A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Gabriel Vinícius Reis de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Felipe Gomes, Cardoso, Maira Isabelle de Miranda, Silva, Yuri Gomes da, Azevedo, Antônio Henrique Pereira, Santo, Roberta Lima Monte, Alcolumbre, Jose Efrain de Medeiros, Oliveira, Onayane dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12121
Resumo: Introdução: As Ligas Acadêmicas são entidades de grande abrangência, que proporcionam ao acadêmico maior contato com a sociedade e/ou comunidades. São protagonizadas por alunos e orientadas por professores que mediam o aprendizado e articulam a promoção de atividades pautadas em três pilares: ensino, pesquisa e extensão Objetivo: Descrever a experiência de criação e estruturação da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Políticas em Saúde (LAMPS), assim como relatar o desenvolvimento das ações e atividades realizadas pela liga e apresentar a composição deste projeto desde a sua criação até os dias atuais. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência construído a partir da vivência dos membros da LAMPS quanto à trajetória da liga, as reuniões científicas e atividades realizadas no (s) ano (s) de 2018/2019 em uma instituição de ensino superior (IES) privada em Belém-PA. Resultados: A liga acadêmica supramencionada utiliza de metodologias ativas para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, colocando em discussão as políticas públicas em saúde em diversos cenários histórico-políticos, a fim de contribuir na formação pessoal e profissional do ligante e acrescentar o conhecimento na área de estudo, pautados no ensino-serviço-comunidade, essenciais para obter resultados que instiguem o pensamento e à prática social em torno destas questões. Conclusão: A experiência na LAMPS proporcionou o fortalecimento das competências e habilidades de seus integrantes, os transformando em acadêmicos mais críticos e reflexivos quanto as políticas públicas e de saúde, contribuindo para a formação qualificada dos futuros profissionais de saúde.
id VERACRUZ-0_ba967678e30e1ff0f5e6cffe7bc84c9f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12121
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience reportLigas AcadêmicasPolíticas em SaúdeEducação.Introdução: As Ligas Acadêmicas são entidades de grande abrangência, que proporcionam ao acadêmico maior contato com a sociedade e/ou comunidades. São protagonizadas por alunos e orientadas por professores que mediam o aprendizado e articulam a promoção de atividades pautadas em três pilares: ensino, pesquisa e extensão Objetivo: Descrever a experiência de criação e estruturação da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Políticas em Saúde (LAMPS), assim como relatar o desenvolvimento das ações e atividades realizadas pela liga e apresentar a composição deste projeto desde a sua criação até os dias atuais. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência construído a partir da vivência dos membros da LAMPS quanto à trajetória da liga, as reuniões científicas e atividades realizadas no (s) ano (s) de 2018/2019 em uma instituição de ensino superior (IES) privada em Belém-PA. Resultados: A liga acadêmica supramencionada utiliza de metodologias ativas para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, colocando em discussão as políticas públicas em saúde em diversos cenários histórico-políticos, a fim de contribuir na formação pessoal e profissional do ligante e acrescentar o conhecimento na área de estudo, pautados no ensino-serviço-comunidade, essenciais para obter resultados que instiguem o pensamento e à prática social em torno destas questões. Conclusão: A experiência na LAMPS proporcionou o fortalecimento das competências e habilidades de seus integrantes, os transformando em acadêmicos mais críticos e reflexivos quanto as políticas públicas e de saúde, contribuindo para a formação qualificada dos futuros profissionais de saúde. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1212110.34117/bjdv6n6-526Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40159-40203Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40159-40203Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40159-402032525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12121/10153Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Gabriel Vinícius Reis dePereira, Felipe GomesCardoso, Maira Isabelle de MirandaSilva, Yuri Gomes daAzevedo, Antônio Henrique PereiraSanto, Roberta Lima MonteAlcolumbre, Jose Efrain de MedeirosOliveira, Onayane dos Santos2020-07-21T19:01:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12121Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:29.729153Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report
title A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report
spellingShingle A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report
Queiroz, Gabriel Vinícius Reis de
Ligas Acadêmicas
Políticas em Saúde
Educação.
title_short A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report
title_full A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report
title_fullStr A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report
title_full_unstemmed A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report
title_sort A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report
author Queiroz, Gabriel Vinícius Reis de
author_facet Queiroz, Gabriel Vinícius Reis de
Pereira, Felipe Gomes
Cardoso, Maira Isabelle de Miranda
Silva, Yuri Gomes da
Azevedo, Antônio Henrique Pereira
Santo, Roberta Lima Monte
Alcolumbre, Jose Efrain de Medeiros
Oliveira, Onayane dos Santos
author_role author
author2 Pereira, Felipe Gomes
Cardoso, Maira Isabelle de Miranda
Silva, Yuri Gomes da
Azevedo, Antônio Henrique Pereira
Santo, Roberta Lima Monte
Alcolumbre, Jose Efrain de Medeiros
Oliveira, Onayane dos Santos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Gabriel Vinícius Reis de
Pereira, Felipe Gomes
Cardoso, Maira Isabelle de Miranda
Silva, Yuri Gomes da
Azevedo, Antônio Henrique Pereira
Santo, Roberta Lima Monte
Alcolumbre, Jose Efrain de Medeiros
Oliveira, Onayane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ligas Acadêmicas
Políticas em Saúde
Educação.
topic Ligas Acadêmicas
Políticas em Saúde
Educação.
description Introdução: As Ligas Acadêmicas são entidades de grande abrangência, que proporcionam ao acadêmico maior contato com a sociedade e/ou comunidades. São protagonizadas por alunos e orientadas por professores que mediam o aprendizado e articulam a promoção de atividades pautadas em três pilares: ensino, pesquisa e extensão Objetivo: Descrever a experiência de criação e estruturação da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Políticas em Saúde (LAMPS), assim como relatar o desenvolvimento das ações e atividades realizadas pela liga e apresentar a composição deste projeto desde a sua criação até os dias atuais. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência construído a partir da vivência dos membros da LAMPS quanto à trajetória da liga, as reuniões científicas e atividades realizadas no (s) ano (s) de 2018/2019 em uma instituição de ensino superior (IES) privada em Belém-PA. Resultados: A liga acadêmica supramencionada utiliza de metodologias ativas para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, colocando em discussão as políticas públicas em saúde em diversos cenários histórico-políticos, a fim de contribuir na formação pessoal e profissional do ligante e acrescentar o conhecimento na área de estudo, pautados no ensino-serviço-comunidade, essenciais para obter resultados que instiguem o pensamento e à prática social em torno destas questões. Conclusão: A experiência na LAMPS proporcionou o fortalecimento das competências e habilidades de seus integrantes, os transformando em acadêmicos mais críticos e reflexivos quanto as políticas públicas e de saúde, contribuindo para a formação qualificada dos futuros profissionais de saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12121
10.34117/bjdv6n6-526
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12121
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12121/10153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40159-40203
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40159-40203
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40159-40203
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645459885916160