DE ESPECTADORA A CRIADORA: IMAGINAÇÃO, FAZ DE CONTA E MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100227 |
Resumo: | Resumo Este artigo objetiva analisar, à luz da perspectiva histórico-cultural, os sentidos produzidos pelas crianças sobre a mídia televisiva em contexto de faz de conta. Para tanto, foi realizado um estudo empírico em uma escola pública do Distrito Federal, em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental com 26 alunos (entre cinco e sete anos). O desenho metodológico estruturou-se em duas etapas: observação de situações lúdicas espontâneas das crianças e oficinas lúdicas com temas referentes ao universo midiático-televisivo. Ambos os momentos foram registrados em diário de campo e em videogravações; e as informações construídas foram transcritas e submetidas a uma análise microgenética, por meio da qual foi possível a construção de categorias de análise referentes aos diferentes modos que as crianças expressam, em suas atividades criadoras, os sentidos que possuem sobre a mídia televisiva. Para além do lugar de espectadoras, elas atuam como protagonistas em seus processos de desenvolvimento. |
id |
ABRAPSO-1_0e4eebda9f649373e79df0b163903cda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822020000100227 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DE ESPECTADORA A CRIADORA: IMAGINAÇÃO, FAZ DE CONTA E MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTILMeios de telecomunicaçãoInfânciaImaginaçãoBrincar de faz-de-contaResumo Este artigo objetiva analisar, à luz da perspectiva histórico-cultural, os sentidos produzidos pelas crianças sobre a mídia televisiva em contexto de faz de conta. Para tanto, foi realizado um estudo empírico em uma escola pública do Distrito Federal, em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental com 26 alunos (entre cinco e sete anos). O desenho metodológico estruturou-se em duas etapas: observação de situações lúdicas espontâneas das crianças e oficinas lúdicas com temas referentes ao universo midiático-televisivo. Ambos os momentos foram registrados em diário de campo e em videogravações; e as informações construídas foram transcritas e submetidas a uma análise microgenética, por meio da qual foi possível a construção de categorias de análise referentes aos diferentes modos que as crianças expressam, em suas atividades criadoras, os sentidos que possuem sobre a mídia televisiva. Para além do lugar de espectadoras, elas atuam como protagonistas em seus processos de desenvolvimento.Associação Brasileira de Psicologia Social2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100227Psicologia & Sociedade v.32 2020reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/1807-0310/2020v32205296info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Bruna Pacheco deKrüger-Fernandes,LarissaBorges,Fabrícia Teixeirapor2020-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822020000100227Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2020-09-21T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DE ESPECTADORA A CRIADORA: IMAGINAÇÃO, FAZ DE CONTA E MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
title |
DE ESPECTADORA A CRIADORA: IMAGINAÇÃO, FAZ DE CONTA E MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
spellingShingle |
DE ESPECTADORA A CRIADORA: IMAGINAÇÃO, FAZ DE CONTA E MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Almeida,Bruna Pacheco de Meios de telecomunicação Infância Imaginação Brincar de faz-de-conta |
title_short |
DE ESPECTADORA A CRIADORA: IMAGINAÇÃO, FAZ DE CONTA E MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
title_full |
DE ESPECTADORA A CRIADORA: IMAGINAÇÃO, FAZ DE CONTA E MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
title_fullStr |
DE ESPECTADORA A CRIADORA: IMAGINAÇÃO, FAZ DE CONTA E MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
DE ESPECTADORA A CRIADORA: IMAGINAÇÃO, FAZ DE CONTA E MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
title_sort |
DE ESPECTADORA A CRIADORA: IMAGINAÇÃO, FAZ DE CONTA E MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
author |
Almeida,Bruna Pacheco de |
author_facet |
Almeida,Bruna Pacheco de Krüger-Fernandes,Larissa Borges,Fabrícia Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Krüger-Fernandes,Larissa Borges,Fabrícia Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Bruna Pacheco de Krüger-Fernandes,Larissa Borges,Fabrícia Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meios de telecomunicação Infância Imaginação Brincar de faz-de-conta |
topic |
Meios de telecomunicação Infância Imaginação Brincar de faz-de-conta |
description |
Resumo Este artigo objetiva analisar, à luz da perspectiva histórico-cultural, os sentidos produzidos pelas crianças sobre a mídia televisiva em contexto de faz de conta. Para tanto, foi realizado um estudo empírico em uma escola pública do Distrito Federal, em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental com 26 alunos (entre cinco e sete anos). O desenho metodológico estruturou-se em duas etapas: observação de situações lúdicas espontâneas das crianças e oficinas lúdicas com temas referentes ao universo midiático-televisivo. Ambos os momentos foram registrados em diário de campo e em videogravações; e as informações construídas foram transcritas e submetidas a uma análise microgenética, por meio da qual foi possível a construção de categorias de análise referentes aos diferentes modos que as crianças expressam, em suas atividades criadoras, os sentidos que possuem sobre a mídia televisiva. Para além do lugar de espectadoras, elas atuam como protagonistas em seus processos de desenvolvimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100227 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-0310/2020v32205296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.32 2020 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212536072273920 |