Experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do ERE na pandemia do Coronavírus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lorena de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Martins, Rita Cristina Azevedo, da Rocha, Elaine dos Anjos da Cruz, Gomes, Adriana de Oliveira, Carvalho, Edison Luis Santana, de Almeida, Maria Fernanda Larcher, Zanetti, Gilberto Dolejal, Pires, Cherrine Kelce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58016
Resumo: A Pandemia da COVID-19, decreta em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), causou grandes impactos econômicos, educacionais, sanitários, sociais, políticos, financeiros e crises na saúde, fundamentado pela recomendação de distanciamento social. Neste sentido muitas escolas e instituições de ensino superior precisaram interromper as atividades presenciais. Os órgãos governamentais precisaram oferecer uma educação segura e longe de riscos da contaminação do coronavírus, através de uma educação remota, usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O presente trabalho visa proporcionar e avaliar experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do novo método de educação, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Foram aplicados os experimentos, as questões relativas às atividades da prática e um questionário (pós-teste) para alunos e professores. Observamos que a maioria dos alunos realizaram os experimentos com sucesso, aumentando seus interesses pela Ciência. Os professores observaram a possibilidade de realizar experimentos através da ERE e o seu impacto na melhoria do processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.
id BJRH-0_b7af590dda5878a7f3b9fe6d900c88d5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58016
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do ERE na pandemia do Coronavírusciência experimentalensino remotoCOVID-19A Pandemia da COVID-19, decreta em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), causou grandes impactos econômicos, educacionais, sanitários, sociais, políticos, financeiros e crises na saúde, fundamentado pela recomendação de distanciamento social. Neste sentido muitas escolas e instituições de ensino superior precisaram interromper as atividades presenciais. Os órgãos governamentais precisaram oferecer uma educação segura e longe de riscos da contaminação do coronavírus, através de uma educação remota, usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O presente trabalho visa proporcionar e avaliar experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do novo método de educação, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Foram aplicados os experimentos, as questões relativas às atividades da prática e um questionário (pós-teste) para alunos e professores. Observamos que a maioria dos alunos realizaram os experimentos com sucesso, aumentando seus interesses pela Ciência. Os professores observaram a possibilidade de realizar experimentos através da ERE e o seu impacto na melhoria do processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5801610.34119/bjhrv6n2-061Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 5228-5249Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 5228-5249Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 5228-52492595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58016/42309Oliveira, Lorena de SouzaMartins, Rita Cristina Azevedo da Rocha, Elaine dos Anjos da CruzGomes, Adriana de OliveiraCarvalho, Edison Luis Santanade Almeida, Maria Fernanda LarcherZanetti, Gilberto DolejalPires, Cherrine Kelceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-13T16:48:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58016Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-03-13T16:48:56Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do ERE na pandemia do Coronavírus
title Experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do ERE na pandemia do Coronavírus
spellingShingle Experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do ERE na pandemia do Coronavírus
Oliveira, Lorena de Souza
ciência experimental
ensino remoto
COVID-19
title_short Experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do ERE na pandemia do Coronavírus
title_full Experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do ERE na pandemia do Coronavírus
title_fullStr Experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do ERE na pandemia do Coronavírus
title_full_unstemmed Experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do ERE na pandemia do Coronavírus
title_sort Experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do ERE na pandemia do Coronavírus
author Oliveira, Lorena de Souza
author_facet Oliveira, Lorena de Souza
Martins, Rita Cristina Azevedo
da Rocha, Elaine dos Anjos da Cruz
Gomes, Adriana de Oliveira
Carvalho, Edison Luis Santana
de Almeida, Maria Fernanda Larcher
Zanetti, Gilberto Dolejal
Pires, Cherrine Kelce
author_role author
author2 Martins, Rita Cristina Azevedo
da Rocha, Elaine dos Anjos da Cruz
Gomes, Adriana de Oliveira
Carvalho, Edison Luis Santana
de Almeida, Maria Fernanda Larcher
Zanetti, Gilberto Dolejal
Pires, Cherrine Kelce
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lorena de Souza
Martins, Rita Cristina Azevedo
da Rocha, Elaine dos Anjos da Cruz
Gomes, Adriana de Oliveira
Carvalho, Edison Luis Santana
de Almeida, Maria Fernanda Larcher
Zanetti, Gilberto Dolejal
Pires, Cherrine Kelce
dc.subject.por.fl_str_mv ciência experimental
ensino remoto
COVID-19
topic ciência experimental
ensino remoto
COVID-19
description A Pandemia da COVID-19, decreta em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), causou grandes impactos econômicos, educacionais, sanitários, sociais, políticos, financeiros e crises na saúde, fundamentado pela recomendação de distanciamento social. Neste sentido muitas escolas e instituições de ensino superior precisaram interromper as atividades presenciais. Os órgãos governamentais precisaram oferecer uma educação segura e longe de riscos da contaminação do coronavírus, através de uma educação remota, usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O presente trabalho visa proporcionar e avaliar experimentos no Ensino de Ciências utilizando materiais alternativos de baixo custo através do novo método de educação, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Foram aplicados os experimentos, as questões relativas às atividades da prática e um questionário (pós-teste) para alunos e professores. Observamos que a maioria dos alunos realizaram os experimentos com sucesso, aumentando seus interesses pela Ciência. Os professores observaram a possibilidade de realizar experimentos através da ERE e o seu impacto na melhoria do processo de ensino-aprendizagem de seus alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58016
10.34119/bjhrv6n2-061
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58016
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n2-061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58016/42309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 5228-5249
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 5228-5249
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 5228-5249
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240027775762432