Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Andressa Aparecida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200973
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_6578655216a740a595b38572d32448fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200973
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolaresMúltiplas LinguagensNorma CultaLinguagemOralidadeTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaEste texto foi elaborado para fins de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, e tem como objetivo apresentar as múltiplas linguagens existentes no ambiente escolar dando ênfase aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos diante dessa ferramenta de aprendizagem e como o corpo docente que atua nessa modalidade está preparado para trabalhar dessa forma, utilizando métodos diversificados em sala de aula. O ensino das múltiplas linguagens tem, cada dia mais, criado intensas informações diante do que se sabe e o que realmente informa sobre esse conceito no ambiente escolar. Para o corpo docente, é preciso compreender que essa ferramenta de ensino tende a quebrar o conceito de ensino fundamentado no aprender de maneira tradicional, sem uso de ferramentas novas e atrativas aos educandos. Durante as pesquisas realizadas para escrever o trabalho, muitos questionamentos surgiram e para isso foi preciso realizar um questionário para fins de pesquisa e dados que completassem o artigo em questão. O resultado das questões apresentadas no artigo e referentes às múltiplas linguagens deram-se por meio de duas pesquisas feitas, uma com aluno e outra com professores, visando esclarecer e acrescentar conteúdos e informações ao trabalho. Durante a análise das pesquisas respondidas por alunos, foi possível perceber que muitos alunos compreendem o conceito de norma culta e dessa forma conseguem associar e fazer uso de maneira adequada, quando devidamente orientados, das ferramentas de múltiplas linguagens. Quanto ao corpo docente percebeu-se que, embora compreendam o conceito de múltiplas linguagens, ainda foi perceptível o receio em sair do tradicionalismo predominante em sala de aula, criando um bloqueio quanto a diversificação das aulas.This text was prepared for the purpose of the Course Conclusion Work - TCC, and aims to present the multiple languages existing in the school environment emphasizing the students of Youth and Adult Teaching before this learning tool and how the faculty that acts in this area. This mode is prepared to work in this way, using diverse methods in the classroom. The teaching of multiple languages has, increasingly, created intense information regarding what is known and what really informs about this concept in the school environment. For the faculty, it is necessary to understand that this teaching tool tends to break the concept of teaching based on learning in a traditional way, without using new and attractive tools for students. During the research conducted to write the work, many questions arose and for this it was necessary to conduct a questionnaire for research purposes and data that completed the article in question. The result of the questions presented in the article and related to multiple languages occurred through two researches, one with student and one with teachers, aiming to clarify and add content and information to the work. During the analysis of the researches answered by students, it was possible to notice that many students understand the concept of educated norm and thus can associate and make appropriate use, when properly oriented, of the tools of multiple languages. As for the faculty, it was noticed that, although they understand the concept of multiple languages, there was still a noticeable fear of leaving the predominant traditionalism in the classroom, creating a block on the diversification of classes.Florianópolis-SCSevero, Cristine GorskiSilva, Sara Farias daUniversidade Federal de Santa CatarinaCorreia, Andressa Aparecida2019-10-04T12:10:46Z2019-10-04T12:10:46Z5-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article38application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200973porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-04T12:10:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200973Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-10-04T12:10:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares
title Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares
spellingShingle Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares
Correia, Andressa Aparecida
Múltiplas Linguagens
Norma Culta
Linguagem
Oralidade
title_short Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares
title_full Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares
title_fullStr Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares
title_full_unstemmed Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares
title_sort Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares
author Correia, Andressa Aparecida
author_facet Correia, Andressa Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Severo, Cristine Gorski
Silva, Sara Farias da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Andressa Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Múltiplas Linguagens
Norma Culta
Linguagem
Oralidade
topic Múltiplas Linguagens
Norma Culta
Linguagem
Oralidade
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04T12:10:46Z
2019-10-04T12:10:46Z
5-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200973
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis-SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis-SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652089847447552