ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100318 |
Resumo: | RESUMO Pretendeu-se realizar um estudo de revisão de dissertações e teses brasileiras sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino superior. Para isso, efetuou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As teses e dissertações foram categorizadas quanto à frequência da publicação ao longo dos anos, as universidades de origem, o tipo de estudo, os objetivos, o número de participantes e os principais resultados. Foram encontradas 47 pesquisas e, a partir da leitura dos resumos, foram excluídas as que não abordavam especificamente a temática de AH/SD no contexto universitário e/ou que se repetiram, resultando no total sete, sendo cinco de mestrado e duas de doutorado realizadas entre 2011 a 2017. Concluiu-se que os temas mais abordados nas pesquisas relacionaram-se à identificação. É uma temática de interesse recente e carente de estudos que investiguem problemáticas mais amplas relativas aos estudantes universitários com AH/SD. |
id |
ABRAPEE-1_c65dc30cabf64ada7eac437e2192ec65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572020000100318 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRASRevisão de literaturaensino superiorsuperdotadosRESUMO Pretendeu-se realizar um estudo de revisão de dissertações e teses brasileiras sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino superior. Para isso, efetuou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As teses e dissertações foram categorizadas quanto à frequência da publicação ao longo dos anos, as universidades de origem, o tipo de estudo, os objetivos, o número de participantes e os principais resultados. Foram encontradas 47 pesquisas e, a partir da leitura dos resumos, foram excluídas as que não abordavam especificamente a temática de AH/SD no contexto universitário e/ou que se repetiram, resultando no total sete, sendo cinco de mestrado e duas de doutorado realizadas entre 2011 a 2017. Concluiu-se que os temas mais abordados nas pesquisas relacionaram-se à identificação. É uma temática de interesse recente e carente de estudos que investiguem problemáticas mais amplas relativas aos estudantes universitários com AH/SD.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100318Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020193985info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Ana Paula deRodrigues,Olga Maria Piazentin RolimCapellini,Vera Lucia Messias Fialhopor2020-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100318Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
title |
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
spellingShingle |
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS Oliveira,Ana Paula de Revisão de literatura ensino superior superdotados |
title_short |
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
title_full |
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
title_fullStr |
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
title_full_unstemmed |
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
title_sort |
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS |
author |
Oliveira,Ana Paula de |
author_facet |
Oliveira,Ana Paula de Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim Capellini,Vera Lucia Messias Fialho |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim Capellini,Vera Lucia Messias Fialho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Ana Paula de Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim Capellini,Vera Lucia Messias Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão de literatura ensino superior superdotados |
topic |
Revisão de literatura ensino superior superdotados |
description |
RESUMO Pretendeu-se realizar um estudo de revisão de dissertações e teses brasileiras sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino superior. Para isso, efetuou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As teses e dissertações foram categorizadas quanto à frequência da publicação ao longo dos anos, as universidades de origem, o tipo de estudo, os objetivos, o número de participantes e os principais resultados. Foram encontradas 47 pesquisas e, a partir da leitura dos resumos, foram excluídas as que não abordavam especificamente a temática de AH/SD no contexto universitário e/ou que se repetiram, resultando no total sete, sendo cinco de mestrado e duas de doutorado realizadas entre 2011 a 2017. Concluiu-se que os temas mais abordados nas pesquisas relacionaram-se à identificação. É uma temática de interesse recente e carente de estudos que investiguem problemáticas mais amplas relativas aos estudantes universitários com AH/SD. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100318 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392020193985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607392219136 |