Liga Acadêmica de Medicina Integrada à Saúde da Comunidade: reflexões sobre a sua criação/ Academic League of Integrated Medicine to Community Health: reflections on its creation
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/32177 |
Resumo: | Dentre as atividades acadêmicas extracurriculares nos cursos de medicina as ligas acadêmicas estão sendo implantadas cada vez mais. Nesse aspecto a Liga Acadêmica propõe complementar a formação do estudante em uma área específica da medicina, por meio de atividades que integram o ensino, a pesquisa e a extensão. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência dos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Rio Verde na implantação da Liga Acadêmica de Medicina Integrada à Saúde da Comunidade. A criação da Liga veio ao encontro da necessidade de atuar junto à comunidade como agente promotor de saúde e com o papel de transformador social, seja por meio de encontros ou campanhas de saúde. O processo de criação foi um desafio para todos os participantes, pois temas relacionados à atenção primária na saúde pública são poucos discutidos por parte da instituição. Apesar dos enfrentamentos encontrados, os membros fundadores ficaram satisfeitos com a criação da Liga. Esses momentos permitiram a inserção do acadêmico no território fora das salas de aulas, e a chance de desenvolver-se habilidades como criatividade, inspiração, responsabilidade, bom senso e respeito. A autonomia não foi marco presente durante todo o processo, mas o protagonismo e o engajamento estudantil tornaram presentes nesse grupo. Observou-se resistência dos responsáveis pela instituição por desacreditarem na transformação e na visão ampliada e inclusiva do graduando, mas a motivação dos acadêmicos sobrepôs as dificuldades e o estatuto foi efetivado de forma que o ensino, passou a ser mais inclusivo, dinâmico e inovador. Espera-se que essa experiência contribua para outros grupos de estudantes que pretendem implantar uma Liga Acadêmica a utilizarem o enfrentamento como um desafio ímpar, mas necessário para fortalecer o aprendizado, a experiência e o conhecimento na prática da medicina. |
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