Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jonh Lennon de Jesus
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Paixão, Valéria Vieira Moura, Cruz, Maria Clara Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/799
Resumo: A disciplina de Química Geral é obrigatória na formação de engenheiros civis. Esta, por sua vez, apresenta grande relevância no que concerne a proposição de soluções na área da construção civil. Em vista disso, o presente estudo analisou as concepções dos graduandos quanto à relação dos conteúdos da disciplina de Química com a resolução de problemas na vida profissional do engenheiro. Essa correlação se deu através de indagações subjetivas e objetivas. A investigação concretizou-se com a participação efetiva dos graduandos do 9ª período do curso de Engenharia Civil de uma Instituição Particular do Ensino Superior na cidade de Aracaju/SE. Os resultados apontaram  a importância do estudo da disciplina de Química Geral, pois é a partir deste conhecimento que podem ser alcançadas melhores escolhas em relação à durabilidade dos materiais e dos benefícios para o meio ambiente e para sociedade.
id BASR-0_700056fb6c132fb8ce1f34896d9b194f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/799
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to interveneQuímica. Engenharia Civil. Concepções.A disciplina de Química Geral é obrigatória na formação de engenheiros civis. Esta, por sua vez, apresenta grande relevância no que concerne a proposição de soluções na área da construção civil. Em vista disso, o presente estudo analisou as concepções dos graduandos quanto à relação dos conteúdos da disciplina de Química com a resolução de problemas na vida profissional do engenheiro. Essa correlação se deu através de indagações subjetivas e objetivas. A investigação concretizou-se com a participação efetiva dos graduandos do 9ª período do curso de Engenharia Civil de uma Instituição Particular do Ensino Superior na cidade de Aracaju/SE. Os resultados apontaram  a importância do estudo da disciplina de Química Geral, pois é a partir deste conhecimento que podem ser alcançadas melhores escolhas em relação à durabilidade dos materiais e dos benefícios para o meio ambiente e para sociedade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/79910.34115/basr.v3i1.799Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 515-528Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 515-5282595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/799/685Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Jonh Lennon de JesusPaixão, Valéria Vieira MouraCruz, Maria Clara Pinto2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/799Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene
title Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene
spellingShingle Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene
Almeida, Jonh Lennon de Jesus
Química. Engenharia Civil. Concepções.
title_short Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene
title_full Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene
title_fullStr Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene
title_full_unstemmed Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene
title_sort Concepções dos graduandos do curso de engenharia civil sobre conceitos científicos em química: aprender para intervir / Conceptions of the graduants of the civil engineering course on scientific concepts in chemistry: learning to intervene
author Almeida, Jonh Lennon de Jesus
author_facet Almeida, Jonh Lennon de Jesus
Paixão, Valéria Vieira Moura
Cruz, Maria Clara Pinto
author_role author
author2 Paixão, Valéria Vieira Moura
Cruz, Maria Clara Pinto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jonh Lennon de Jesus
Paixão, Valéria Vieira Moura
Cruz, Maria Clara Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Química. Engenharia Civil. Concepções.
topic Química. Engenharia Civil. Concepções.
description A disciplina de Química Geral é obrigatória na formação de engenheiros civis. Esta, por sua vez, apresenta grande relevância no que concerne a proposição de soluções na área da construção civil. Em vista disso, o presente estudo analisou as concepções dos graduandos quanto à relação dos conteúdos da disciplina de Química com a resolução de problemas na vida profissional do engenheiro. Essa correlação se deu através de indagações subjetivas e objetivas. A investigação concretizou-se com a participação efetiva dos graduandos do 9ª período do curso de Engenharia Civil de uma Instituição Particular do Ensino Superior na cidade de Aracaju/SE. Os resultados apontaram  a importância do estudo da disciplina de Química Geral, pois é a partir deste conhecimento que podem ser alcançadas melhores escolhas em relação à durabilidade dos materiais e dos benefícios para o meio ambiente e para sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/799
10.34115/basr.v3i1.799
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/799
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i1.799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/799/685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 515-528
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 515-528
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005130715136