Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aldenor Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neto, Astério Ribeiro Pessoa, Fragoso, Heitor Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/802
Resumo: A necessidade de mudança na forma de ensino, a partir do uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, tem ganhado força na educação superior. O método de aulas dinâmicas (DC) foi construído com base nas ações propostas pelos métodos just-in-time e Peer Instruction e foi aplicado com o objetivo de se ajustar a infraestrutura de sala e promover a gestão do tempo de aula, em busca de um melhor desempenho das aulas, com foco na aprendizagem. A metodologia DC foi aplicada nas aulas da disciplina Química Tecnológica dos cursos de Engenharia da UNIJORGE. Foram comparados os resultados do desempenho de turmas sob método tradicional de ensino com turmas nas quais foram utilizadas aulas com aplicação de metodologias ativas baseadas no método DC. Os resultados obtidos nas turmas com aulas dinâmicas evidenciaram uma melhora significativa, com um aumento de 25% no índice de aprovação e diminuição de alunos reprovados. O método DC tem funcionado como uma boa estratégia de ensino para disciplina química tecnológica nos cursos de engenharia. 
id BASR-0_99b3555dae4ba06220226d8eff90bafb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/802
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teachingMetodologias ativasAulas dinâmicasensino interativoA necessidade de mudança na forma de ensino, a partir do uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, tem ganhado força na educação superior. O método de aulas dinâmicas (DC) foi construído com base nas ações propostas pelos métodos just-in-time e Peer Instruction e foi aplicado com o objetivo de se ajustar a infraestrutura de sala e promover a gestão do tempo de aula, em busca de um melhor desempenho das aulas, com foco na aprendizagem. A metodologia DC foi aplicada nas aulas da disciplina Química Tecnológica dos cursos de Engenharia da UNIJORGE. Foram comparados os resultados do desempenho de turmas sob método tradicional de ensino com turmas nas quais foram utilizadas aulas com aplicação de metodologias ativas baseadas no método DC. Os resultados obtidos nas turmas com aulas dinâmicas evidenciaram uma melhora significativa, com um aumento de 25% no índice de aprovação e diminuição de alunos reprovados. O método DC tem funcionado como uma boa estratégia de ensino para disciplina química tecnológica nos cursos de engenharia. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/80210.34115/basr.v3i1.802Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 529-538Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 529-5382595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/802/688Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Aldenor GomesNeto, Astério Ribeiro PessoaFragoso, Heitor Cordeiro2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/802Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teaching
title Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teaching
spellingShingle Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teaching
Santos, Aldenor Gomes
Metodologias ativas
Aulas dinâmicas
ensino interativo
title_short Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teaching
title_full Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teaching
title_fullStr Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teaching
title_full_unstemmed Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teaching
title_sort Método das aulas dinâmicas: uma aplicação no ensino de química / Dynamic class method: an applied in chemistry teaching
author Santos, Aldenor Gomes
author_facet Santos, Aldenor Gomes
Neto, Astério Ribeiro Pessoa
Fragoso, Heitor Cordeiro
author_role author
author2 Neto, Astério Ribeiro Pessoa
Fragoso, Heitor Cordeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aldenor Gomes
Neto, Astério Ribeiro Pessoa
Fragoso, Heitor Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Aulas dinâmicas
ensino interativo
topic Metodologias ativas
Aulas dinâmicas
ensino interativo
description A necessidade de mudança na forma de ensino, a partir do uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, tem ganhado força na educação superior. O método de aulas dinâmicas (DC) foi construído com base nas ações propostas pelos métodos just-in-time e Peer Instruction e foi aplicado com o objetivo de se ajustar a infraestrutura de sala e promover a gestão do tempo de aula, em busca de um melhor desempenho das aulas, com foco na aprendizagem. A metodologia DC foi aplicada nas aulas da disciplina Química Tecnológica dos cursos de Engenharia da UNIJORGE. Foram comparados os resultados do desempenho de turmas sob método tradicional de ensino com turmas nas quais foram utilizadas aulas com aplicação de metodologias ativas baseadas no método DC. Os resultados obtidos nas turmas com aulas dinâmicas evidenciaram uma melhora significativa, com um aumento de 25% no índice de aprovação e diminuição de alunos reprovados. O método DC tem funcionado como uma boa estratégia de ensino para disciplina química tecnológica nos cursos de engenharia. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/802
10.34115/basr.v3i1.802
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/802
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i1.802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/802/688
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 529-538
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 529-538
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005131763712