Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kelecom, Katharina Jeanne
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chaves, Simone da Cruz, Quintans, Verônica Passos Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593
Resumo: A pandemia de coronavírus, que atingiu o planeta a partir de 2019, modificou diferentes esferas das relações humanas. O distanciamento social praticado como condição de preservação à saúde impôs, consequentemente, diversos desafios aos mais variados setores da sociedade, em especial, à educação, que precisou, de um dia para o outro, tornar-se digital.  Para a grande maioria dos docentes, o ensino remoto chegou revirando os paradigmas educacionais e comunicacionais que, apesar de se situarem cronologicamente no século XXI, ainda remontam a tempos distantes, anteriores ao século XIX. Apropriar-se de forma consciente das interfaces digitais, conhecendo suas limitações e suas potencialidades, foi o direcionamento estabelecido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Produção de Material Didático para o Ensino Remoto de francês do 6º ano do Colégio Pedro II (CPII) durante o período denominado pela Instituição como atividades não presenciais de apoio cognitivo e emocional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é descrever os caminhos escolhidos para a produção desse material didático, correlacionando-o às experiências vivenciadas durante a oferta dessas atividades que foram quinzenalmente publicadas na plataforma Moodle do CPII, entre os meses de setembro e dezembro de 2020. O instrumento utilizado para verificar as limitações e potencialidades do material concebido foi um questionário respondido no último dia de postagem pelos alunos que participaram das atividades não obrigatórias. Os dados provenientes desse questionário foram interpretados de maneira estatística, e os resultados dessa análise sugerem que as atividades foram bem aceitas pelo corpo discente, destacando-se pela criatividade e por sua facilidade de uso.
id CP2-1_0eac1c4f6ca071fad3b4222784a9d83b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3593
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro IIFrancês. Ensino remoto emergencial. Pandemia.A pandemia de coronavírus, que atingiu o planeta a partir de 2019, modificou diferentes esferas das relações humanas. O distanciamento social praticado como condição de preservação à saúde impôs, consequentemente, diversos desafios aos mais variados setores da sociedade, em especial, à educação, que precisou, de um dia para o outro, tornar-se digital.  Para a grande maioria dos docentes, o ensino remoto chegou revirando os paradigmas educacionais e comunicacionais que, apesar de se situarem cronologicamente no século XXI, ainda remontam a tempos distantes, anteriores ao século XIX. Apropriar-se de forma consciente das interfaces digitais, conhecendo suas limitações e suas potencialidades, foi o direcionamento estabelecido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Produção de Material Didático para o Ensino Remoto de francês do 6º ano do Colégio Pedro II (CPII) durante o período denominado pela Instituição como atividades não presenciais de apoio cognitivo e emocional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é descrever os caminhos escolhidos para a produção desse material didático, correlacionando-o às experiências vivenciadas durante a oferta dessas atividades que foram quinzenalmente publicadas na plataforma Moodle do CPII, entre os meses de setembro e dezembro de 2020. O instrumento utilizado para verificar as limitações e potencialidades do material concebido foi um questionário respondido no último dia de postagem pelos alunos que participaram das atividades não obrigatórias. Os dados provenientes desse questionário foram interpretados de maneira estatística, e os resultados dessa análise sugerem que as atividades foram bem aceitas pelo corpo discente, destacando-se pela criatividade e por sua facilidade de uso.Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 3 (2021): Vol 1, No 3 (2021): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II25954792reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593/2262Kelecom, Katharina JeanneChaves, Simone da CruzQuintans, Verônica Passos Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-09T14:11:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3593Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-02-09T14:11:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II
title Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II
spellingShingle Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II
Kelecom, Katharina Jeanne
Francês. Ensino remoto emergencial. Pandemia.
title_short Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II
title_full Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II
title_fullStr Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II
title_full_unstemmed Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II
title_sort Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II
author Kelecom, Katharina Jeanne
author_facet Kelecom, Katharina Jeanne
Chaves, Simone da Cruz
Quintans, Verônica Passos Alves
author_role author
author2 Chaves, Simone da Cruz
Quintans, Verônica Passos Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kelecom, Katharina Jeanne
Chaves, Simone da Cruz
Quintans, Verônica Passos Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Francês. Ensino remoto emergencial. Pandemia.
topic Francês. Ensino remoto emergencial. Pandemia.
description A pandemia de coronavírus, que atingiu o planeta a partir de 2019, modificou diferentes esferas das relações humanas. O distanciamento social praticado como condição de preservação à saúde impôs, consequentemente, diversos desafios aos mais variados setores da sociedade, em especial, à educação, que precisou, de um dia para o outro, tornar-se digital.  Para a grande maioria dos docentes, o ensino remoto chegou revirando os paradigmas educacionais e comunicacionais que, apesar de se situarem cronologicamente no século XXI, ainda remontam a tempos distantes, anteriores ao século XIX. Apropriar-se de forma consciente das interfaces digitais, conhecendo suas limitações e suas potencialidades, foi o direcionamento estabelecido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Produção de Material Didático para o Ensino Remoto de francês do 6º ano do Colégio Pedro II (CPII) durante o período denominado pela Instituição como atividades não presenciais de apoio cognitivo e emocional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é descrever os caminhos escolhidos para a produção desse material didático, correlacionando-o às experiências vivenciadas durante a oferta dessas atividades que foram quinzenalmente publicadas na plataforma Moodle do CPII, entre os meses de setembro e dezembro de 2020. O instrumento utilizado para verificar as limitações e potencialidades do material concebido foi um questionário respondido no último dia de postagem pelos alunos que participaram das atividades não obrigatórias. Os dados provenientes desse questionário foram interpretados de maneira estatística, e os resultados dessa análise sugerem que as atividades foram bem aceitas pelo corpo discente, destacando-se pela criatividade e por sua facilidade de uso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593/2262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 3 (2021): Vol 1, No 3 (2021): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
25954792
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042182073909248