Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/585 |
Resumo: | Este artigo analisa os principais aspectos evidenciados em uma pesquisa sobre o curso de Pedagogia no Brasil, realizada com o propósito de contrastar a formação do pedagogo brasileiro, a partir do exame dos principais documentos oficiais a ele referidos com o pensamento dos pedagogos respeito ao contexto em que desenvolvem suas práticas profissionais, objeto de estudo da tese de doutorado (REGO, 2015). A referida pesquisa utilizou uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa, por meio de Análise Documental e Trabalho de Campo (questionário, entrevistas e grupos de discussão). Os principais resultados indicam importantes evidências sobre a discordância entre a formação recebida em Pedagogia e os postos de trabalho atuais, consequência da inobservância de formação acadêmica para a atuação em Espaços Não Escolares e da necessidade de avaliação das DCNP/MEC/2006. |
id |
BASR-0_22631bccaf55e5f535078a765cf0cd63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/585 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st centuryFormação do Pedagogo. Espaços Escolares. Espaços Não Escolares. Educação e Tecnologias.Este artigo analisa os principais aspectos evidenciados em uma pesquisa sobre o curso de Pedagogia no Brasil, realizada com o propósito de contrastar a formação do pedagogo brasileiro, a partir do exame dos principais documentos oficiais a ele referidos com o pensamento dos pedagogos respeito ao contexto em que desenvolvem suas práticas profissionais, objeto de estudo da tese de doutorado (REGO, 2015). A referida pesquisa utilizou uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa, por meio de Análise Documental e Trabalho de Campo (questionário, entrevistas e grupos de discussão). Os principais resultados indicam importantes evidências sobre a discordância entre a formação recebida em Pedagogia e os postos de trabalho atuais, consequência da inobservância de formação acadêmica para a atuação em Espaços Não Escolares e da necessidade de avaliação das DCNP/MEC/2006.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/58510.34115/basr.v2i6.585Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 6 (2018); 1901-1915Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 6 (2018); 1901-19152595-36212595-362110.34115/basr.v2i6reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/585/503Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRego, Elizabeth Danziato2018-10-29T20:56:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/585Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-29T20:56:06Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century |
title |
Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century |
spellingShingle |
Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century Rego, Elizabeth Danziato Formação do Pedagogo. Espaços Escolares. Espaços Não Escolares. Educação e Tecnologias. |
title_short |
Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century |
title_full |
Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century |
title_fullStr |
Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century |
title_full_unstemmed |
Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century |
title_sort |
Do quadro à tela: desafios para a formação do pedagogo Brasileiro no século XXI / From painting to canvas: challenges for the formation of the Brazilian pedagogue in the 21st century |
author |
Rego, Elizabeth Danziato |
author_facet |
Rego, Elizabeth Danziato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rego, Elizabeth Danziato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do Pedagogo. Espaços Escolares. Espaços Não Escolares. Educação e Tecnologias. |
topic |
Formação do Pedagogo. Espaços Escolares. Espaços Não Escolares. Educação e Tecnologias. |
description |
Este artigo analisa os principais aspectos evidenciados em uma pesquisa sobre o curso de Pedagogia no Brasil, realizada com o propósito de contrastar a formação do pedagogo brasileiro, a partir do exame dos principais documentos oficiais a ele referidos com o pensamento dos pedagogos respeito ao contexto em que desenvolvem suas práticas profissionais, objeto de estudo da tese de doutorado (REGO, 2015). A referida pesquisa utilizou uma combinação de abordagens qualitativa e quantitativa, por meio de Análise Documental e Trabalho de Campo (questionário, entrevistas e grupos de discussão). Os principais resultados indicam importantes evidências sobre a discordância entre a formação recebida em Pedagogia e os postos de trabalho atuais, consequência da inobservância de formação acadêmica para a atuação em Espaços Não Escolares e da necessidade de avaliação das DCNP/MEC/2006. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/585 10.34115/basr.v2i6.585 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/585 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i6.585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/585/503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 6 (2018); 1901-1915 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 6 (2018); 1901-1915 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i6 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004977623040 |