Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593 |
Resumo: | A pandemia de coronavírus, que atingiu o planeta a partir de 2019, modificou diferentes esferas das relações humanas. O distanciamento social praticado como condição de preservação à saúde impôs, consequentemente, diversos desafios aos mais variados setores da sociedade, em especial, à educação, que precisou, de um dia para o outro, tornar-se digital. Para a grande maioria dos docentes, o ensino remoto chegou revirando os paradigmas educacionais e comunicacionais que, apesar de se situarem cronologicamente no século XXI, ainda remontam a tempos distantes, anteriores ao século XIX. Apropriar-se de forma consciente das interfaces digitais, conhecendo suas limitações e suas potencialidades, foi o direcionamento estabelecido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Produção de Material Didático para o Ensino Remoto de francês do 6º ano do Colégio Pedro II (CPII) durante o período denominado pela Instituição como atividades não presenciais de apoio cognitivo e emocional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é descrever os caminhos escolhidos para a produção desse material didático, correlacionando-o às experiências vivenciadas durante a oferta dessas atividades que foram quinzenalmente publicadas na plataforma Moodle do CPII, entre os meses de setembro e dezembro de 2020. O instrumento utilizado para verificar as limitações e potencialidades do material concebido foi um questionário respondido no último dia de postagem pelos alunos que participaram das atividades não obrigatórias. Os dados provenientes desse questionário foram interpretados de maneira estatística, e os resultados dessa análise sugerem que as atividades foram bem aceitas pelo corpo discente, destacando-se pela criatividade e por sua facilidade de uso. |
id |
CP2-1_0eac1c4f6ca071fad3b4222784a9d83b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3593 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro IIFrancês. Ensino remoto emergencial. Pandemia.A pandemia de coronavírus, que atingiu o planeta a partir de 2019, modificou diferentes esferas das relações humanas. O distanciamento social praticado como condição de preservação à saúde impôs, consequentemente, diversos desafios aos mais variados setores da sociedade, em especial, à educação, que precisou, de um dia para o outro, tornar-se digital. Para a grande maioria dos docentes, o ensino remoto chegou revirando os paradigmas educacionais e comunicacionais que, apesar de se situarem cronologicamente no século XXI, ainda remontam a tempos distantes, anteriores ao século XIX. Apropriar-se de forma consciente das interfaces digitais, conhecendo suas limitações e suas potencialidades, foi o direcionamento estabelecido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Produção de Material Didático para o Ensino Remoto de francês do 6º ano do Colégio Pedro II (CPII) durante o período denominado pela Instituição como atividades não presenciais de apoio cognitivo e emocional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é descrever os caminhos escolhidos para a produção desse material didático, correlacionando-o às experiências vivenciadas durante a oferta dessas atividades que foram quinzenalmente publicadas na plataforma Moodle do CPII, entre os meses de setembro e dezembro de 2020. O instrumento utilizado para verificar as limitações e potencialidades do material concebido foi um questionário respondido no último dia de postagem pelos alunos que participaram das atividades não obrigatórias. Os dados provenientes desse questionário foram interpretados de maneira estatística, e os resultados dessa análise sugerem que as atividades foram bem aceitas pelo corpo discente, destacando-se pela criatividade e por sua facilidade de uso.Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 3 (2021): Vol 1, No 3 (2021): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II25954792reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593/2262Kelecom, Katharina JeanneChaves, Simone da CruzQuintans, Verônica Passos Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-09T14:11:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3593Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-02-09T14:11:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II |
title |
Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II |
spellingShingle |
Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II Kelecom, Katharina Jeanne Francês. Ensino remoto emergencial. Pandemia. |
title_short |
Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II |
title_full |
Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II |
title_fullStr |
Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II |
title_full_unstemmed |
Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II |
title_sort |
Ensinar Francês para o 6º ano em tempos de pandemia: limites e potencialidades do ensino remoto no Colégio Pedro II |
author |
Kelecom, Katharina Jeanne |
author_facet |
Kelecom, Katharina Jeanne Chaves, Simone da Cruz Quintans, Verônica Passos Alves |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Simone da Cruz Quintans, Verônica Passos Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kelecom, Katharina Jeanne Chaves, Simone da Cruz Quintans, Verônica Passos Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Francês. Ensino remoto emergencial. Pandemia. |
topic |
Francês. Ensino remoto emergencial. Pandemia. |
description |
A pandemia de coronavírus, que atingiu o planeta a partir de 2019, modificou diferentes esferas das relações humanas. O distanciamento social praticado como condição de preservação à saúde impôs, consequentemente, diversos desafios aos mais variados setores da sociedade, em especial, à educação, que precisou, de um dia para o outro, tornar-se digital. Para a grande maioria dos docentes, o ensino remoto chegou revirando os paradigmas educacionais e comunicacionais que, apesar de se situarem cronologicamente no século XXI, ainda remontam a tempos distantes, anteriores ao século XIX. Apropriar-se de forma consciente das interfaces digitais, conhecendo suas limitações e suas potencialidades, foi o direcionamento estabelecido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Produção de Material Didático para o Ensino Remoto de francês do 6º ano do Colégio Pedro II (CPII) durante o período denominado pela Instituição como atividades não presenciais de apoio cognitivo e emocional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é descrever os caminhos escolhidos para a produção desse material didático, correlacionando-o às experiências vivenciadas durante a oferta dessas atividades que foram quinzenalmente publicadas na plataforma Moodle do CPII, entre os meses de setembro e dezembro de 2020. O instrumento utilizado para verificar as limitações e potencialidades do material concebido foi um questionário respondido no último dia de postagem pelos alunos que participaram das atividades não obrigatórias. Os dados provenientes desse questionário foram interpretados de maneira estatística, e os resultados dessa análise sugerem que as atividades foram bem aceitas pelo corpo discente, destacando-se pela criatividade e por sua facilidade de uso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/3593/2262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 3 (2021): Vol 1, No 3 (2021): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II 25954792 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042182073909248 |