Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/435 |
Resumo: | Para se alcançar um salto de qualidade na educação, é preciso buscar não só o desenvolvimento e enriquecimento de competências, mas principalmente uma mudança significativa na formação e na construção da identidade profissional dos que se dedicam ao oficio de ensinar, e esse processo de qualidade do qual falamos se passa pela formação do professor, nesta perspectiva, este trabalho objetiva analisar as concepções docentes acerca das formações realizadas pela Secretária de Educação de Fortaleza (SME) com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um trabalho fruto da disciplina denominada Estágio Supervisionado/ Pesquisa e Diagnóstico, no curso Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior cursada por nós em uma instituição de ensino superior pública do estado do Ceará e justifica-se pela relevância em se discutir acerca da relação existente entre a formação oferecida por um determinado município do Ceará aos seus docentes e suas concepções acerca das articulações implicadas neste processo formativo. Como parte integrante do primeiro momento foi realizada uma revisão bibliográfica para fundamentação teórica sobre o tema Formação de Professores e em seguida foi realizada pesquisa de campo a qual foi elaborado um questionário sobre aspectos que ajudasse a entender melhor a problemática. Para tanto, fundamentamos este escrito nos pressupostos dos seguintes pesquisadores como: Alarcão (1993), Candau (1997), Freire (2013), Freitas (1999), Nóvoa (1991), Ranzi (1999), Saviani (2007), Schon (1992) entre outros. Após aplicação do instrumental de coleta de dados em forma de questionário, analisamos e categorizamos os dados em quadros. A partir desta pesquisa, realizada no mês de outubro de 2016 apreendemos que as formações da SME, em sua maioria, não condizem com aquilo que os professores pensam e precisam para a transformação da sua prática pedagógica por falta de paralelo com realidade do professor em sala/formações. Palavras-chave: Formação de professores. Concepção docente. Práxis docente |
id |
BASR-0_4c19c7ee1c02760e05fe3fb94d07edc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/435 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledgeFormação de professores. Concepção docente. Práxis docentePara se alcançar um salto de qualidade na educação, é preciso buscar não só o desenvolvimento e enriquecimento de competências, mas principalmente uma mudança significativa na formação e na construção da identidade profissional dos que se dedicam ao oficio de ensinar, e esse processo de qualidade do qual falamos se passa pela formação do professor, nesta perspectiva, este trabalho objetiva analisar as concepções docentes acerca das formações realizadas pela Secretária de Educação de Fortaleza (SME) com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um trabalho fruto da disciplina denominada Estágio Supervisionado/ Pesquisa e Diagnóstico, no curso Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior cursada por nós em uma instituição de ensino superior pública do estado do Ceará e justifica-se pela relevância em se discutir acerca da relação existente entre a formação oferecida por um determinado município do Ceará aos seus docentes e suas concepções acerca das articulações implicadas neste processo formativo. Como parte integrante do primeiro momento foi realizada uma revisão bibliográfica para fundamentação teórica sobre o tema Formação de Professores e em seguida foi realizada pesquisa de campo a qual foi elaborado um questionário sobre aspectos que ajudasse a entender melhor a problemática. Para tanto, fundamentamos este escrito nos pressupostos dos seguintes pesquisadores como: Alarcão (1993), Candau (1997), Freire (2013), Freitas (1999), Nóvoa (1991), Ranzi (1999), Saviani (2007), Schon (1992) entre outros. Após aplicação do instrumental de coleta de dados em forma de questionário, analisamos e categorizamos os dados em quadros. A partir desta pesquisa, realizada no mês de outubro de 2016 apreendemos que as formações da SME, em sua maioria, não condizem com aquilo que os professores pensam e precisam para a transformação da sua prática pedagógica por falta de paralelo com realidade do professor em sala/formações. Palavras-chave: Formação de professores. Concepção docente. Práxis docenteBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/43510.34115/basr.v2i2.435Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 2 (2018); 724-733Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 2 (2018); 724-7332595-36212595-362110.34115/basr.v2i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/435/379Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, PetrônioSilva Júnior, José Narcélio Barbosa daSilva, Andréa da Costa2018-09-16T21:38:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/435Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-09-16T21:38:49Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledge |
title |
Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledge |
spellingShingle |
Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledge Cavalcante, Petrônio Formação de professores. Concepção docente. Práxis docente |
title_short |
Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledge |
title_full |
Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledge |
title_fullStr |
Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledge |
title_full_unstemmed |
Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledge |
title_sort |
Processos de formação continuada da SME de Fortaleza: saberes docentes / Continuous training processes of the SME of Fortaleza: teacher knowledge |
author |
Cavalcante, Petrônio |
author_facet |
Cavalcante, Petrônio Silva Júnior, José Narcélio Barbosa da Silva, Andréa da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Silva Júnior, José Narcélio Barbosa da Silva, Andréa da Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Petrônio Silva Júnior, José Narcélio Barbosa da Silva, Andréa da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Concepção docente. Práxis docente |
topic |
Formação de professores. Concepção docente. Práxis docente |
description |
Para se alcançar um salto de qualidade na educação, é preciso buscar não só o desenvolvimento e enriquecimento de competências, mas principalmente uma mudança significativa na formação e na construção da identidade profissional dos que se dedicam ao oficio de ensinar, e esse processo de qualidade do qual falamos se passa pela formação do professor, nesta perspectiva, este trabalho objetiva analisar as concepções docentes acerca das formações realizadas pela Secretária de Educação de Fortaleza (SME) com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um trabalho fruto da disciplina denominada Estágio Supervisionado/ Pesquisa e Diagnóstico, no curso Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior cursada por nós em uma instituição de ensino superior pública do estado do Ceará e justifica-se pela relevância em se discutir acerca da relação existente entre a formação oferecida por um determinado município do Ceará aos seus docentes e suas concepções acerca das articulações implicadas neste processo formativo. Como parte integrante do primeiro momento foi realizada uma revisão bibliográfica para fundamentação teórica sobre o tema Formação de Professores e em seguida foi realizada pesquisa de campo a qual foi elaborado um questionário sobre aspectos que ajudasse a entender melhor a problemática. Para tanto, fundamentamos este escrito nos pressupostos dos seguintes pesquisadores como: Alarcão (1993), Candau (1997), Freire (2013), Freitas (1999), Nóvoa (1991), Ranzi (1999), Saviani (2007), Schon (1992) entre outros. Após aplicação do instrumental de coleta de dados em forma de questionário, analisamos e categorizamos os dados em quadros. A partir desta pesquisa, realizada no mês de outubro de 2016 apreendemos que as formações da SME, em sua maioria, não condizem com aquilo que os professores pensam e precisam para a transformação da sua prática pedagógica por falta de paralelo com realidade do professor em sala/formações. Palavras-chave: Formação de professores. Concepção docente. Práxis docente |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/435 10.34115/basr.v2i2.435 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/435 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i2.435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/435/379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 2 (2018); 724-733 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 2 (2018); 724-733 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i2 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004436557824 |