Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218 |
Resumo: | Resumo: A pandemia do Covid-19 explicitou inúmeras questões sobre a atuação docente na Educação Física em tempos de distanciamento e ensino remoto. Um grupo de professores/as-pesquisadores/as interessados/as em oportunizar aulas dialógicas e reflexivas decidiu se unir para discutir, coletivamente, sobre suas práticas. Com base nas ideias do pensamento de Paulo Freire, essa narrativa se configura como um ensaio-reflexivo que levanta as situações-limites enfrentadas pelos/as professores/as, assim como seu esforço conjunto e solidáriopara construir possibilidades de ação, na busca por inéditos viáveis. Ao partilhar as experiências do grupo, buscamos contribuir com outros modos de sentir, pensar e fazer a Educação Física EscolaR |
id |
CAMP_247bbfcfeacc037974f8465f2859b19a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368840 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolarChasing after a critical, dialogical, solidary teaching in school physical educationPor una enseñanza crítica, dialógica y solidaria en la educación física escolarArtigo originalDiálogoEducação física escolarPrática pedagógicaDialogueSchool physical educationPedagogical practiceResumo: A pandemia do Covid-19 explicitou inúmeras questões sobre a atuação docente na Educação Física em tempos de distanciamento e ensino remoto. Um grupo de professores/as-pesquisadores/as interessados/as em oportunizar aulas dialógicas e reflexivas decidiu se unir para discutir, coletivamente, sobre suas práticas. Com base nas ideias do pensamento de Paulo Freire, essa narrativa se configura como um ensaio-reflexivo que levanta as situações-limites enfrentadas pelos/as professores/as, assim como seu esforço conjunto e solidáriopara construir possibilidades de ação, na busca por inéditos viáveis. Ao partilhar as experiências do grupo, buscamos contribuir com outros modos de sentir, pensar e fazer a Educação Física EscolaRAbstract: The Covid-19 pandemic highlighted a lot of questions about the physical education classes in times of social isolation and distance education. A group of teachers/researchers interested in offering dialogical and reflective classes decided to come together to discuss collectively their practices. Based on ideas of Paulo Freire, this narrative is composed as a reflexive essay that raises limit-situations facing these teachers, as well as, their collaborative and solidary effort to think of possible actions. By sharing the experiences of the group we seek to contribute with other ways of feeling, thinking and doing Physical Education at schoolResúmen: La pandemia Covid-19 planteó numerosas preguntas sobre el desempeño docente en Educación Física en tiempos de enseñanza a distancia y remota. Un grupo de profesores/ investigadores interesados en impartir clases dialógicas y reflexivas, decidió reunirse para discutir colectivamente sus prácticas. A partir de las ideas del pensamiento de Paulo Freire, esta narrativa se configura como un ensayo reflexivo que plantea las situaciones límite que enfrentan los docentes, así como su esfuerzo conjunto y solidario para construir posibilidades de acción, en la búsqueda de inéditos viables. Al compartir las experiencias del grupo, buscamos contribuir con otras formas de sentir, pensar y hacer la Educación Física EscolaRAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSpolaor, Gabriel da Costa, 1993-Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-Cibim, Julia Pichi, 1996-Prodócimo, Elaine, 1967-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16218SPOLAOR, Gabriel da Costa et al. Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368840porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T11:05:29Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368840Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-26T11:05:29Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar Chasing after a critical, dialogical, solidary teaching in school physical education Por una enseñanza crítica, dialógica y solidaria en la educación física escolar |
title |
Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar |
spellingShingle |
Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar Spolaor, Gabriel da Costa, 1993- Artigo original Diálogo Educação física escolar Prática pedagógica Dialogue School physical education Pedagogical practice |
title_short |
Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar |
title_full |
Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar |
title_fullStr |
Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar |
title_sort |
Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar |
author |
Spolaor, Gabriel da Costa, 1993- |
author_facet |
Spolaor, Gabriel da Costa, 1993- Bonfietti, Priscila Errerias, 1994- Cibim, Julia Pichi, 1996- Prodócimo, Elaine, 1967- |
author_role |
author |
author2 |
Bonfietti, Priscila Errerias, 1994- Cibim, Julia Pichi, 1996- Prodócimo, Elaine, 1967- |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spolaor, Gabriel da Costa, 1993- Bonfietti, Priscila Errerias, 1994- Cibim, Julia Pichi, 1996- Prodócimo, Elaine, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo original Diálogo Educação física escolar Prática pedagógica Dialogue School physical education Pedagogical practice |
topic |
Artigo original Diálogo Educação física escolar Prática pedagógica Dialogue School physical education Pedagogical practice |
description |
Resumo: A pandemia do Covid-19 explicitou inúmeras questões sobre a atuação docente na Educação Física em tempos de distanciamento e ensino remoto. Um grupo de professores/as-pesquisadores/as interessados/as em oportunizar aulas dialógicas e reflexivas decidiu se unir para discutir, coletivamente, sobre suas práticas. Com base nas ideias do pensamento de Paulo Freire, essa narrativa se configura como um ensaio-reflexivo que levanta as situações-limites enfrentadas pelos/as professores/as, assim como seu esforço conjunto e solidáriopara construir possibilidades de ação, na busca por inéditos viáveis. Ao partilhar as experiências do grupo, buscamos contribuir com outros modos de sentir, pensar e fazer a Educação Física EscolaR |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218 SPOLAOR, Gabriel da Costa et al. Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218 |
identifier_str_mv |
SPOLAOR, Gabriel da Costa et al. Por uma docência crítica, dialógica e solidária na educação física escolar. ETD: educação temática digital. Campinas, SP. v. 25, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16218. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834029658112 |