Influência do PBL no engajamento de estudantes de um curso de engenharia de produção / Influence of PBL on engaging students in a production engineering course
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/369 |
Resumo: | A geração Y difere das demais gerações em uma série de aspectos, tais como o apreço ao trabalho em grupo, a realização de multitarefas, a ambição, a informalidade,o conhecimento do uso de tecnologias, entre outros, requerendo que novas metodologias de ensino sejam aplicadas. Entre as novas metodologias de ensino ativo destaca-se o Problem Based Learning (PBL)que é um método de ensino, aplicado a pequenos grupos de alunos os quais adquirem conhecimentos e habilidades ao investigar e resolver problemas complexos que são propostos. O presente trabalho faz o diagnóstico do estágio de maturidade da aplicação do PBL em onze disciplinas analisadas de um curso de Engenharia de Produção de uma universidade brasileira e do engajamento de seus alunos.A pesquisa utilizou dois questionários distintos que deviam ser respondidos por cada aluno pesquisado. Foram coletados 247 questionários que identificavam o nível de engajamento dos alunos no curso de Engenharia de Produção,cuja média foi igual a 2,85 em uma escala de 1 a 4. Já os 243 questionários que identificavam o nível de maturidade do PBL neste curso resultaram em um nível de engajamento médio igual a1,12, em uma escala de 0,5 a 1,5, indicando em média um nível de maturidade inicial no uso do PBL. Foi detectada uma forte correlação linear positiva (r = 0,86) entre uso do PBL e engajamento dos alunos na análise disciplina por disciplina. |
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