Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Vanessa Aparecida Alves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200431
Resumo: Resumo A psicologia escolar crítica propõe o resgate das dimensões escolar, social e histórica na compreensão do fracasso escolar, numa abordagem interdisciplinar e grupal. Nesta perspectiva, este é um relato de grupos de universitários de cursos de engenharia, em uma instituição federal. Foram realizados grupos de aconselhamento psicológico, orientação vocacional e técnicas de estudo. O grupo de técnicas de estudo foi o único que permaneceu completo até o final dos encontros previstos, quando se pode discutir a complexidade do cotidiano educacional, o sentimento de fracasso escolar e os papeis introjetados de culpabilização.
id ABRAPEE-1_0afb7cd7af6d219556bdf04aab8b7ed4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572018000200431
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensãoPsicologia escolarensino superiorfracasso escolarResumo A psicologia escolar crítica propõe o resgate das dimensões escolar, social e histórica na compreensão do fracasso escolar, numa abordagem interdisciplinar e grupal. Nesta perspectiva, este é um relato de grupos de universitários de cursos de engenharia, em uma instituição federal. Foram realizados grupos de aconselhamento psicológico, orientação vocacional e técnicas de estudo. O grupo de técnicas de estudo foi o único que permaneceu completo até o final dos encontros previstos, quando se pode discutir a complexidade do cotidiano educacional, o sentimento de fracasso escolar e os papeis introjetados de culpabilização.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2018-08-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200431Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.2 2018reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392018028705info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Vanessa Aparecida Alves depor2018-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572018000200431Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2018-09-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensão
title Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensão
spellingShingle Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensão
Lima,Vanessa Aparecida Alves de
Psicologia escolar
ensino superior
fracasso escolar
title_short Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensão
title_full Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensão
title_fullStr Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensão
title_full_unstemmed Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensão
title_sort Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensão
author Lima,Vanessa Aparecida Alves de
author_facet Lima,Vanessa Aparecida Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Vanessa Aparecida Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
ensino superior
fracasso escolar
topic Psicologia escolar
ensino superior
fracasso escolar
description Resumo A psicologia escolar crítica propõe o resgate das dimensões escolar, social e histórica na compreensão do fracasso escolar, numa abordagem interdisciplinar e grupal. Nesta perspectiva, este é um relato de grupos de universitários de cursos de engenharia, em uma instituição federal. Foram realizados grupos de aconselhamento psicológico, orientação vocacional e técnicas de estudo. O grupo de técnicas de estudo foi o único que permaneceu completo até o final dos encontros previstos, quando se pode discutir a complexidade do cotidiano educacional, o sentimento de fracasso escolar e os papeis introjetados de culpabilização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200431
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392018028705
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.22 n.2 2018
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606966497280