QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES?
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista da ANPOLL (Online) |
Download full: | https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/776 |
Summary: | Este artigo discute quando leitores iniciantes passam a distinguir o texto tal como escrito do(s) seu(s) possível (eis) sentido(s). Inicialmente, reorientou-se a atuação docente, sugerindo-se o “pensar alto em grupo” (ZANOTTO; PALMA, 2008), como instrumento pedagógico e como metodologia de pesquisa. O estudo desenvolveu-se em 2011, envolvendo 57 crianças. As práticas leitoras propostas foram filmadas e transcritas. As conclusões indicam que discutir em grupo e interpretar/produzir paráfrases propicia a construção intersubjetiva do conhecimento, facilitando a emergência da consciência textual. |
id |
ANPOLL-2_cd065c517a17da9861491772813c1289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/776 |
network_acronym_str |
ANPOLL-2 |
network_name_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES?LeituraRecepção leitoraParáfraseConsciência textualEste artigo discute quando leitores iniciantes passam a distinguir o texto tal como escrito do(s) seu(s) possível (eis) sentido(s). Inicialmente, reorientou-se a atuação docente, sugerindo-se o “pensar alto em grupo” (ZANOTTO; PALMA, 2008), como instrumento pedagógico e como metodologia de pesquisa. O estudo desenvolveu-se em 2011, envolvendo 57 crianças. As práticas leitoras propostas foram filmadas e transcritas. As conclusões indicam que discutir em grupo e interpretar/produzir paráfrases propicia a construção intersubjetiva do conhecimento, facilitando a emergência da consciência textual. ANPOLL2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/77610.18309/anp.v1i37.776Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 134-144Revista da Anpoll; v. 1 n. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 134-1441982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/776/768Flôres, Onici Claroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-15T19:45:50Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/776Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:36.276175Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES? |
title |
QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES? |
spellingShingle |
QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES? Flôres, Onici Claro Leitura Recepção leitora Paráfrase Consciência textual |
title_short |
QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES? |
title_full |
QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES? |
title_fullStr |
QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES? |
title_full_unstemmed |
QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES? |
title_sort |
QUANDO AS CRIANÇAS PASSAM A ENTENDER QUE DOIS TEXTOS QUEREM DIZER O MESMO, AINDA QUE AS PALAVRAS NELES CONTIDAS SEJAM DIFERENTES? |
author |
Flôres, Onici Claro |
author_facet |
Flôres, Onici Claro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flôres, Onici Claro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Recepção leitora Paráfrase Consciência textual |
topic |
Leitura Recepção leitora Paráfrase Consciência textual |
description |
Este artigo discute quando leitores iniciantes passam a distinguir o texto tal como escrito do(s) seu(s) possível (eis) sentido(s). Inicialmente, reorientou-se a atuação docente, sugerindo-se o “pensar alto em grupo” (ZANOTTO; PALMA, 2008), como instrumento pedagógico e como metodologia de pesquisa. O estudo desenvolveu-se em 2011, envolvendo 57 crianças. As práticas leitoras propostas foram filmadas e transcritas. As conclusões indicam que discutir em grupo e interpretar/produzir paráfrases propicia a construção intersubjetiva do conhecimento, facilitando a emergência da consciência textual. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/776 10.18309/anp.v1i37.776 |
url |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/776 |
identifier_str_mv |
10.18309/anp.v1i37.776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/776/768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 134-144 Revista da Anpoll; v. 1 n. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 134-144 1982-7830 1414-7564 reponame:Revista da ANPOLL (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) instacron:ANPOLL |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
instacron_str |
ANPOLL |
institution |
ANPOLL |
reponame_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
collection |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaanpoll@gmail.com |
_version_ |
1797051178895278080 |