Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Elizabeth Danziato
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/585
Resumo: Este artigo analisa os principais aspectos evidenciados em uma pesquisa sobre o curso de Pedagogia no Brasil, realizada com o propósito de contrastar a formação do pedagogo brasileiro, a partir do exame dos principais documentos oficiais a ele referidos com o pensamento dos pedagogos respeito ao contexto em que desenvolvem suas práticas profissionais, objeto de estudo da tese de doutorado (REGO, 2015). A referida pesquisa utilizou uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa, por meio de Análise Documental e Trabalho de Campo (questionário, entrevistas e grupos de discussão). Os principais resultados indicam importantes evidências sobre a discordância entre a formação recebida em Pedagogia e os postos de trabalho atuais, consequência da inobservância de formação acadêmica para a atuação em Espaços Não Escolares e da necessidade de avaliação das DCNP/MEC/2006.
id BASR-0_22631bccaf55e5f535078a765cf0cd63
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/585
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st centuryFormação do Pedagogo. Espaços Escolares. Espaços Não Escolares. Educação e Tecnologias.Este artigo analisa os principais aspectos evidenciados em uma pesquisa sobre o curso de Pedagogia no Brasil, realizada com o propósito de contrastar a formação do pedagogo brasileiro, a partir do exame dos principais documentos oficiais a ele referidos com o pensamento dos pedagogos respeito ao contexto em que desenvolvem suas práticas profissionais, objeto de estudo da tese de doutorado (REGO, 2015). A referida pesquisa utilizou uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa, por meio de Análise Documental e Trabalho de Campo (questionário, entrevistas e grupos de discussão). Os principais resultados indicam importantes evidências sobre a discordância entre a formação recebida em Pedagogia e os postos de trabalho atuais, consequência da inobservância de formação acadêmica para a atuação em Espaços Não Escolares e da necessidade de avaliação das DCNP/MEC/2006.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/58510.34115/basr.v2i6.585Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 6 (2018); 1901-1915Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 6 (2018); 1901-19152595-36212595-362110.34115/basr.v2i6reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/585/503Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRego, Elizabeth Danziato2018-10-29T20:56:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/585Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-29T20:56:06Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century
title Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century
spellingShingle Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century
Rego, Elizabeth Danziato
Formação do Pedagogo. Espaços Escolares. Espaços Não Escolares. Educação e Tecnologias.
title_short Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century
title_full Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century
title_fullStr Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century
title_full_unstemmed Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century
title_sort Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century
author Rego, Elizabeth Danziato
author_facet Rego, Elizabeth Danziato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Elizabeth Danziato
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do Pedagogo. Espaços Escolares. Espaços Não Escolares. Educação e Tecnologias.
topic Formação do Pedagogo. Espaços Escolares. Espaços Não Escolares. Educação e Tecnologias.
description Este artigo analisa os principais aspectos evidenciados em uma pesquisa sobre o curso de Pedagogia no Brasil, realizada com o propósito de contrastar a formação do pedagogo brasileiro, a partir do exame dos principais documentos oficiais a ele referidos com o pensamento dos pedagogos respeito ao contexto em que desenvolvem suas práticas profissionais, objeto de estudo da tese de doutorado (REGO, 2015). A referida pesquisa utilizou uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa, por meio de Análise Documental e Trabalho de Campo (questionário, entrevistas e grupos de discussão). Os principais resultados indicam importantes evidências sobre a discordância entre a formação recebida em Pedagogia e os postos de trabalho atuais, consequência da inobservância de formação acadêmica para a atuação em Espaços Não Escolares e da necessidade de avaliação das DCNP/MEC/2006.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/585
10.34115/basr.v2i6.585
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/585
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i6.585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/585/503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 6 (2018); 1901-1915
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 6 (2018); 1901-1915
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i6
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004977623040