A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12121 |
Resumo: | Introdução: As Ligas Acadêmicas são entidades de grande abrangência, que proporcionam ao acadêmico maior contato com a sociedade e/ou comunidades. São protagonizadas por alunos e orientadas por professores que mediam o aprendizado e articulam a promoção de atividades pautadas em três pilares: ensino, pesquisa e extensão Objetivo: Descrever a experiência de criação e estruturação da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Políticas em Saúde (LAMPS), assim como relatar o desenvolvimento das ações e atividades realizadas pela liga e apresentar a composição deste projeto desde a sua criação até os dias atuais. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência construído a partir da vivência dos membros da LAMPS quanto à trajetória da liga, as reuniões científicas e atividades realizadas no (s) ano (s) de 2018/2019 em uma instituição de ensino superior (IES) privada em Belém-PA. Resultados: A liga acadêmica supramencionada utiliza de metodologias ativas para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, colocando em discussão as políticas públicas em saúde em diversos cenários histórico-políticos, a fim de contribuir na formação pessoal e profissional do ligante e acrescentar o conhecimento na área de estudo, pautados no ensino-serviço-comunidade, essenciais para obter resultados que instiguem o pensamento e à prática social em torno destas questões. Conclusão: A experiência na LAMPS proporcionou o fortalecimento das competências e habilidades de seus integrantes, os transformando em acadêmicos mais críticos e reflexivos quanto as políticas públicas e de saúde, contribuindo para a formação qualificada dos futuros profissionais de saúde. |
id |
VERACRUZ-0_ba967678e30e1ff0f5e6cffe7bc84c9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12121 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience reportLigas AcadêmicasPolíticas em SaúdeEducação.Introdução: As Ligas Acadêmicas são entidades de grande abrangência, que proporcionam ao acadêmico maior contato com a sociedade e/ou comunidades. São protagonizadas por alunos e orientadas por professores que mediam o aprendizado e articulam a promoção de atividades pautadas em três pilares: ensino, pesquisa e extensão Objetivo: Descrever a experiência de criação e estruturação da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Políticas em Saúde (LAMPS), assim como relatar o desenvolvimento das ações e atividades realizadas pela liga e apresentar a composição deste projeto desde a sua criação até os dias atuais. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência construído a partir da vivência dos membros da LAMPS quanto à trajetória da liga, as reuniões científicas e atividades realizadas no (s) ano (s) de 2018/2019 em uma instituição de ensino superior (IES) privada em Belém-PA. Resultados: A liga acadêmica supramencionada utiliza de metodologias ativas para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, colocando em discussão as políticas públicas em saúde em diversos cenários histórico-políticos, a fim de contribuir na formação pessoal e profissional do ligante e acrescentar o conhecimento na área de estudo, pautados no ensino-serviço-comunidade, essenciais para obter resultados que instiguem o pensamento e à prática social em torno destas questões. Conclusão: A experiência na LAMPS proporcionou o fortalecimento das competências e habilidades de seus integrantes, os transformando em acadêmicos mais críticos e reflexivos quanto as políticas públicas e de saúde, contribuindo para a formação qualificada dos futuros profissionais de saúde. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1212110.34117/bjdv6n6-526Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40159-40203Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40159-40203Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40159-402032525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12121/10153Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Gabriel Vinícius Reis dePereira, Felipe GomesCardoso, Maira Isabelle de MirandaSilva, Yuri Gomes daAzevedo, Antônio Henrique PereiraSanto, Roberta Lima MonteAlcolumbre, Jose Efrain de MedeirosOliveira, Onayane dos Santos2020-07-21T19:01:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12121Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:29.729153Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report |
title |
A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report |
spellingShingle |
A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report Queiroz, Gabriel Vinícius Reis de Ligas Acadêmicas Políticas em Saúde Educação. |
title_short |
A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report |
title_full |
A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report |
title_fullStr |
A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report |
title_full_unstemmed |
A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report |
title_sort |
A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência / The influence of the academic league as a tool in health training: an experience report |
author |
Queiroz, Gabriel Vinícius Reis de |
author_facet |
Queiroz, Gabriel Vinícius Reis de Pereira, Felipe Gomes Cardoso, Maira Isabelle de Miranda Silva, Yuri Gomes da Azevedo, Antônio Henrique Pereira Santo, Roberta Lima Monte Alcolumbre, Jose Efrain de Medeiros Oliveira, Onayane dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Felipe Gomes Cardoso, Maira Isabelle de Miranda Silva, Yuri Gomes da Azevedo, Antônio Henrique Pereira Santo, Roberta Lima Monte Alcolumbre, Jose Efrain de Medeiros Oliveira, Onayane dos Santos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Gabriel Vinícius Reis de Pereira, Felipe Gomes Cardoso, Maira Isabelle de Miranda Silva, Yuri Gomes da Azevedo, Antônio Henrique Pereira Santo, Roberta Lima Monte Alcolumbre, Jose Efrain de Medeiros Oliveira, Onayane dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ligas Acadêmicas Políticas em Saúde Educação. |
topic |
Ligas Acadêmicas Políticas em Saúde Educação. |
description |
Introdução: As Ligas Acadêmicas são entidades de grande abrangência, que proporcionam ao acadêmico maior contato com a sociedade e/ou comunidades. São protagonizadas por alunos e orientadas por professores que mediam o aprendizado e articulam a promoção de atividades pautadas em três pilares: ensino, pesquisa e extensão Objetivo: Descrever a experiência de criação e estruturação da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Políticas em Saúde (LAMPS), assim como relatar o desenvolvimento das ações e atividades realizadas pela liga e apresentar a composição deste projeto desde a sua criação até os dias atuais. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência construído a partir da vivência dos membros da LAMPS quanto à trajetória da liga, as reuniões científicas e atividades realizadas no (s) ano (s) de 2018/2019 em uma instituição de ensino superior (IES) privada em Belém-PA. Resultados: A liga acadêmica supramencionada utiliza de metodologias ativas para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, colocando em discussão as políticas públicas em saúde em diversos cenários histórico-políticos, a fim de contribuir na formação pessoal e profissional do ligante e acrescentar o conhecimento na área de estudo, pautados no ensino-serviço-comunidade, essenciais para obter resultados que instiguem o pensamento e à prática social em torno destas questões. Conclusão: A experiência na LAMPS proporcionou o fortalecimento das competências e habilidades de seus integrantes, os transformando em acadêmicos mais críticos e reflexivos quanto as políticas públicas e de saúde, contribuindo para a formação qualificada dos futuros profissionais de saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12121 10.34117/bjdv6n6-526 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12121 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12121/10153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40159-40203 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40159-40203 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40159-40203 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645459885916160 |