FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Silvia Aparecida de S.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812
Resumo: Este trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a educação geográfica, mais particularmente sobre o ensino de Geografia em cursos de formação de professores. Relata uma pesquisa, em realização, cujo objetivo é identificar a concepção dos alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino da cidade de Ribeirão Preto (SP) acerca da didática e do currículo de Geografia nos anos iniciais, Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa, compromissada com os diferentes agentes envolvidos na pesquisa, que procura refletir sobre a prática e o currículo. Apresenta uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia, para identificar quais as orientações da legislação e do currículo prescrito sobre o trabalho docente e a didática nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta, também, duas propostas didáticas realizadas na disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Fazem parte do referencial teórico autores que discutem a didática em Geografia, a docência no ensino superior, o desenvolvimento profissional docente e as implicações das políticas curriculares sobre o ensino. 
id AGB-SP1_a4878973c4535cca2fb5d6ce8ee93bca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/812
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISAEnsino de GeografiaFormação de ProfessoresCurrículo e Prática DocenteEste trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a educação geográfica, mais particularmente sobre o ensino de Geografia em cursos de formação de professores. Relata uma pesquisa, em realização, cujo objetivo é identificar a concepção dos alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino da cidade de Ribeirão Preto (SP) acerca da didática e do currículo de Geografia nos anos iniciais, Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa, compromissada com os diferentes agentes envolvidos na pesquisa, que procura refletir sobre a prática e o currículo. Apresenta uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia, para identificar quais as orientações da legislação e do currículo prescrito sobre o trabalho docente e a didática nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta, também, duas propostas didáticas realizadas na disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Fazem parte do referencial teórico autores que discutem a didática em Geografia, a docência no ensino superior, o desenvolvimento profissional docente e as implicações das políticas curriculares sobre o ensino. Boletim Paulista de Geografia2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 137-1482447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812/696Copyright (c) 2017 Silvia Aparecida de S. Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Silvia Aparecida de S.2017-05-19T08:56:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/812Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-19T08:56:41Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA
Fernandes, Silvia Aparecida de S.
Ensino de Geografia
Formação de Professores
Currículo e Prática Docente
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA
author Fernandes, Silvia Aparecida de S.
author_facet Fernandes, Silvia Aparecida de S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Silvia Aparecida de S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Formação de Professores
Currículo e Prática Docente
topic Ensino de Geografia
Formação de Professores
Currículo e Prática Docente
description Este trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a educação geográfica, mais particularmente sobre o ensino de Geografia em cursos de formação de professores. Relata uma pesquisa, em realização, cujo objetivo é identificar a concepção dos alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino da cidade de Ribeirão Preto (SP) acerca da didática e do currículo de Geografia nos anos iniciais, Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa, compromissada com os diferentes agentes envolvidos na pesquisa, que procura refletir sobre a prática e o currículo. Apresenta uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia, para identificar quais as orientações da legislação e do currículo prescrito sobre o trabalho docente e a didática nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta, também, duas propostas didáticas realizadas na disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Fazem parte do referencial teórico autores que discutem a didática em Geografia, a docência no ensino superior, o desenvolvimento profissional docente e as implicações das políticas curriculares sobre o ensino. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812/696
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Silvia Aparecida de S. Fernandes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Silvia Aparecida de S. Fernandes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 137-148
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046014281613312