Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Straforini, Rafael, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331
Resumo: Resumo: No presente artigo discutimos, no contexto histórico timorense pós-restauração da independência (2002-atual), o papel da Geografia escolar no âmbito da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral, entendendo essa disciplina enquanto prática espacial de significação que opera diretamente na construção de uma identidade nacional recente. Tendo como base uma perspectiva pós-crítica e pós-estruturalista, sob a ótica da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, compreendemos que a elaboração e a implementação do atual currículo de Timor-Leste estão carregadas de disputas discursivas entre contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos nesse processo. Metodologicamente, a partir da análise de entrevistas realizadas com interlocutores timorenses, constatamos que a língua portuguesa se apresenta como um importante componente da identidade nacional, de modo que se consolida na reestruturação curricular como um ponto nodal e um elemento geopolítico, visto que insere Timor-Leste na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa tentativa estratégica de manutenção de uma ideia de nação frente aos seus vizinhos asiáticos e da Austrália
id CAMP_3a883d66adc20b7826fdb77d7a02828f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1338876
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recenteGeografia - Estudo e ensinoCaracteristicas nacionaisCurrículosTeoria do discursoEnsino secundárioGeography - Study and teachingNational characteristicsCurriculaDiscourse theorySecondary educationArtigo originalResumo: No presente artigo discutimos, no contexto histórico timorense pós-restauração da independência (2002-atual), o papel da Geografia escolar no âmbito da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral, entendendo essa disciplina enquanto prática espacial de significação que opera diretamente na construção de uma identidade nacional recente. Tendo como base uma perspectiva pós-crítica e pós-estruturalista, sob a ótica da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, compreendemos que a elaboração e a implementação do atual currículo de Timor-Leste estão carregadas de disputas discursivas entre contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos nesse processo. Metodologicamente, a partir da análise de entrevistas realizadas com interlocutores timorenses, constatamos que a língua portuguesa se apresenta como um importante componente da identidade nacional, de modo que se consolida na reestruturação curricular como um ponto nodal e um elemento geopolítico, visto que insere Timor-Leste na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa tentativa estratégica de manutenção de uma ideia de nação frente aos seus vizinhos asiáticos e da AustráliaAbstract: In the present article we discuss, in the timorese historical context after the restoration of independence (2002-present), the role of school geography in the context of the Curricular Restructuring of General Secondary Education, understanding this discipline as a spatial practice of meaning that operates directly in building a recent national identity. Based on a post-critical and post-structuralist perspective, from the perspective of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe's Theory of Discourse, we understand that the elaboration and implementation of the current East Timor curriculum are fraught with discursive disputes between political contexts, institutional and social actors involved in this process. Methodologically, from the analysis of interviews conducted with Timorese interlocutors, we found that the portuguese language presents itself as an important component of national identity, so that it is consolidated in the curricular restructuring as a nodal point and a geopolitical element, as it inserts East Timor. East in the Community of Portuguese Speaking Countries (CPSC), in a strategic attempt to maintain an idea of nation in front of its Asian and Australian neighborsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDiniz, Vanessa Lessio, 1985-Straforini, Rafael, 1973-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10331DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Currículo de geografia de Timor-Leste: língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente. Curriculo sem fronteiras. [s.l.] : Curriculo sem Fronteiras, 2022. Vol. 22 (2022), n art. e1663. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338876porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T15:26:10Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1338876Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T15:26:10Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente
title Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente
spellingShingle Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente
Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Geografia - Estudo e ensino
Caracteristicas nacionais
Currículos
Teoria do discurso
Ensino secundário
Geography - Study and teaching
National characteristics
Curricula
Discourse theory
Secondary education
Artigo original
title_short Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente
title_full Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente
title_fullStr Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente
title_full_unstemmed Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente
title_sort Currículo de geografia de Timor-Leste : língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente
author Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
author_facet Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Straforini, Rafael, 1973-
author_role author
author2 Straforini, Rafael, 1973-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Straforini, Rafael, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Caracteristicas nacionais
Currículos
Teoria do discurso
Ensino secundário
Geography - Study and teaching
National characteristics
Curricula
Discourse theory
Secondary education
Artigo original
topic Geografia - Estudo e ensino
Caracteristicas nacionais
Currículos
Teoria do discurso
Ensino secundário
Geography - Study and teaching
National characteristics
Curricula
Discourse theory
Secondary education
Artigo original
description Resumo: No presente artigo discutimos, no contexto histórico timorense pós-restauração da independência (2002-atual), o papel da Geografia escolar no âmbito da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral, entendendo essa disciplina enquanto prática espacial de significação que opera diretamente na construção de uma identidade nacional recente. Tendo como base uma perspectiva pós-crítica e pós-estruturalista, sob a ótica da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, compreendemos que a elaboração e a implementação do atual currículo de Timor-Leste estão carregadas de disputas discursivas entre contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos nesse processo. Metodologicamente, a partir da análise de entrevistas realizadas com interlocutores timorenses, constatamos que a língua portuguesa se apresenta como um importante componente da identidade nacional, de modo que se consolida na reestruturação curricular como um ponto nodal e um elemento geopolítico, visto que insere Timor-Leste na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa tentativa estratégica de manutenção de uma ideia de nação frente aos seus vizinhos asiáticos e da Austrália
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331
DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Currículo de geografia de Timor-Leste: língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente. Curriculo sem fronteiras. [s.l.] : Curriculo sem Fronteiras, 2022. Vol. 22 (2022), n art. e1663. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331
identifier_str_mv DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Currículo de geografia de Timor-Leste: língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente. Curriculo sem fronteiras. [s.l.] : Curriculo sem Fronteiras, 2022. Vol. 22 (2022), n art. e1663. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10331. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1338876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829091913728