Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/56687 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo prover um referencial teórico que compreende temas sobre teoria da aprendizagem, fundamentos de ensino metacognitivo e aprendizagem significativa. Analisando as obras selecionadas, buscou estabelecer correlações que serviram como contribuições de autores para melhorar a compreensão dos fundamentos da temática estudada. Além disso, tem o propósito de descrever os modelos conceitos a partir de revisão da literatura de modo a estabelecer métodos de planejamento de ensino para o melhor desenvolvimento dos estudantes. Para tal escolha, é utilizado o AHP (Analityc Hierarchy Process) para escolher as melhores práticas de ensino. |
id |
BASR-0_6d2012a389bdfb175ac213a8f5567f7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56687 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicasAHPaprendizagem significativametacognitivopráticas de ensinoEssa pesquisa tem como objetivo prover um referencial teórico que compreende temas sobre teoria da aprendizagem, fundamentos de ensino metacognitivo e aprendizagem significativa. Analisando as obras selecionadas, buscou estabelecer correlações que serviram como contribuições de autores para melhorar a compreensão dos fundamentos da temática estudada. Além disso, tem o propósito de descrever os modelos conceitos a partir de revisão da literatura de modo a estabelecer métodos de planejamento de ensino para o melhor desenvolvimento dos estudantes. Para tal escolha, é utilizado o AHP (Analityc Hierarchy Process) para escolher as melhores práticas de ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/5668710.34115/basrv7n1-009Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 1 (2023); 123-134Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 1 (2023); 123-134Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 1 (2023); 123-1342595-36212595-3621reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/56687/41584Veraldo Junior, Lucio Garciade Almeida, Benedito ManoelPirtouscheg, André Luis OrtizGalam, Luiz RogérioMarins, Fernando Augusto Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-23T17:51:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56687Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2023-02-23T17:51:38Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas |
title |
Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas Veraldo Junior, Lucio Garcia AHP aprendizagem significativa metacognitivo práticas de ensino |
title_short |
Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas |
title_full |
Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas |
title_sort |
Aprendizagem significativa do ensino metacognitivo utilizando AHP para definição das práticas pedagógicas |
author |
Veraldo Junior, Lucio Garcia |
author_facet |
Veraldo Junior, Lucio Garcia de Almeida, Benedito Manoel Pirtouscheg, André Luis Ortiz Galam, Luiz Rogério Marins, Fernando Augusto Silva |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Benedito Manoel Pirtouscheg, André Luis Ortiz Galam, Luiz Rogério Marins, Fernando Augusto Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veraldo Junior, Lucio Garcia de Almeida, Benedito Manoel Pirtouscheg, André Luis Ortiz Galam, Luiz Rogério Marins, Fernando Augusto Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AHP aprendizagem significativa metacognitivo práticas de ensino |
topic |
AHP aprendizagem significativa metacognitivo práticas de ensino |
description |
Essa pesquisa tem como objetivo prover um referencial teórico que compreende temas sobre teoria da aprendizagem, fundamentos de ensino metacognitivo e aprendizagem significativa. Analisando as obras selecionadas, buscou estabelecer correlações que serviram como contribuições de autores para melhorar a compreensão dos fundamentos da temática estudada. Além disso, tem o propósito de descrever os modelos conceitos a partir de revisão da literatura de modo a estabelecer métodos de planejamento de ensino para o melhor desenvolvimento dos estudantes. Para tal escolha, é utilizado o AHP (Analityc Hierarchy Process) para escolher as melhores práticas de ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/56687 10.34115/basrv7n1-009 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/56687 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv7n1-009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/56687/41584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 No. 1 (2023); 123-134 Brazilian Applied Science Review; Vol. 7 Núm. 1 (2023); 123-134 Brazilian Applied Science Review; v. 7 n. 1 (2023); 123-134 2595-3621 2595-3621 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240003966795776 |