA,Ianaiara Marprates CASTRO,Robson Cardinali |
author_role |
author |
author2 |
GOMES,Camila Graciella Santos SILVEIRA,Analice Dutra OLIVEIRA,Ianaiara Marprates CASTRO,Robson Cardinali |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDALÉCIO,Antônio César Gontijo Silva Assunção Montezuma GOMES,Camila Graciella Santos SILVEIRA,Analice Dutra OLIVEIRA,Ianaiara Marprates CASTRO,Robson Cardinali |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Educação Especial Cuidadores Análise do Comportamento Aplicada Intervenção intensiva |
topic |
Autismo Educação Especial Cuidadores Análise do Comportamento Aplicada Intervenção intensiva |
description |
RESUMO O objetivo deste estudo de caso único é descrever e avaliar a aplicação de um modelo de Intervenção Comportamental Intensiva, realizado por meio da capacitação dos cuidadores, com uma criança com autismo gravemente comprometida e não falante. A intervenção ocorreu por 40 horas semanais em ambiente domiciliar e escolar, ao longo de cinco anos consecutivos. Instrumentos padronizados foram utilizados para medir o desenvolvimento da criança. Os resultados gerais indicaram ganhos no desenvolvimento da criança e a viabilidade da capacitação dos cuidadores para esse tipo de intervenção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300389 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000300389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-65382519000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.3 2019 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212574692376576 |