Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1831 |
Resumo: | Introdução:A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) surge como um método de aprendizagem inovador, contrapondo-se aos modelos didáticos de ensino apoiados em perspectivas ditas tradicionais, em que o professor é o centro do processo de transmissão de saberes para alunos que apenas recebem e memorizam o conhecimento transmitido. Este método consiste em uma proposta pedagógica de ensino centrado no estudante e baseado na solução de problemas. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por monitores da Atividade Curricular Enfermagem em Médico Cirúrgico do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a utilização do PBL no processo de ensino.Descrição da Experiência: A introdução da metodologia foi realizada na turma do 4º semestre do Curso de Enfermagem da UFPA no período de agosto e setembro de 2018. Resultados: Percebeu-se uma necessidade reforçada pelo estudante que passa pelo método PBL, que este deve assumir um papel cada vez mais ativo, aprendendo a não ser somente um receptor de informações, mas um elemento ativo na busca efetiva de conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem. Considerações Finais: Conclui-se que a inserção de metodologias ativas, como o método aqui experimentado, propicia ao estudante a condução do seu processo de ensino nos âmbitos de formação dialógica, integradora e questionadora, além de poder ser facilmente aplicado, com competência e eficácia, pelas escolas e faculdades de enfermagem, uma vez que exista interesse pela busca de adequação aos novos modelos de estudantes e um corpo docente disposto a implementar novos métodos. |
id |
BJRH-0_d7c45e4ebed3c10666efe9bcd67304c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1831 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience reportAprendizagem Baseada em ProblemasEnsino SuperiorEducação em Enfermagem.Introdução:A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) surge como um método de aprendizagem inovador, contrapondo-se aos modelos didáticos de ensino apoiados em perspectivas ditas tradicionais, em que o professor é o centro do processo de transmissão de saberes para alunos que apenas recebem e memorizam o conhecimento transmitido. Este método consiste em uma proposta pedagógica de ensino centrado no estudante e baseado na solução de problemas. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por monitores da Atividade Curricular Enfermagem em Médico Cirúrgico do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a utilização do PBL no processo de ensino.Descrição da Experiência: A introdução da metodologia foi realizada na turma do 4º semestre do Curso de Enfermagem da UFPA no período de agosto e setembro de 2018. Resultados: Percebeu-se uma necessidade reforçada pelo estudante que passa pelo método PBL, que este deve assumir um papel cada vez mais ativo, aprendendo a não ser somente um receptor de informações, mas um elemento ativo na busca efetiva de conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem. Considerações Finais: Conclui-se que a inserção de metodologias ativas, como o método aqui experimentado, propicia ao estudante a condução do seu processo de ensino nos âmbitos de formação dialógica, integradora e questionadora, além de poder ser facilmente aplicado, com competência e eficácia, pelas escolas e faculdades de enfermagem, uma vez que exista interesse pela busca de adequação aos novos modelos de estudantes e um corpo docente disposto a implementar novos métodos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/183110.34119/bjhrv2n4-024Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 4 (2019); 2525-2529Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 4 (2019); 2525-25292595-682510.34119/bjhrv2n4reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1831/1801Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elianny SousaDias, Brenda Jamille CostaSouza, João Lucas MoraesLima, Mariana Souza de2019-09-02T18:15:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1831Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-09-02T18:15:18Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report |
title |
Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report Silva, Elianny Sousa Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino Superior Educação em Enfermagem. |
title_short |
Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report |
title_full |
Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report |
title_sort |
Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência / Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report |
author |
Silva, Elianny Sousa |
author_facet |
Silva, Elianny Sousa Dias, Brenda Jamille Costa Souza, João Lucas Moraes Lima, Mariana Souza de |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Brenda Jamille Costa Souza, João Lucas Moraes Lima, Mariana Souza de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elianny Sousa Dias, Brenda Jamille Costa Souza, João Lucas Moraes Lima, Mariana Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino Superior Educação em Enfermagem. |
topic |
Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino Superior Educação em Enfermagem. |
description |
Introdução:A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) surge como um método de aprendizagem inovador, contrapondo-se aos modelos didáticos de ensino apoiados em perspectivas ditas tradicionais, em que o professor é o centro do processo de transmissão de saberes para alunos que apenas recebem e memorizam o conhecimento transmitido. Este método consiste em uma proposta pedagógica de ensino centrado no estudante e baseado na solução de problemas. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada por monitores da Atividade Curricular Enfermagem em Médico Cirúrgico do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a utilização do PBL no processo de ensino.Descrição da Experiência: A introdução da metodologia foi realizada na turma do 4º semestre do Curso de Enfermagem da UFPA no período de agosto e setembro de 2018. Resultados: Percebeu-se uma necessidade reforçada pelo estudante que passa pelo método PBL, que este deve assumir um papel cada vez mais ativo, aprendendo a não ser somente um receptor de informações, mas um elemento ativo na busca efetiva de conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem. Considerações Finais: Conclui-se que a inserção de metodologias ativas, como o método aqui experimentado, propicia ao estudante a condução do seu processo de ensino nos âmbitos de formação dialógica, integradora e questionadora, além de poder ser facilmente aplicado, com competência e eficácia, pelas escolas e faculdades de enfermagem, uma vez que exista interesse pela busca de adequação aos novos modelos de estudantes e um corpo docente disposto a implementar novos métodos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1831 10.34119/bjhrv2n4-024 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1831 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv2n4-024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1831/1801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 4 (2019); 2525-2529 Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 4 (2019); 2525-2529 2595-6825 10.34119/bjhrv2n4 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240047915761664 |