Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12460 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar as estratégias espaciais e as estratégias de fidelização de empresas varejistas tomando como recorte as Lojas Pernambucanas, uma das principais redes do país, de modo a entender como ela atua espacialmente e como decide o local de instalação de suas filiais. Para tanto, analisamos sua distribuição no Brasil e nos estados de São Paulo e Paraná. Além disso, demonstramos a importância do desenvolvimento de mecanismos de captação e fidelização dos clientes por meio da constituição de bancos de dados e estudos de análise do comportamento do consumidor, possibilitando a construção de um relacionamento e de um atendimento mais individualizado e duradouro com os consumidores procurando atender suas necessidades e cultivando a fidelidade. Assim, constatamos que em virtude do acirramento da concorrência, do aumento do poder de consumo e da mobilidade da população, a preocupação dos varejistas deixou de ser somente com a localização. |
id |
ANPEGE-1_bbef5352bcd1e30ae5478d6951b0b1d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12460 |
network_acronym_str |
ANPEGE-1 |
network_name_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas PernambucanasEstratégias espaciais. Estratégias de fidelização. Lojas Pernambucanas.O presente artigo tem como objetivo apresentar as estratégias espaciais e as estratégias de fidelização de empresas varejistas tomando como recorte as Lojas Pernambucanas, uma das principais redes do país, de modo a entender como ela atua espacialmente e como decide o local de instalação de suas filiais. Para tanto, analisamos sua distribuição no Brasil e nos estados de São Paulo e Paraná. Além disso, demonstramos a importância do desenvolvimento de mecanismos de captação e fidelização dos clientes por meio da constituição de bancos de dados e estudos de análise do comportamento do consumidor, possibilitando a construção de um relacionamento e de um atendimento mais individualizado e duradouro com os consumidores procurando atender suas necessidades e cultivando a fidelidade. Assim, constatamos que em virtude do acirramento da concorrência, do aumento do poder de consumo e da mobilidade da população, a preocupação dos varejistas deixou de ser somente com a localização.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1246010.5418/ra2021.v17i34.12460Revista da ANPEGE; v. 17 n. 34 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 34; 20 - 39Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 34 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 34; 20 - 391679-768X10.5418/ra2021.v17i34reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12460/8596Copyright (c) 2022 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Flaviane Ramos dos2022-06-09T21:24:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12460Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2022-06-09T21:24:04Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas |
title |
Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas |
spellingShingle |
Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas Santos, Flaviane Ramos dos Estratégias espaciais. Estratégias de fidelização. Lojas Pernambucanas. |
title_short |
Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas |
title_full |
Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas |
title_fullStr |
Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas |
title_full_unstemmed |
Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas |
title_sort |
Estratégias espaciais e estratégias de fidelização de empresas varejistas: uma análise das lojas Pernambucanas |
author |
Santos, Flaviane Ramos dos |
author_facet |
Santos, Flaviane Ramos dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Flaviane Ramos dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias espaciais. Estratégias de fidelização. Lojas Pernambucanas. |
topic |
Estratégias espaciais. Estratégias de fidelização. Lojas Pernambucanas. |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar as estratégias espaciais e as estratégias de fidelização de empresas varejistas tomando como recorte as Lojas Pernambucanas, uma das principais redes do país, de modo a entender como ela atua espacialmente e como decide o local de instalação de suas filiais. Para tanto, analisamos sua distribuição no Brasil e nos estados de São Paulo e Paraná. Além disso, demonstramos a importância do desenvolvimento de mecanismos de captação e fidelização dos clientes por meio da constituição de bancos de dados e estudos de análise do comportamento do consumidor, possibilitando a construção de um relacionamento e de um atendimento mais individualizado e duradouro com os consumidores procurando atender suas necessidades e cultivando a fidelidade. Assim, constatamos que em virtude do acirramento da concorrência, do aumento do poder de consumo e da mobilidade da população, a preocupação dos varejistas deixou de ser somente com a localização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12460 10.5418/ra2021.v17i34.12460 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12460 |
identifier_str_mv |
10.5418/ra2021.v17i34.12460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12460/8596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista da ANPEGE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista da ANPEGE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE; v. 17 n. 34 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 34; 20 - 39 Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 34 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 34; 20 - 39 1679-768X 10.5418/ra2021.v17i34 reponame:Revista da ANPEGE (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) instacron:ANPEGE |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
instacron_str |
ANPEGE |
institution |
ANPEGE |
reponame_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
collection |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com |
_version_ |
1754209134847197184 |