FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812 |
Resumo: | Este trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a educação geográfica, mais particularmente sobre o ensino de Geografia em cursos de formação de professores. Relata uma pesquisa, em realização, cujo objetivo é identificar a concepção dos alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino da cidade de Ribeirão Preto (SP) acerca da didática e do currículo de Geografia nos anos iniciais, Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa, compromissada com os diferentes agentes envolvidos na pesquisa, que procura refletir sobre a prática e o currículo. Apresenta uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia, para identificar quais as orientações da legislação e do currículo prescrito sobre o trabalho docente e a didática nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta, também, duas propostas didáticas realizadas na disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Fazem parte do referencial teórico autores que discutem a didática em Geografia, a docência no ensino superior, o desenvolvimento profissional docente e as implicações das políticas curriculares sobre o ensino. |
id |
AGB-SP1_a4878973c4535cca2fb5d6ce8ee93bca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/812 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISAEnsino de GeografiaFormação de ProfessoresCurrículo e Prática DocenteEste trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a educação geográfica, mais particularmente sobre o ensino de Geografia em cursos de formação de professores. Relata uma pesquisa, em realização, cujo objetivo é identificar a concepção dos alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino da cidade de Ribeirão Preto (SP) acerca da didática e do currículo de Geografia nos anos iniciais, Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa, compromissada com os diferentes agentes envolvidos na pesquisa, que procura refletir sobre a prática e o currículo. Apresenta uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia, para identificar quais as orientações da legislação e do currículo prescrito sobre o trabalho docente e a didática nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta, também, duas propostas didáticas realizadas na disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Fazem parte do referencial teórico autores que discutem a didática em Geografia, a docência no ensino superior, o desenvolvimento profissional docente e as implicações das políticas curriculares sobre o ensino. Boletim Paulista de Geografia2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 137-1482447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812/696Copyright (c) 2017 Silvia Aparecida de S. Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Silvia Aparecida de S.2017-05-19T08:56:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/812Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-19T08:56:41Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA Fernandes, Silvia Aparecida de S. Ensino de Geografia Formação de Professores Currículo e Prática Docente |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA |
author |
Fernandes, Silvia Aparecida de S. |
author_facet |
Fernandes, Silvia Aparecida de S. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Silvia Aparecida de S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Formação de Professores Currículo e Prática Docente |
topic |
Ensino de Geografia Formação de Professores Currículo e Prática Docente |
description |
Este trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a educação geográfica, mais particularmente sobre o ensino de Geografia em cursos de formação de professores. Relata uma pesquisa, em realização, cujo objetivo é identificar a concepção dos alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino da cidade de Ribeirão Preto (SP) acerca da didática e do currículo de Geografia nos anos iniciais, Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa, compromissada com os diferentes agentes envolvidos na pesquisa, que procura refletir sobre a prática e o currículo. Apresenta uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia, para identificar quais as orientações da legislação e do currículo prescrito sobre o trabalho docente e a didática nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta, também, duas propostas didáticas realizadas na disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Fazem parte do referencial teórico autores que discutem a didática em Geografia, a docência no ensino superior, o desenvolvimento profissional docente e as implicações das políticas curriculares sobre o ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812/696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Silvia Aparecida de S. Fernandes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Silvia Aparecida de S. Fernandes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; n. 90 (2010); 137-148 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046014281613312 |