Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spolaor, Gabriel da Costa, 1993-
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-, Cibim, Julia Pichi, 1996-, Prodócimo, Elaine, 1967-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218
Resumo: Resumo: A pandemia do Covid-19 explicitou inúmeras questões sobre a atuação docente na Educação Física em tempos de distanciamento e ensino remoto. Um grupo de professores/as-pesquisadores/as interessados/as em oportunizar aulas dialógicas e reflexivas decidiu se unir para discutir, coletivamente, sobre suas práticas. Com base nas ideias do pensamento de Paulo Freire, essa narrativa se configura como um ensaio-reflexivo que levanta as situações-limites enfrentadas pelos/as professores/as, assim como seu esforço conjunto e solidáriopara construir possibilidades de ação, na busca por inéditos viáveis. Ao partilhar as experiências do grupo, buscamos contribuir com outros modos de sentir, pensar e fazer a Educação Física EscolaR
id CAMP_247bbfcfeacc037974f8465f2859b19a
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368840
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolarChasing after a critical, dialogical, solidary teaching in school physical educationPor una enseñanza crítica, dialógica y solidaria en la educación física escolarArtigo originalDiálogoEducação física escolarPrática pedagógicaDialogueSchool physical educationPedagogical practiceResumo: A pandemia do Covid-19 explicitou inúmeras questões sobre a atuação docente na Educação Física em tempos de distanciamento e ensino remoto. Um grupo de professores/as-pesquisadores/as interessados/as em oportunizar aulas dialógicas e reflexivas decidiu se unir para discutir, coletivamente, sobre suas práticas. Com base nas ideias do pensamento de Paulo Freire, essa narrativa se configura como um ensaio-reflexivo que levanta as situações-limites enfrentadas pelos/as professores/as, assim como seu esforço conjunto e solidáriopara construir possibilidades de ação, na busca por inéditos viáveis. Ao partilhar as experiências do grupo, buscamos contribuir com outros modos de sentir, pensar e fazer a Educação Física EscolaRAbstract: The Covid-19 pandemic highlighted a lot of questions about the physical education classes in times of social isolation and distance education. A group of teachers/researchers interested in offering dialogical and reflective classes decided to come together to discuss collectively their practices. Based on ideas of Paulo Freire, this narrative is composed as a reflexive essay that raises limit-situations facing these teachers, as well as, their collaborative and solidary effort to think of possible actions. By sharing the experiences of the group we seek to contribute with other ways of feeling, thinking and doing Physical Education  at schoolResúmen: La pandemia Covid-19 planteó numerosas preguntas sobre el desempeño docente en Educación Física en tiempos de enseñanza a distancia y remota. Un grupo de profesores/ investigadores interesados en impartir clases dialógicas y reflexivas, decidió reunirse para discutir colectivamente sus prácticas. A partir de las ideas del pensamiento de Paulo Freire, esta narrativa se configura como un ensayo reflexivo que plantea las situaciones límite que enfrentan los docentes, así como su esfuerzo conjunto y solidario para construir posibilidades de acción, en la búsqueda de inéditos viables. Al compartir las experiencias del grupo, buscamos contribuir con otras formas de sentir, pensar y hacer la Educación Física EscolaRAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSpolaor, Gabriel da Costa, 1993-Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-Cibim, Julia Pichi, 1996-Prodócimo, Elaine, 1967-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16218SPOLAOR, Gabriel da Costa et al. Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368840porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T11:05:29Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368840Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-26T11:05:29Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar
Chasing after a critical, dialogical, solidary teaching in school physical education
Por una enseñanza crítica, dialógica y solidaria en la educación física escolar
title Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar
spellingShingle Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar
Spolaor, Gabriel da Costa, 1993-
Artigo original
Diálogo
Educação física escolar
Prática pedagógica
Dialogue
School physical education
Pedagogical practice
title_short Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar
title_full Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar
title_fullStr Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar
title_full_unstemmed Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar
title_sort Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar
author Spolaor, Gabriel da Costa, 1993-
author_facet Spolaor, Gabriel da Costa, 1993-
Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
Cibim, Julia Pichi, 1996-
Prodócimo, Elaine, 1967-
author_role author
author2 Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
Cibim, Julia Pichi, 1996-
Prodócimo, Elaine, 1967-
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Spolaor, Gabriel da Costa, 1993-
Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
Cibim, Julia Pichi, 1996-
Prodócimo, Elaine, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Diálogo
Educação física escolar
Prática pedagógica
Dialogue
School physical education
Pedagogical practice
topic Artigo original
Diálogo
Educação física escolar
Prática pedagógica
Dialogue
School physical education
Pedagogical practice
description Resumo: A pandemia do Covid-19 explicitou inúmeras questões sobre a atuação docente na Educação Física em tempos de distanciamento e ensino remoto. Um grupo de professores/as-pesquisadores/as interessados/as em oportunizar aulas dialógicas e reflexivas decidiu se unir para discutir, coletivamente, sobre suas práticas. Com base nas ideias do pensamento de Paulo Freire, essa narrativa se configura como um ensaio-reflexivo que levanta as situações-limites enfrentadas pelos/as professores/as, assim como seu esforço conjunto e solidáriopara construir possibilidades de ação, na busca por inéditos viáveis. Ao partilhar as experiências do grupo, buscamos contribuir com outros modos de sentir, pensar e fazer a Educação Física EscolaR
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218
SPOLAOR, Gabriel da Costa et al. Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218
identifier_str_mv SPOLAOR, Gabriel da Costa et al. Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368840
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834029658112