Procrastinação para o estudo e autoeficácia académica em alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário: relação com o rendimento escolar e o nivel socioeconómico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Anabela Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2793
Resumo: A procrastinação é um fenómeno complexo que abrange múltiplos fatores, nomeadamente fatores sociais, cognitivos e afetivos. São vários os estudos realizados nesta área, tendo demonstrado que este é um comportamento bastante frequente em diversos contextos, particularmente no contexto escolar podendo trazer consequências negativas para o rendimento escolar. A investigação procurado estudar a relação da procrastinação com outras variáveis, sendo a autoeficácia uma delas; no entanto os resultados dos estudos têm sido contraditórios. A primeira parte deste trabalho consiste na revisão de estudos empíricos enquadrados na problemática em questão. A segunda parte apresenta um estudo empírico com o objetivo de verificar a relação entre a procrastinação no estudo e a autoeficácia académica com o rendimento escolar e nível socioeconómico, assim como analisar do género, ano de escolaridade e habilitações dos pais nessas variáveis. O estudo foi realizado com 295 alunos a frequentar entre o 7º e o 12º anos de escolaridade, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Os dados foram recolhidos através de um Questionário Sociodemográfico, da Escala de Autoeficácia Académica (EAEA) de Neves e Faria (2005) e do Questionário de Procrastinação no Estudo construída e validada por Rosário e Costa (2007). Os resultados demonstraram que os rapazes são em média mais procrastinadores do que as raparigas, sendo também as raparigas detentoras de maiores crenças de autoeficácia, particularmente na disciplina de português. Verificou-se uma relação significativa entre a procrastinação e o rendimento escolar. Também as habilitações dos pais estão significativamente relacionadas num sentido positivo com a procrastinação e a autoeficácia dos filhos. Das variáveis em estudo, a procrastinação no estudo para os testes é o melhor preditor para o rendimento escolar, operacionalizado pela nota no 3º período a matemática e a português.
id RCAP_c352f116cbd100e5bf04ad7fdff357d8
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2793
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Procrastinação para o estudo e autoeficácia académica em alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário: relação com o rendimento escolar e o nivel socioeconómicoRendimento escolarProcrastinaçãoAutoeficáciaNível socioeconómicoA procrastinação é um fenómeno complexo que abrange múltiplos fatores, nomeadamente fatores sociais, cognitivos e afetivos. São vários os estudos realizados nesta área, tendo demonstrado que este é um comportamento bastante frequente em diversos contextos, particularmente no contexto escolar podendo trazer consequências negativas para o rendimento escolar. A investigação procurado estudar a relação da procrastinação com outras variáveis, sendo a autoeficácia uma delas; no entanto os resultados dos estudos têm sido contraditórios. A primeira parte deste trabalho consiste na revisão de estudos empíricos enquadrados na problemática em questão. A segunda parte apresenta um estudo empírico com o objetivo de verificar a relação entre a procrastinação no estudo e a autoeficácia académica com o rendimento escolar e nível socioeconómico, assim como analisar do género, ano de escolaridade e habilitações dos pais nessas variáveis. O estudo foi realizado com 295 alunos a frequentar entre o 7º e o 12º anos de escolaridade, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Os dados foram recolhidos através de um Questionário Sociodemográfico, da Escala de Autoeficácia Académica (EAEA) de Neves e Faria (2005) e do Questionário de Procrastinação no Estudo construída e validada por Rosário e Costa (2007). Os resultados demonstraram que os rapazes são em média mais procrastinadores do que as raparigas, sendo também as raparigas detentoras de maiores crenças de autoeficácia, particularmente na disciplina de português. Verificou-se uma relação significativa entre a procrastinação e o rendimento escolar. Também as habilitações dos pais estão significativamente relacionadas num sentido positivo com a procrastinação e a autoeficácia dos filhos. Das variáveis em estudo, a procrastinação no estudo para os testes é o melhor preditor para o rendimento escolar, operacionalizado pela nota no 3º período a matemática e a português.Procrastination is a complex phenomenon involving multiple factors, including social, cognitive and affective ones. Several studies have been conducted in this area, having demonstrated that procrastination is quite common in many contexts, particularly in the school context, and may bring negative consequences for academic achievement. Research has pursued in the study of the relationship between procrastination and other variables, such as self-efficacy. Nevertheless empirical outcomes have been contradictory. The first part of this manuscript consists in the revision of the empirical studies concerning the problem under research. In the second part it is presented an empirical research with the aim of verifying the relation between procrastination and self-efficacy in academic context and their influence on school performance. It was also aimed to analyze gender and parental qualifications effects on these variables. The participants were 295 students attending 7th to 12th grades, aged between 11 and 19 years old. Data was collected through a Sociodemographic Questionnaire, the Academic Self-efficacy Scale (Neves & Faria, 2005) and the Procrastination in Study Questionnaire (Rosario & Costa, 2007). The results revealed that boys procrastinate more than girls, and girls hold higher self-efficacy beliefs, particularly in the subject of Portuguese Language. There was a significant negative relationship between procrastination and academic performance. The parental qualifications are significantly related in a positive direction with procrastination and self-efficacy of children. Procrastination was the best predictor of academic performance, obtained through Maths and Portuguese Language grades on final term.2013-10-17T09:14:28Z2013-10-17T00:00:00Z2013-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2793porBaptista, Anabela Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:01:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:18.303851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Procrastinação para o estudo e autoeficácia académica em alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário: relação com o rendimento escolar e o nivel socioeconómico
title Procrastinação para o estudo e autoeficácia académica em alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário: relação com o rendimento escolar e o nivel socioeconómico
spellingShingle Procrastinação para o estudo e autoeficácia académica em alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário: relação com o rendimento escolar e o nivel socioeconómico
Baptista, Anabela Silva
Rendimento escolar
Procrastinação
Autoeficácia
Nível socioeconómico
title_short Procrastinação para o estudo e autoeficácia académica em alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário: relação com o rendimento escolar e o nivel socioeconómico
title_full Procrastinação para o estudo e autoeficácia académica em alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário: relação com o rendimento escolar e o nivel socioeconómico
title_fullStr Procrastinação para o estudo e autoeficácia académica em alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário: relação com o rendimento escolar e o nivel socioeconómico
title_full_unstemmed Procrastinação para o estudo e autoeficácia académica em alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário: relação com o rendimento escolar e o nivel socioeconómico
title_sort Procrastinação para o estudo e autoeficácia académica em alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário: relação com o rendimento escolar e o nivel socioeconómico
author Baptista, Anabela Silva
author_facet Baptista, Anabela Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Anabela Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
Procrastinação
Autoeficácia
Nível socioeconómico
topic Rendimento escolar
Procrastinação
Autoeficácia
Nível socioeconómico
description A procrastinação é um fenómeno complexo que abrange múltiplos fatores, nomeadamente fatores sociais, cognitivos e afetivos. São vários os estudos realizados nesta área, tendo demonstrado que este é um comportamento bastante frequente em diversos contextos, particularmente no contexto escolar podendo trazer consequências negativas para o rendimento escolar. A investigação procurado estudar a relação da procrastinação com outras variáveis, sendo a autoeficácia uma delas; no entanto os resultados dos estudos têm sido contraditórios. A primeira parte deste trabalho consiste na revisão de estudos empíricos enquadrados na problemática em questão. A segunda parte apresenta um estudo empírico com o objetivo de verificar a relação entre a procrastinação no estudo e a autoeficácia académica com o rendimento escolar e nível socioeconómico, assim como analisar do género, ano de escolaridade e habilitações dos pais nessas variáveis. O estudo foi realizado com 295 alunos a frequentar entre o 7º e o 12º anos de escolaridade, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Os dados foram recolhidos através de um Questionário Sociodemográfico, da Escala de Autoeficácia Académica (EAEA) de Neves e Faria (2005) e do Questionário de Procrastinação no Estudo construída e validada por Rosário e Costa (2007). Os resultados demonstraram que os rapazes são em média mais procrastinadores do que as raparigas, sendo também as raparigas detentoras de maiores crenças de autoeficácia, particularmente na disciplina de português. Verificou-se uma relação significativa entre a procrastinação e o rendimento escolar. Também as habilitações dos pais estão significativamente relacionadas num sentido positivo com a procrastinação e a autoeficácia dos filhos. Das variáveis em estudo, a procrastinação no estudo para os testes é o melhor preditor para o rendimento escolar, operacionalizado pela nota no 3º período a matemática e a português.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-17T09:14:28Z
2013-10-17T00:00:00Z
2013-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2793
url http://hdl.handle.net/10348/2793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137161777250304