A prova pericial obtida por meio do DNA à luz da cadeia de custódia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Andréa Soares
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva, Maria Fabiana de Brito Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62920
Resumo: O cerne do processo penal é a prova pericial encontrada na cena de um crime, haja vista, que os vestígios obtidos podem contribuir para a solução de um processo. É nesse contexto que, a cadeia de custódia se tornou objeto contundente do Direito. Ressaltando a evolução da legislação brasileira, trouxe à tona a utilização da  prova genética, ou seja, o exame de DNA como prova pericial. Dentro desse entendimento, o objetivo deste artigo é analisar a obtenção do exame de DNA à luz da cadeia de custódia, sua devida utilização e se a quebra da cadeia de custódia torna ilícita a prova de DNA. Por ser uma realidade social e estar presente como prova pericial, surge a necessidade de o profissional de direito refletir a respeito do exame de DNA no contexto da cadeia de custódia, o que vem justificar a escolha do tema em comento para maiores esclarecimentos. Para empreender a pesquisa e discutir os pontos mencionados, como metodologia científica adotada, o presente trabalho se pautou em coletas de dados de fonte bibliográfica, envolvendo pesquisas em artigos, revistas e livros, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica. No que tange ao controle de variáveis, classifica-se também como pesquisa não-experimental e quanto aos objetivos gerais, como pesquisa exploratória, por expor maior familiaridade do problema, a ponto de levantar hipóteses, tornando-o mais explícito, além de uma pesquisa dedutiva e jurídico-formal.
id BJRH-0_299a1a4c9e36f8a2521d718c840d3ac5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62920
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A prova pericial obtida por meio do DNA à luz da cadeia de custódiaprocesso penalexame de DNAcadeia de custódiaquebra da cadeia de custódiapacote anticrimeO cerne do processo penal é a prova pericial encontrada na cena de um crime, haja vista, que os vestígios obtidos podem contribuir para a solução de um processo. É nesse contexto que, a cadeia de custódia se tornou objeto contundente do Direito. Ressaltando a evolução da legislação brasileira, trouxe à tona a utilização da  prova genética, ou seja, o exame de DNA como prova pericial. Dentro desse entendimento, o objetivo deste artigo é analisar a obtenção do exame de DNA à luz da cadeia de custódia, sua devida utilização e se a quebra da cadeia de custódia torna ilícita a prova de DNA. Por ser uma realidade social e estar presente como prova pericial, surge a necessidade de o profissional de direito refletir a respeito do exame de DNA no contexto da cadeia de custódia, o que vem justificar a escolha do tema em comento para maiores esclarecimentos. Para empreender a pesquisa e discutir os pontos mencionados, como metodologia científica adotada, o presente trabalho se pautou em coletas de dados de fonte bibliográfica, envolvendo pesquisas em artigos, revistas e livros, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica. No que tange ao controle de variáveis, classifica-se também como pesquisa não-experimental e quanto aos objetivos gerais, como pesquisa exploratória, por expor maior familiaridade do problema, a ponto de levantar hipóteses, tornando-o mais explícito, além de uma pesquisa dedutiva e jurídico-formal.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6292010.34119/bjhrv6n5-099Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 20609-20627Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 20609-20627Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 20609-206272595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62920/45254Costa, Andréa Soaresda Silva, Maria Fabiana de Brito Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T17:34:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62920Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-13T17:34:26Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prova pericial obtida por meio do DNA à luz da cadeia de custódia
title A prova pericial obtida por meio do DNA à luz da cadeia de custódia
spellingShingle A prova pericial obtida por meio do DNA à luz da cadeia de custódia
Costa, Andréa Soares
processo penal
exame de DNA
cadeia de custódia
quebra da cadeia de custódia
pacote anticrime
title_short A prova pericial obtida por meio do DNA à luz da cadeia de custódia
title_full A prova pericial obtida por meio do DNA à luz da cadeia de custódia
title_fullStr A prova pericial obtida por meio do DNA à luz da cadeia de custódia
title_full_unstemmed A prova pericial obtida por meio do DNA à luz da cadeia de custódia
title_sort A prova pericial obtida por meio do DNA à luz da cadeia de custódia
author Costa, Andréa Soares
author_facet Costa, Andréa Soares
da Silva, Maria Fabiana de Brito Martins
author_role author
author2 da Silva, Maria Fabiana de Brito Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Andréa Soares
da Silva, Maria Fabiana de Brito Martins
dc.subject.por.fl_str_mv processo penal
exame de DNA
cadeia de custódia
quebra da cadeia de custódia
pacote anticrime
topic processo penal
exame de DNA
cadeia de custódia
quebra da cadeia de custódia
pacote anticrime
description O cerne do processo penal é a prova pericial encontrada na cena de um crime, haja vista, que os vestígios obtidos podem contribuir para a solução de um processo. É nesse contexto que, a cadeia de custódia se tornou objeto contundente do Direito. Ressaltando a evolução da legislação brasileira, trouxe à tona a utilização da  prova genética, ou seja, o exame de DNA como prova pericial. Dentro desse entendimento, o objetivo deste artigo é analisar a obtenção do exame de DNA à luz da cadeia de custódia, sua devida utilização e se a quebra da cadeia de custódia torna ilícita a prova de DNA. Por ser uma realidade social e estar presente como prova pericial, surge a necessidade de o profissional de direito refletir a respeito do exame de DNA no contexto da cadeia de custódia, o que vem justificar a escolha do tema em comento para maiores esclarecimentos. Para empreender a pesquisa e discutir os pontos mencionados, como metodologia científica adotada, o presente trabalho se pautou em coletas de dados de fonte bibliográfica, envolvendo pesquisas em artigos, revistas e livros, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica. No que tange ao controle de variáveis, classifica-se também como pesquisa não-experimental e quanto aos objetivos gerais, como pesquisa exploratória, por expor maior familiaridade do problema, a ponto de levantar hipóteses, tornando-o mais explícito, além de uma pesquisa dedutiva e jurídico-formal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62920
10.34119/bjhrv6n5-099
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62920
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n5-099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62920/45254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 20609-20627
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 20609-20627
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 20609-20627
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240034320973824