Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação histórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista história hoje |
Texto Completo: | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/536 |
Resumo: | Propomos uma problematização sobre os objetivos e finalidades da aprendizagem histórica a partir de duas concepções centrais: a aprendizagem conceitual e a orientação temporal. Tomamos como base teórica os estudos e reflexões da Educação Histórica, especialmente na sua vertente inglesa, bem como as conceituações advindas de estudos da Didática da História na Alemanha. O artigo, em sua primeira parte, visa fundamentar teoricamente essas preocupações, recorrendo a um debate entre os autores de referência para mostrar sua complexidade e profundidade. Na segunda parte apresentamos uma investigação empírica, que permite aprofundar a problemática apresentada. O estudo em questão demonstra como uma aprendizagem de conceitos meta-históricos não necessariamente coaduna com determinados pressupostos, segundo os quais essa qualificação contribuiria para o desenvolvimento de um viés de atuação social mais voltado ao reconhecimento do outro e à valorização de princípios humanistas e democráticos. |
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Da aprendizagem conceitual à orientação temporal: pressupostos e indagações das/às investigações em educação históricaHistória; Educação.Propomos uma problematização sobre os objetivos e finalidades da aprendizagem histórica a partir de duas concepções centrais: a aprendizagem conceitual e a orientação temporal. Tomamos como base teórica os estudos e reflexões da Educação Histórica, especialmente na sua vertente inglesa, bem como as conceituações advindas de estudos da Didática da História na Alemanha. O artigo, em sua primeira parte, visa fundamentar teoricamente essas preocupações, recorrendo a um debate entre os autores de referência para mostrar sua complexidade e profundidade. Na segunda parte apresentamos uma investigação empírica, que permite aprofundar a problemática apresentada. O estudo em questão demonstra como uma aprendizagem de conceitos meta-históricos não necessariamente coaduna com determinados pressupostos, segundo os quais essa qualificação contribuiria para o desenvolvimento de um viés de atuação social mais voltado ao reconhecimento do outro e à valorização de princípios humanistas e democráticos.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilPRPPG-UNILA e CNPQ.de Souza, Éder Cristiano2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/53610.20949/rhhj.v8i16.536Revista História Hoje; v. 8, n. 16 (2019): Julho-Dezembro; 50-691806-399310.20949/rhhj.v8i16reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/536/332https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/536/207https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/536/20810.20949/rhhj.v8i16.536.s20710.20949/rhhj.v8i16.536.s208Direitos autorais 2020 Éder Cristiano de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-06T13:57:13Zoai:rhhj.anpuh.org:article/536Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2020-04-06T13:57:13Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false |
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