Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoepers, Bruna Lidvina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zagheni, Elisete Santos da Silva, Martins, Thiago Luiz, Artin, Andréia de Fátima, Lima, Elyelton Cesar de Souza, Pagani, Edina Fernanda, Silveira, Giovanni Brighente, Tonolli, Michele Seferino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/929
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da aprendizagem baseada em problemas (PBL), estratégia aplicada na disciplina de Sistemas de Transportes dos cursos de Engenharia da UFSC, Campus Joinville. A pesquisa se classifica como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e, de acordo com os procedimentos técnicos, um estudo de caso.  Como principais resultados obtidos, vale destacar que a prática da PBL permite que as aulas deixem de ser estritamente expositivas e centradas no professor.  A experiência proporcionou ao estudante, além do aprendizado proposto no projeto, a experiência da autocrítica e do julgamento quanto ao desempenho dos outros membros, no caso, colegas de sala, levando-se em consideração a discrição, a ética, a imparcialidade e outras habilidades que podem ser desenvolvidas no ambiente acadêmico. 
id BASR-0_7d7897ffb5c241f1bc70ed6aab2d2618
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/929
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus JoinvilePBLSistemas de transportesEstratégia de ensino.O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da aprendizagem baseada em problemas (PBL), estratégia aplicada na disciplina de Sistemas de Transportes dos cursos de Engenharia da UFSC, Campus Joinville. A pesquisa se classifica como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e, de acordo com os procedimentos técnicos, um estudo de caso.  Como principais resultados obtidos, vale destacar que a prática da PBL permite que as aulas deixem de ser estritamente expositivas e centradas no professor.  A experiência proporcionou ao estudante, além do aprendizado proposto no projeto, a experiência da autocrítica e do julgamento quanto ao desempenho dos outros membros, no caso, colegas de sala, levando-se em consideração a discrição, a ética, a imparcialidade e outras habilidades que podem ser desenvolvidas no ambiente acadêmico. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/92910.34115/basr.v3i2.929Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 918-932Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 918-9322595-36212595-362110.34115/basr.v3i2reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/929/809Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessHoepers, Bruna LidvinaZagheni, Elisete Santos da SilvaMartins, Thiago LuizArtin, Andréia de FátimaLima, Elyelton Cesar de SouzaPagani, Edina FernandaSilveira, Giovanni BrighenteTonolli, Michele Seferino2019-06-04T13:54:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/929Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-06-04T13:54:47Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile
title Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile
Hoepers, Bruna Lidvina
PBL
Sistemas de transportes
Estratégia de ensino.
title_short Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile
title_full Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile
title_sort Aprendizagem baseada em problemas (PBL): um relato de experiência em cursos de engenharia da UFSC, Campus Joinville / Problem-based learning (PBL): a description of experiences in engineering courses at UFSC, Campus Joinvile
author Hoepers, Bruna Lidvina
author_facet Hoepers, Bruna Lidvina
Zagheni, Elisete Santos da Silva
Martins, Thiago Luiz
Artin, Andréia de Fátima
Lima, Elyelton Cesar de Souza
Pagani, Edina Fernanda
Silveira, Giovanni Brighente
Tonolli, Michele Seferino
author_role author
author2 Zagheni, Elisete Santos da Silva
Martins, Thiago Luiz
Artin, Andréia de Fátima
Lima, Elyelton Cesar de Souza
Pagani, Edina Fernanda
Silveira, Giovanni Brighente
Tonolli, Michele Seferino
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoepers, Bruna Lidvina
Zagheni, Elisete Santos da Silva
Martins, Thiago Luiz
Artin, Andréia de Fátima
Lima, Elyelton Cesar de Souza
Pagani, Edina Fernanda
Silveira, Giovanni Brighente
Tonolli, Michele Seferino
dc.subject.por.fl_str_mv PBL
Sistemas de transportes
Estratégia de ensino.
topic PBL
Sistemas de transportes
Estratégia de ensino.
description O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da aprendizagem baseada em problemas (PBL), estratégia aplicada na disciplina de Sistemas de Transportes dos cursos de Engenharia da UFSC, Campus Joinville. A pesquisa se classifica como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e, de acordo com os procedimentos técnicos, um estudo de caso.  Como principais resultados obtidos, vale destacar que a prática da PBL permite que as aulas deixem de ser estritamente expositivas e centradas no professor.  A experiência proporcionou ao estudante, além do aprendizado proposto no projeto, a experiência da autocrítica e do julgamento quanto ao desempenho dos outros membros, no caso, colegas de sala, levando-se em consideração a discrição, a ética, a imparcialidade e outras habilidades que podem ser desenvolvidas no ambiente acadêmico. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/929
10.34115/basr.v3i2.929
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/929
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i2.929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/929/809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 2 (2019); 918-932
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 2 (2019); 918-932
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i2
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005523931136