Ensino de História em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/914 |
Resumo: | Este artigo trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, com a finalidade de descrever as experiências vivenciadas por dois docentes de um colégio de aplicação de uma universidade pública federal do Brasil, no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Apresentamos suas experiências, reflexões e dados desse processo que se articulou e se desenvolveu mediado pelas tecnologias digitais e pelos vários desafios presentes nesse inédito cenário. Por meio da aplicação de questionários e análise da própria prática, essa experiência permitiu conhecer as peculiaridades do acesso, uso e mediação das tecnologias digitais pelos estudantes. Identificamos que podemos trazer novas metodologias, novas ferramentas para que, diante dos estudantes, as interações sejam potencializadas com o uso das tecnologias digitais, como recurso de criticidade e criatividade, confirmando que questões socialmente vivas estão presentes mais do que nunca em nosso cotidiano. |
id |
ANPUH-2_2dfd4c315b4aefacf33ca3d6164023da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rhhj.anpuh.org:article/914 |
network_acronym_str |
ANPUH-2 |
network_name_str |
Revista história hoje |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História em tempos de pandemiaEnsino de História; Ensino remoto emergencial; PandemiaEste artigo trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, com a finalidade de descrever as experiências vivenciadas por dois docentes de um colégio de aplicação de uma universidade pública federal do Brasil, no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Apresentamos suas experiências, reflexões e dados desse processo que se articulou e se desenvolveu mediado pelas tecnologias digitais e pelos vários desafios presentes nesse inédito cenário. Por meio da aplicação de questionários e análise da própria prática, essa experiência permitiu conhecer as peculiaridades do acesso, uso e mediação das tecnologias digitais pelos estudantes. Identificamos que podemos trazer novas metodologias, novas ferramentas para que, diante dos estudantes, as interações sejam potencializadas com o uso das tecnologias digitais, como recurso de criticidade e criatividade, confirmando que questões socialmente vivas estão presentes mais do que nunca em nosso cotidiano.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilCosta, Júlio Cesar Virgínio daPereira, Andreia de Assis2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/91410.20949/rhhj.v11i23.914Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 209-2301806-399310.20949/rhhj.v11i23reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/914/469Direitos autorais 2022 Júlio Cesar Virgínio da Costa, Aandreia de Assis Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T23:02:17Zoai:rhhj.anpuh.org:article/914Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2022-11-16T23:02:17Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História em tempos de pandemia |
title |
Ensino de História em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Ensino de História em tempos de pandemia Costa, Júlio Cesar Virgínio da Ensino de História; Ensino remoto emergencial; Pandemia |
title_short |
Ensino de História em tempos de pandemia |
title_full |
Ensino de História em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Ensino de História em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Ensino de História em tempos de pandemia |
title_sort |
Ensino de História em tempos de pandemia |
author |
Costa, Júlio Cesar Virgínio da |
author_facet |
Costa, Júlio Cesar Virgínio da Pereira, Andreia de Assis |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Andreia de Assis |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Júlio Cesar Virgínio da Pereira, Andreia de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História; Ensino remoto emergencial; Pandemia |
topic |
Ensino de História; Ensino remoto emergencial; Pandemia |
description |
Este artigo trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, com a finalidade de descrever as experiências vivenciadas por dois docentes de um colégio de aplicação de uma universidade pública federal do Brasil, no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Apresentamos suas experiências, reflexões e dados desse processo que se articulou e se desenvolveu mediado pelas tecnologias digitais e pelos vários desafios presentes nesse inédito cenário. Por meio da aplicação de questionários e análise da própria prática, essa experiência permitiu conhecer as peculiaridades do acesso, uso e mediação das tecnologias digitais pelos estudantes. Identificamos que podemos trazer novas metodologias, novas ferramentas para que, diante dos estudantes, as interações sejam potencializadas com o uso das tecnologias digitais, como recurso de criticidade e criatividade, confirmando que questões socialmente vivas estão presentes mais do que nunca em nosso cotidiano. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Dossiê |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/914 10.20949/rhhj.v11i23.914 |
url |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/914 |
identifier_str_mv |
10.20949/rhhj.v11i23.914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/914/469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Júlio Cesar Virgínio da Costa, Aandreia de Assis Pereira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Júlio Cesar Virgínio da Costa, Aandreia de Assis Pereira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista História Hoje; v. 11, n. 23 (2022): Julho-Dezembro; 209-230 1806-3993 10.20949/rhhj.v11i23 reponame:Revista história hoje instname:Associação Nacional de História (ANPUH) instacron:ANPUH |
instname_str |
Associação Nacional de História (ANPUH) |
instacron_str |
ANPUH |
institution |
ANPUH |
reponame_str |
Revista história hoje |
collection |
Revista história hoje |
repository.name.fl_str_mv |
Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH) |
repository.mail.fl_str_mv |
rhhjeditor@anpuh.org |
_version_ |
1798315288577441792 |