Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veraldo Junior, Lucio Garcia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Almeida, Benedito Manoel, Pirtouscheg, André Luis Ortiz, Galam, Luiz Rogério, Marins, Fernando Augusto Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/56687
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo prover um referencial teórico que compreende temas sobre teoria da aprendizagem, fundamentos de ensino metacognitivo e aprendizagem significativa. Analisando as obras selecionadas, buscou estabelecer correlações que serviram como contribuições de autores para melhorar a compreensão dos fundamentos da temática estudada. Além disso, tem o propósito de descrever os modelos conceitos a partir de revisão da literatura de modo a estabelecer métodos de planejamento de ensino para o melhor desenvolvimento dos estudantes. Para tal escolha, é utilizado o AHP (Analityc Hierarchy Process) para escolher as melhores práticas de ensino.
id BASR-0_6d2012a389bdfb175ac213a8f5567f7a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56687
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicasAHPaprendizagem significativametacognitivopráticas de ensinoEssa pesquisa tem como objetivo prover um referencial teórico que compreende temas sobre teoria da aprendizagem, fundamentos de ensino metacognitivo e aprendizagem significativa. Analisando as obras selecionadas, buscou estabelecer correlações que serviram como contribuições de autores para melhorar a compreensão dos fundamentos da temática estudada. Além disso, tem o propósito de descrever os modelos conceitos a partir de revisão da literatura de modo a estabelecer métodos de planejamento de ensino para o melhor desenvolvimento dos estudantes. Para tal escolha, é utilizado o AHP (Analityc Hierarchy Process) para escolher as melhores práticas de ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/5668710.34115/basrv7n1-009Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 1 (2023); 123-134Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 1 (2023); 123-134Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 1 (2023); 123-1342595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/56687/41584Veraldo Junior, Lucio Garciade Almeida, Benedito ManoelPirtouscheg, André Luis OrtizGalam, Luiz RogérioMarins, Fernando Augusto Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-23T17:51:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56687Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2023-02-23T17:51:38Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas
title Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas
spellingShingle Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas
Veraldo Junior, Lucio Garcia
AHP
aprendizagem significativa
metacognitivo
práticas de ensino
title_short Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas
title_full Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas
title_fullStr Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas
title_sort Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas
author Veraldo Junior, Lucio Garcia
author_facet Veraldo Junior, Lucio Garcia
de Almeida, Benedito Manoel
Pirtouscheg, André Luis Ortiz
Galam, Luiz Rogério
Marins, Fernando Augusto Silva
author_role author
author2 de Almeida, Benedito Manoel
Pirtouscheg, André Luis Ortiz
Galam, Luiz Rogério
Marins, Fernando Augusto Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veraldo Junior, Lucio Garcia
de Almeida, Benedito Manoel
Pirtouscheg, André Luis Ortiz
Galam, Luiz Rogério
Marins, Fernando Augusto Silva
dc.subject.por.fl_str_mv AHP
aprendizagem significativa
metacognitivo
práticas de ensino
topic AHP
aprendizagem significativa
metacognitivo
práticas de ensino
description Essa pesquisa tem como objetivo prover um referencial teórico que compreende temas sobre teoria da aprendizagem, fundamentos de ensino metacognitivo e aprendizagem significativa. Analisando as obras selecionadas, buscou estabelecer correlações que serviram como contribuições de autores para melhorar a compreensão dos fundamentos da temática estudada. Além disso, tem o propósito de descrever os modelos conceitos a partir de revisão da literatura de modo a estabelecer métodos de planejamento de ensino para o melhor desenvolvimento dos estudantes. Para tal escolha, é utilizado o AHP (Analityc Hierarchy Process) para escolher as melhores práticas de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/56687
10.34115/basrv7n1-009
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/56687
identifier_str_mv 10.34115/basrv7n1-009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/56687/41584
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 1 (2023); 123-134
Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 1 (2023); 123-134
Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 1 (2023); 123-134
2595-3621
2595-3621
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240003966795776