Diferentes olhares sobre a formação de professores para Educação Infantil / Different views on teacher education for Early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joseane da Silva Miller
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Boer, Noemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/1211
Resumo: O presente trabalho é recorte da dissertação de Mestrado da primeira autora, assim, objetiva-se evidenciar na concepção de professores, em que medida, os cursos de magistério e Pedagogia, preparam em termos de conhecimentos teórico-prático para atuação na Educação Infantil. Para isso, inicialmente, se faz um levantamento histórico a respeito dos Cursos Normal e de Pedagogia, o que possibilitou fundamentar as percepções dos professores sobre sua formação. Essa pesquisa justifica-se pelo fato das dificuldades da primeira autora em atuar em tal etapa educacional mesmo tendo perpassado por essas duas modalidades de formação. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa (MINAYO, 2013) e cunho bibliográfico (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se o questionário com 12 questões abertas, este foi encaminhado para o e-mail de cinco professores da rede pública e privada do município de Santa Maria-RS. Para a participação nesta pesquisa foi utilizado os seguintes critérios: efetiva docência na Educação Infantil e experiência mínima de 3 anos na atividade. Como a pesquisa envolve seres humanos, foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana (UFN), obteve parecer de aprovação nº 2.221.217, CAAE 72502817.6.0000.5306. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a análise das informações coletadas no questionário foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2015). Conclui-se que a formação pedagógica para atuar na Educação Infantil, geralmente não contempla aspectos específicos dessa etapa educacional, pois o ensino nos cursos de formação de professores enfatiza regras e procedimentos sem articulá-los com a prática, o que foi evidenciado na maioria dos argumentos. Dessa forma, é necessária uma formação voltada para a Pedagogia da Infância em que teoria e prática caminham juntas em prol da qualidade da educação.