Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flaviane Ramos dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12460
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as estratégias espaciais e as estratégias de fidelização de empresas varejistas tomando como recorte as Lojas Pernambucanas, uma das principais redes do país, de modo a entender como ela atua espacialmente e como decide o local de instalação de suas filiais. Para tanto, analisamos sua distribuição no Brasil e nos estados de São Paulo e Paraná. Além disso, demonstramos a importância do desenvolvimento de mecanismos de captação e fidelização dos clientes por meio da constituição de bancos de dados e estudos de análise do comportamento do consumidor, possibilitando a construção de um relacionamento e de um atendimento mais individualizado e duradouro com os consumidores procurando atender suas necessidades e cultivando a fidelidade. Assim, constatamos que em virtude do acirramento da concorrência, do aumento do poder de consumo e da mobilidade da população, a preocupação dos varejistas deixou de ser somente com a localização.
id ANPEGE-1_bbef5352bcd1e30ae5478d6951b0b1d5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12460
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas PernambucanasEstratégias espaciais. Estratégias de fidelização. Lojas Pernambucanas.O presente artigo tem como objetivo apresentar as estratégias espaciais e as estratégias de fidelização de empresas varejistas tomando como recorte as Lojas Pernambucanas, uma das principais redes do país, de modo a entender como ela atua espacialmente e como decide o local de instalação de suas filiais. Para tanto, analisamos sua distribuição no Brasil e nos estados de São Paulo e Paraná. Além disso, demonstramos a importância do desenvolvimento de mecanismos de captação e fidelização dos clientes por meio da constituição de bancos de dados e estudos de análise do comportamento do consumidor, possibilitando a construção de um relacionamento e de um atendimento mais individualizado e duradouro com os consumidores procurando atender suas necessidades e cultivando a fidelidade. Assim, constatamos que em virtude do acirramento da concorrência, do aumento do poder de consumo e da mobilidade da população, a preocupação dos varejistas deixou de ser somente com a localização.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1246010.5418/ra2021.v17i34.12460Revista da ANPEGE; v. 17 n. 34 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 34; 20 - 39Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 34 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 34; 20 - 391679-768X10.5418/ra2021.v17i34reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12460/8596Copyright (c) 2022 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Flaviane Ramos dos2022-06-09T21:24:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12460Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2022-06-09T21:24:04Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas
title Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas
spellingShingle Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas
Santos, Flaviane Ramos dos
Estratégias espaciais. Estratégias de fidelização. Lojas Pernambucanas.
title_short Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas
title_full Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas
title_fullStr Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas
title_full_unstemmed Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas
title_sort Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas
author Santos, Flaviane Ramos dos
author_facet Santos, Flaviane Ramos dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flaviane Ramos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias espaciais. Estratégias de fidelização. Lojas Pernambucanas.
topic Estratégias espaciais. Estratégias de fidelização. Lojas Pernambucanas.
description O presente artigo tem como objetivo apresentar as estratégias espaciais e as estratégias de fidelização de empresas varejistas tomando como recorte as Lojas Pernambucanas, uma das principais redes do país, de modo a entender como ela atua espacialmente e como decide o local de instalação de suas filiais. Para tanto, analisamos sua distribuição no Brasil e nos estados de São Paulo e Paraná. Além disso, demonstramos a importância do desenvolvimento de mecanismos de captação e fidelização dos clientes por meio da constituição de bancos de dados e estudos de análise do comportamento do consumidor, possibilitando a construção de um relacionamento e de um atendimento mais individualizado e duradouro com os consumidores procurando atender suas necessidades e cultivando a fidelidade. Assim, constatamos que em virtude do acirramento da concorrência, do aumento do poder de consumo e da mobilidade da população, a preocupação dos varejistas deixou de ser somente com a localização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12460
10.5418/ra2021.v17i34.12460
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12460
identifier_str_mv 10.5418/ra2021.v17i34.12460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12460/8596
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 17 n. 34 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 34; 20 - 39
Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 34 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 34; 20 - 39
1679-768X
10.5418/ra2021.v17i34
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209134847197184