O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999 |
Resumo: | Circo se tornou um conteúdo inovador em programas de Educação Física (EF) pelo mundo. No Brasil, diferentes cursos de Formação de Professores de Educação Física (FPEF) implementaram essa arte no currículo de graduação oficial. Em abordagem qualitativa, analisamos as experiências de professores no ensino do circo em universidades brasileiras. Trinta participantes de 22 instituições de ensino superior responderam a um questionário e cinco participaram de entrevistas em profundidade. Os resultados confirmaram o circo como uma inovação pedagógica sustentável, contribuindo para a diversidade sociocultural, estética e técnica na EF. No entanto a abordagem dos docentes se concentra em habilidades básicas com pouca atenção à dimensão artística. Descobrimos também que a pedagogia do circo na EF oferece uma lógica criativa de jogar com o corpo e o movimento que integra expressão artística, habilidades e capacidades físicas. Concluímos que o circo pode auxiliar a EF em sua interação com a arte. |
id |
CAMP_19c97ea5e556de57f8a7c3efa4f4668f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192262 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no BrasilCircus and curricular innovation in physical education teachers' education (PETE) in BrazilAtividades circensesEducação permanenteEducação físicaPermanent educationEducation, PhysicalCircus activitiesTeacher trainingHigher educationArtCurriculumArtigo originalCirco se tornou um conteúdo inovador em programas de Educação Física (EF) pelo mundo. No Brasil, diferentes cursos de Formação de Professores de Educação Física (FPEF) implementaram essa arte no currículo de graduação oficial. Em abordagem qualitativa, analisamos as experiências de professores no ensino do circo em universidades brasileiras. Trinta participantes de 22 instituições de ensino superior responderam a um questionário e cinco participaram de entrevistas em profundidade. Os resultados confirmaram o circo como uma inovação pedagógica sustentável, contribuindo para a diversidade sociocultural, estética e técnica na EF. No entanto a abordagem dos docentes se concentra em habilidades básicas com pouca atenção à dimensão artística. Descobrimos também que a pedagogia do circo na EF oferece uma lógica criativa de jogar com o corpo e o movimento que integra expressão artística, habilidades e capacidades físicas. Concluímos que o circo pode auxiliar a EF em sua interação com a arte.Circus has become an innovative content for Physical Education (PE) programmes worldwide. In Brazil, various Physical Education Teacher Education (PETE) programs implemented circus instruction in their official undergraduate curricula. Based on a qualitative approach, we analysed professors' experiences in teaching circus at Brazilian universities. Thirty participants from 22 higher education institutions answered a questionnaire and live of them were selected to respond an in-depth interview. The results confirmed that circus is a sustainable pedagogical innovation in PETE. which contributes to increase sociocultural, historical. aesthetic and technical diversity. However, professors' approach focuses on basic skills with little regard to its artistic dimension. Furthermore, we found that circus pedagogy in PE may offer a creative logic to play with body and movement which integrates artistic expression to the development of physical ability and conditioning. We concluded that circus may help PE to enhance interaction with arts education.FechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil. Movimento (Porto Alegre). Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.. Vol. 25 (jan./dez., 2019), n. art. e25055. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192262porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T09:22:18Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192262Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-11T09:22:18Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil Circus and curricular innovation in physical education teachers' education (PETE) in Brazil |
title |
O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil |
spellingShingle |
O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- Atividades circenses Educação permanente Educação física Permanent education Education, Physical Circus activities Teacher training Higher education Art Curriculum Artigo original |
title_short |
O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil |
title_full |
O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil |
title_fullStr |
O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil |
title_full_unstemmed |
O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil |
title_sort |
O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil |
author |
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
author_facet |
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades circenses Educação permanente Educação física Permanent education Education, Physical Circus activities Teacher training Higher education Art Curriculum Artigo original |
topic |
Atividades circenses Educação permanente Educação física Permanent education Education, Physical Circus activities Teacher training Higher education Art Curriculum Artigo original |
description |
Circo se tornou um conteúdo inovador em programas de Educação Física (EF) pelo mundo. No Brasil, diferentes cursos de Formação de Professores de Educação Física (FPEF) implementaram essa arte no currículo de graduação oficial. Em abordagem qualitativa, analisamos as experiências de professores no ensino do circo em universidades brasileiras. Trinta participantes de 22 instituições de ensino superior responderam a um questionário e cinco participaram de entrevistas em profundidade. Os resultados confirmaram o circo como uma inovação pedagógica sustentável, contribuindo para a diversidade sociocultural, estética e técnica na EF. No entanto a abordagem dos docentes se concentra em habilidades básicas com pouca atenção à dimensão artística. Descobrimos também que a pedagogia do circo na EF oferece uma lógica criativa de jogar com o corpo e o movimento que integra expressão artística, habilidades e capacidades físicas. Concluímos que o circo pode auxiliar a EF em sua interação com a arte. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999 BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil. Movimento (Porto Alegre). Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.. Vol. 25 (jan./dez., 2019), n. art. e25055. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999 |
identifier_str_mv |
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O circo e a inovação curricular na formação de professores de educação física no Brasil. Movimento (Porto Alegre). Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.. Vol. 25 (jan./dez., 2019), n. art. e25055. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652999. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030822341181440 |