Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393 |
Resumo: | Resumo: Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantes |
id |
CAMP_7fcad077907ff100312bdc0e35b4e2b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168314 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamentalLeituraReadingAvaliação psicoeducacionalArtigo originalResumo: Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantesAbstract: This study aimed at identifying reading comprehension of elementary school students and explore age, school year and gender related differences among the participants. The sample was composed of 240 students of both genders, with ages range between 10 and 17 years (M = 12.85; SD = 1.60), from the sixth to the ninth school year of a public school in an inner city in the state of São Paulo. An identification questionnaire and a text based activity using Cloze technique were applied collectively to students whose parents signed the informed consent. Results showed basic level of reading comprehension, among participants, far behind the expectation for their school grade level. Girls scored significantly higher when compared to boys. There was a significant increase in mean values due to the school year and the participants' agesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBoruchovitch, Evely, 1961-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2393BORUCHOVITCH, Evely. Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Psico-USF. Vol. 21, n. 3 (set./dez., 2016), p. 561-572. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168314porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-14T16:30:47Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-14T16:30:47Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental |
title |
Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental Boruchovitch, Evely, 1961- Leitura Reading Avaliação psicoeducacional Artigo original |
title_short |
Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental |
title_full |
Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental |
title_sort |
Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental |
author |
Boruchovitch, Evely, 1961- |
author_facet |
Boruchovitch, Evely, 1961- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boruchovitch, Evely, 1961- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Reading Avaliação psicoeducacional Artigo original |
topic |
Leitura Reading Avaliação psicoeducacional Artigo original |
description |
Resumo: Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantes |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393 BORUCHOVITCH, Evely. Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Psico-USF. Vol. 21, n. 3 (set./dez., 2016), p. 561-572. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393 |
identifier_str_mv |
BORUCHOVITCH, Evely. Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Psico-USF. Vol. 21, n. 3 (set./dez., 2016), p. 561-572. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030817661386752 |