Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942 |
Resumo: | Resumo: O tópico das frações é um daqueles em que a pesquisa mostra que tanto alunos como professores revelam dificuldades, o que indica a necessidade de foco e discussão aprofundada a respeito das especificidades do conhecimento do professor, pois esse conhecimento é o fator que mais impacta nos resultados dos alunos. O desenvolvimento e a melhoria desse conhecimento especializado – que assumimos na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – demanda contextos formativos e discussão de tarefas com essa intencionalidade. Aqui discutimos o que denominamos de "tarefa para a formação" e especificamos a discussão no âmbito da (re)construção do todo – um dos assuntos centrais para o entendimento das frações. A análise e as discussões sobre a tarefa permitiram propiciar um contexto rico e real para a formação de professores no tópico frações e ampliar o conhecimento matemático requerido aos alunos, envolvendo diferentes compreensões como suporte para a resolução de problemas |
id |
CAMP_8a5d51210698de5f9798c3fb847e5ebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361129 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico fraçõesPotentials of a task to promote the teacher's specialized knowledge on the topic of fractionsFraçõesMatemática - Formação de professoresModelo do conhecimento especializado do professor de matemáticaFractionsMathematics teachersMathematics teacher's specialised knowledge model.Tarefas para a formaçãoArtigo originalResumo: O tópico das frações é um daqueles em que a pesquisa mostra que tanto alunos como professores revelam dificuldades, o que indica a necessidade de foco e discussão aprofundada a respeito das especificidades do conhecimento do professor, pois esse conhecimento é o fator que mais impacta nos resultados dos alunos. O desenvolvimento e a melhoria desse conhecimento especializado – que assumimos na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – demanda contextos formativos e discussão de tarefas com essa intencionalidade. Aqui discutimos o que denominamos de "tarefa para a formação" e especificamos a discussão no âmbito da (re)construção do todo – um dos assuntos centrais para o entendimento das frações. A análise e as discussões sobre a tarefa permitiram propiciar um contexto rico e real para a formação de professores no tópico frações e ampliar o conhecimento matemático requerido aos alunos, envolvendo diferentes compreensões como suporte para a resolução de problemasAbstract: The topic of fractions is one in which research reveals students’ and teachers’ difficulties, revealing the need for a specific focus and discussion regarding the specificities of the teachers’ knowledge, since such knowledge is be the factor that most impacts on students’ outcomes. The development and enhancement of this specialized knowledge – which is undertaken from the perspective of the Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – requires training contexts and discussions of tasks with this intentionality. In the present work, we discuss what is the task for teacher training and specify the discussion in the scope of the (re)construction of the whole – one of the central issues for understanding fractions. The analyses and the discussion about the task allowed the provision of a rich and real context for teacher training regarding the subject of fractions, surpassing the knowledge required for the students, involving different understandings as support for problemsolving activitiesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12942ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Santos, SP : Universidade Federal de São Paulo/Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - SP, 2021. Vol. 3 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361129porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T16:25:24Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361129Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-06T16:25:24Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações Potentials of a task to promote the teacher's specialized knowledge on the topic of fractions |
title |
Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações |
spellingShingle |
Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974- Frações Matemática - Formação de professores Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática Fractions Mathematics teachers Mathematics teacher's specialised knowledge model. Tarefas para a formação Artigo original |
title_short |
Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações |
title_full |
Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações |
title_fullStr |
Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações |
title_full_unstemmed |
Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações |
title_sort |
Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações |
author |
Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974- |
author_facet |
Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974- Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974- Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações Matemática - Formação de professores Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática Fractions Mathematics teachers Mathematics teacher's specialised knowledge model. Tarefas para a formação Artigo original |
topic |
Frações Matemática - Formação de professores Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática Fractions Mathematics teachers Mathematics teacher's specialised knowledge model. Tarefas para a formação Artigo original |
description |
Resumo: O tópico das frações é um daqueles em que a pesquisa mostra que tanto alunos como professores revelam dificuldades, o que indica a necessidade de foco e discussão aprofundada a respeito das especificidades do conhecimento do professor, pois esse conhecimento é o fator que mais impacta nos resultados dos alunos. O desenvolvimento e a melhoria desse conhecimento especializado – que assumimos na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – demanda contextos formativos e discussão de tarefas com essa intencionalidade. Aqui discutimos o que denominamos de "tarefa para a formação" e especificamos a discussão no âmbito da (re)construção do todo – um dos assuntos centrais para o entendimento das frações. A análise e as discussões sobre a tarefa permitiram propiciar um contexto rico e real para a formação de professores no tópico frações e ampliar o conhecimento matemático requerido aos alunos, envolvendo diferentes compreensões como suporte para a resolução de problemas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942 ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Santos, SP : Universidade Federal de São Paulo/Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - SP, 2021. Vol. 3 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Santos, SP : Universidade Federal de São Paulo/Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - SP, 2021. Vol. 3 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832596254720 |