Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465 |
Resumo: | Neste artigo abordamos a relação entre a linguagem cartográfica, a formação inicial do professor de Geografia e a produção de práticas pedagógicas na Geografia Escolar. Inicialmente discorremos sobre o entendimento acerca de um Raciocínio Geográfico que vise favorecer a compreensão da espacialidade do fenômeno e das Práticas Espaciais. Posteriormente, são apresentados indícios sobre a apropriação do mapa durante as aulas de Geografia no Ensino Básico. Os dados apresentados foram obtidos por meio de registros de Estágios Supervisionados, nos anos de 2016 e 2017, por alunos dos 6 ° e 7° períodos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. As análises desses registros tiveram como objetivo identificar se e como os mapas são utilizados nas práticas pedagógicas de Geografia em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por fim, buscamos apontar algumas considerações acerca do trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial de professores de Geografia. Destacamos que o trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial do professor não tem contribuído efetivamente para a construção de um Raciocínio Geográfico junto aos futuros docentes, uma vez que tal raciocínio não se faz apenas através das representações cartográficas, embora essas enverguem linguagem importante para a expressão de interpretações das espacialidades dos fenômenos. |
id |
AGB-SP1_16c24f9404f9d15dfa5067a2bf0012ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1465 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio GeográficoEspacialidade do Fenômenoraciocínio geográficopensamento espacialrepresentações cartográficas.Neste artigo abordamos a relação entre a linguagem cartográfica, a formação inicial do professor de Geografia e a produção de práticas pedagógicas na Geografia Escolar. Inicialmente discorremos sobre o entendimento acerca de um Raciocínio Geográfico que vise favorecer a compreensão da espacialidade do fenômeno e das Práticas Espaciais. Posteriormente, são apresentados indícios sobre a apropriação do mapa durante as aulas de Geografia no Ensino Básico. Os dados apresentados foram obtidos por meio de registros de Estágios Supervisionados, nos anos de 2016 e 2017, por alunos dos 6 ° e 7° períodos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. As análises desses registros tiveram como objetivo identificar se e como os mapas são utilizados nas práticas pedagógicas de Geografia em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por fim, buscamos apontar algumas considerações acerca do trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial de professores de Geografia. Destacamos que o trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial do professor não tem contribuído efetivamente para a construção de um Raciocínio Geográfico junto aos futuros docentes, uma vez que tal raciocínio não se faz apenas através das representações cartográficas, embora essas enverguem linguagem importante para a expressão de interpretações das espacialidades dos fenômenos.Boletim Paulista de Geografia2018-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 34-512447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465/1378https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465/1667Copyright (c) 2018 Valéria de Oliveira Roque Ascençãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAscenção, Valéria de Oliveira RoqueValadão, Roberto CélioSilva, Patrícia Assis da2018-10-24T17:08:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1465Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2018-10-24T17:08:57Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico |
title |
Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico |
spellingShingle |
Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico Ascenção, Valéria de Oliveira Roque Espacialidade do Fenômeno raciocínio geográfico pensamento espacial representações cartográficas. |
title_short |
Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico |
title_full |
Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico |
title_fullStr |
Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico |
title_full_unstemmed |
Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico |
title_sort |
Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico |
author |
Ascenção, Valéria de Oliveira Roque |
author_facet |
Ascenção, Valéria de Oliveira Roque Valadão, Roberto Célio Silva, Patrícia Assis da |
author_role |
author |
author2 |
Valadão, Roberto Célio Silva, Patrícia Assis da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ascenção, Valéria de Oliveira Roque Valadão, Roberto Célio Silva, Patrícia Assis da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espacialidade do Fenômeno raciocínio geográfico pensamento espacial representações cartográficas. |
topic |
Espacialidade do Fenômeno raciocínio geográfico pensamento espacial representações cartográficas. |
description |
Neste artigo abordamos a relação entre a linguagem cartográfica, a formação inicial do professor de Geografia e a produção de práticas pedagógicas na Geografia Escolar. Inicialmente discorremos sobre o entendimento acerca de um Raciocínio Geográfico que vise favorecer a compreensão da espacialidade do fenômeno e das Práticas Espaciais. Posteriormente, são apresentados indícios sobre a apropriação do mapa durante as aulas de Geografia no Ensino Básico. Os dados apresentados foram obtidos por meio de registros de Estágios Supervisionados, nos anos de 2016 e 2017, por alunos dos 6 ° e 7° períodos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. As análises desses registros tiveram como objetivo identificar se e como os mapas são utilizados nas práticas pedagógicas de Geografia em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por fim, buscamos apontar algumas considerações acerca do trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial de professores de Geografia. Destacamos que o trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial do professor não tem contribuído efetivamente para a construção de um Raciocínio Geográfico junto aos futuros docentes, uma vez que tal raciocínio não se faz apenas através das representações cartográficas, embora essas enverguem linguagem importante para a expressão de interpretações das espacialidades dos fenômenos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465/1378 https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465/1667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Valéria de Oliveira Roque Ascenção info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Valéria de Oliveira Roque Ascenção |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 34-51 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046017075019776 |