Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hayashi Junior,Paulo
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Baraniuk,James Alexandre, Bulgacov,Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552006000300009
Resumo: Este trabalho procura identificar e caracterizar os principais recursos utilizados para execução de mudanças de conteúdo estratégico em três pequenas empresas de massas alimentícias, bem como avaliar os impactos destes recursos sobre as suas vantagens competitivas. Das empresas pesquisadas, duas estão localizadas na região metropolitana de Curitiba e uma no interior do Estado do Paraná. Foram coletados dados por meio de entrevistas semi-estruturadas de dirigentes do nível tático-estratégico, bem como anotações de campo, observação não participante e, ainda, informações obtidas por meio de dados secundários. A partir de análise de conteúdo e técnica de triangulação, chega-se aos principais recursos utilizados pelas empresas. Utilizando-se da matriz produto mercado de Ansoff (1979), foi possível constatar a existência de um padrão consistente dos principais recursos utilizados para mudanças dentro de cada quadrante desta matriz, destacando-se, para a vantagem competitiva, os recursos arquitetura estratégica e a reputação.
id ANPPGA-1_94b993a3b45f014c66c7dc9c361ee2cf
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552006000300009
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentíciasrecursosmudanças de conteúdo estratégicomassas alimentíciasEste trabalho procura identificar e caracterizar os principais recursos utilizados para execução de mudanças de conteúdo estratégico em três pequenas empresas de massas alimentícias, bem como avaliar os impactos destes recursos sobre as suas vantagens competitivas. Das empresas pesquisadas, duas estão localizadas na região metropolitana de Curitiba e uma no interior do Estado do Paraná. Foram coletados dados por meio de entrevistas semi-estruturadas de dirigentes do nível tático-estratégico, bem como anotações de campo, observação não participante e, ainda, informações obtidas por meio de dados secundários. A partir de análise de conteúdo e técnica de triangulação, chega-se aos principais recursos utilizados pelas empresas. Utilizando-se da matriz produto mercado de Ansoff (1979), foi possível constatar a existência de um padrão consistente dos principais recursos utilizados para mudanças dentro de cada quadrante desta matriz, destacando-se, para a vantagem competitiva, os recursos arquitetura estratégica e a reputação.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552006000300009Revista de Administração Contemporânea v.10 n.3 2006reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552006000300009info:eu-repo/semantics/openAccessHayashi Junior,PauloBaraniuk,James AlexandreBulgacov,Sergiopor2008-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552006000300009Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2008-09-30T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias
title Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias
spellingShingle Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias
Hayashi Junior,Paulo
recursos
mudanças de conteúdo estratégico
massas alimentícias
title_short Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias
title_full Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias
title_fullStr Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias
title_full_unstemmed Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias
title_sort Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias
author Hayashi Junior,Paulo
author_facet Hayashi Junior,Paulo
Baraniuk,James Alexandre
Bulgacov,Sergio
author_role author
author2 Baraniuk,James Alexandre
Bulgacov,Sergio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hayashi Junior,Paulo
Baraniuk,James Alexandre
Bulgacov,Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv recursos
mudanças de conteúdo estratégico
massas alimentícias
topic recursos
mudanças de conteúdo estratégico
massas alimentícias
description Este trabalho procura identificar e caracterizar os principais recursos utilizados para execução de mudanças de conteúdo estratégico em três pequenas empresas de massas alimentícias, bem como avaliar os impactos destes recursos sobre as suas vantagens competitivas. Das empresas pesquisadas, duas estão localizadas na região metropolitana de Curitiba e uma no interior do Estado do Paraná. Foram coletados dados por meio de entrevistas semi-estruturadas de dirigentes do nível tático-estratégico, bem como anotações de campo, observação não participante e, ainda, informações obtidas por meio de dados secundários. A partir de análise de conteúdo e técnica de triangulação, chega-se aos principais recursos utilizados pelas empresas. Utilizando-se da matriz produto mercado de Ansoff (1979), foi possível constatar a existência de um padrão consistente dos principais recursos utilizados para mudanças dentro de cada quadrante desta matriz, destacando-se, para a vantagem competitiva, os recursos arquitetura estratégica e a reputação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552006000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552006000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552006000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.10 n.3 2006
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209050908688384