Ensino de História em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Júlio Cesar Virgínio da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Andreia de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/914
Resumo: Este artigo trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, com a finalidade de descrever as experiências vivenciadas por dois docentes de um colégio de aplicação de uma  universidade pública federal do Brasil, no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Apresentamos suas experiências, reflexões e dados desse processo que se articulou e se desenvolveu mediado pelas tecnologias digitais e pelos vários desafios presentes nesse inédito cenário. Por meio da aplicação de questionários e análise da própria prática, essa experiência permitiu conhecer as peculiaridades do acesso, uso e mediação das tecnologias digitais pelos estudantes. Identificamos que podemos trazer novas metodologias, novas ferramentas para que, diante dos estudantes, as interações sejam potencializadas com o uso das tecnologias digitais, como recurso de criticidade e criatividade, confirmando que questões socialmente vivas estão presentes mais do que nunca em nosso cotidiano.
id ANPUH-2_2dfd4c315b4aefacf33ca3d6164023da
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/914
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Ensino de História em tempos de pandemiaEnsino de História; Ensino remoto emergencial; PandemiaEste artigo trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, com a finalidade de descrever as experiências vivenciadas por dois docentes de um colégio de aplicação de uma  universidade pública federal do Brasil, no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Apresentamos suas experiências, reflexões e dados desse processo que se articulou e se desenvolveu mediado pelas tecnologias digitais e pelos vários desafios presentes nesse inédito cenário. Por meio da aplicação de questionários e análise da própria prática, essa experiência permitiu conhecer as peculiaridades do acesso, uso e mediação das tecnologias digitais pelos estudantes. Identificamos que podemos trazer novas metodologias, novas ferramentas para que, diante dos estudantes, as interações sejam potencializadas com o uso das tecnologias digitais, como recurso de criticidade e criatividade, confirmando que questões socialmente vivas estão presentes mais do que nunca em nosso cotidiano.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCosta, Júlio Cesar Virgínio daPereira, Andreia de Assis2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/91410.20949/rhhj.v11i23.914Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 209-2301806-399310.20949/rhhj.v11i23reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/914/469Direitos autorais 2022 Júlio Cesar Virgínio da Costa, Aandreia de Assis Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T23:02:17Zoai:rhhj.anpuh.org:article/914Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-11-16T23:02:17Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História em tempos de pandemia
title Ensino de História em tempos de pandemia
spellingShingle Ensino de História em tempos de pandemia
Costa, Júlio Cesar Virgínio da
Ensino de História; Ensino remoto emergencial; Pandemia
title_short Ensino de História em tempos de pandemia
title_full Ensino de História em tempos de pandemia
title_fullStr Ensino de História em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Ensino de História em tempos de pandemia
title_sort Ensino de História em tempos de pandemia
author Costa, Júlio Cesar Virgínio da
author_facet Costa, Júlio Cesar Virgínio da
Pereira, Andreia de Assis
author_role author
author2 Pereira, Andreia de Assis
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Júlio Cesar Virgínio da
Pereira, Andreia de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História; Ensino remoto emergencial; Pandemia
topic Ensino de História; Ensino remoto emergencial; Pandemia
description Este artigo trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, com a finalidade de descrever as experiências vivenciadas por dois docentes de um colégio de aplicação de uma  universidade pública federal do Brasil, no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Apresentamos suas experiências, reflexões e dados desse processo que se articulou e se desenvolveu mediado pelas tecnologias digitais e pelos vários desafios presentes nesse inédito cenário. Por meio da aplicação de questionários e análise da própria prática, essa experiência permitiu conhecer as peculiaridades do acesso, uso e mediação das tecnologias digitais pelos estudantes. Identificamos que podemos trazer novas metodologias, novas ferramentas para que, diante dos estudantes, as interações sejam potencializadas com o uso das tecnologias digitais, como recurso de criticidade e criatividade, confirmando que questões socialmente vivas estão presentes mais do que nunca em nosso cotidiano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/914
10.20949/rhhj.v11i23.914
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/914
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v11i23.914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/914/469
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Júlio Cesar Virgínio da Costa, Aandreia de Assis Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Júlio Cesar Virgínio da Costa, Aandreia de Assis Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 209-230
1806-3993
10.20949/rhhj.v11i23
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288577441792