Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/799 |
Resumo: | A disciplina de Química Geral é obrigatória na formação de engenheiros civis. Esta, por sua vez, apresenta grande relevância no que concerne a proposição de soluções na área da construção civil. Em vista disso, o presente estudo analisou as concepções dos graduandos quanto à relação dos conteúdos da disciplina de Química com a resolução de problemas na vida profissional do engenheiro. Essa correlação se deu através de indagações subjetivas e objetivas. A investigação concretizou-se com a participação efetiva dos graduandos do 9ª período do curso de Engenharia Civil de uma Instituição Particular do Ensino Superior na cidade de Aracaju/SE. Os resultados apontaram a importância do estudo da disciplina de Química Geral, pois é a partir deste conhecimento que podem ser alcançadas melhores escolhas em relação à durabilidade dos materiais e dos benefícios para o meio ambiente e para sociedade. |
id |
BASR-0_700056fb6c132fb8ce1f34896d9b194f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/799 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to interveneQuímica. Engenharia Civil. Concepções.A disciplina de Química Geral é obrigatória na formação de engenheiros civis. Esta, por sua vez, apresenta grande relevância no que concerne a proposição de soluções na área da construção civil. Em vista disso, o presente estudo analisou as concepções dos graduandos quanto à relação dos conteúdos da disciplina de Química com a resolução de problemas na vida profissional do engenheiro. Essa correlação se deu através de indagações subjetivas e objetivas. A investigação concretizou-se com a participação efetiva dos graduandos do 9ª período do curso de Engenharia Civil de uma Instituição Particular do Ensino Superior na cidade de Aracaju/SE. Os resultados apontaram a importância do estudo da disciplina de Química Geral, pois é a partir deste conhecimento que podem ser alcançadas melhores escolhas em relação à durabilidade dos materiais e dos benefícios para o meio ambiente e para sociedade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/79910.34115/basr.v3i1.799Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 515-528Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 515-5282595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/799/685Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Jonh Lennon de JesusPaixão, Valéria Vieira MouraCruz, Maria Clara Pinto2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/799Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene |
title |
Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene |
spellingShingle |
Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene Almeida, Jonh Lennon de Jesus Química. Engenharia Civil. Concepções. |
title_short |
Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene |
title_full |
Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene |
title_fullStr |
Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene |
title_full_unstemmed |
Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene |
title_sort |
Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene |
author |
Almeida, Jonh Lennon de Jesus |
author_facet |
Almeida, Jonh Lennon de Jesus Paixão, Valéria Vieira Moura Cruz, Maria Clara Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Valéria Vieira Moura Cruz, Maria Clara Pinto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Jonh Lennon de Jesus Paixão, Valéria Vieira Moura Cruz, Maria Clara Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química. Engenharia Civil. Concepções. |
topic |
Química. Engenharia Civil. Concepções. |
description |
A disciplina de Química Geral é obrigatória na formação de engenheiros civis. Esta, por sua vez, apresenta grande relevância no que concerne a proposição de soluções na área da construção civil. Em vista disso, o presente estudo analisou as concepções dos graduandos quanto à relação dos conteúdos da disciplina de Química com a resolução de problemas na vida profissional do engenheiro. Essa correlação se deu através de indagações subjetivas e objetivas. A investigação concretizou-se com a participação efetiva dos graduandos do 9ª período do curso de Engenharia Civil de uma Instituição Particular do Ensino Superior na cidade de Aracaju/SE. Os resultados apontaram a importância do estudo da disciplina de Química Geral, pois é a partir deste conhecimento que podem ser alcançadas melhores escolhas em relação à durabilidade dos materiais e dos benefícios para o meio ambiente e para sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/799 10.34115/basr.v3i1.799 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/799 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i1.799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/799/685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 515-528 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 515-528 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005130715136 |