Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942
Resumo: Resumo: O tópico das frações é um daqueles em que a pesquisa mostra que tanto alunos como professores revelam dificuldades, o que indica a necessidade de foco e discussão aprofundada a respeito das especificidades do conhecimento do professor, pois esse conhecimento é o fator que mais impacta nos resultados dos alunos. O desenvolvimento e a melhoria desse conhecimento especializado – que assumimos na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – demanda contextos formativos e discussão de tarefas com essa intencionalidade. Aqui discutimos o que denominamos de "tarefa para a formação" e especificamos a discussão no âmbito da (re)construção do todo – um dos assuntos centrais para o entendimento das frações. A análise e as discussões sobre a tarefa permitiram propiciar um contexto rico e real para a formação de professores no tópico frações e ampliar o conhecimento matemático requerido aos alunos, envolvendo diferentes compreensões como suporte para a resolução de problemas
id CAMP_8a5d51210698de5f9798c3fb847e5ebd
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361129
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico fraçõesPotentials of a task to promote the teacher's specialized knowledge on the topic of fractionsFraçõesMatemática - Formação de professoresModelo do conhecimento especializado do professor de matemáticaFractionsMathematics teachersMathematics teacher's specialised knowledge model.Tarefas para a formaçãoArtigo originalResumo: O tópico das frações é um daqueles em que a pesquisa mostra que tanto alunos como professores revelam dificuldades, o que indica a necessidade de foco e discussão aprofundada a respeito das especificidades do conhecimento do professor, pois esse conhecimento é o fator que mais impacta nos resultados dos alunos. O desenvolvimento e a melhoria desse conhecimento especializado – que assumimos na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – demanda contextos formativos e discussão de tarefas com essa intencionalidade. Aqui discutimos o que denominamos de "tarefa para a formação" e especificamos a discussão no âmbito da (re)construção do todo – um dos assuntos centrais para o entendimento das frações. A análise e as discussões sobre a tarefa permitiram propiciar um contexto rico e real para a formação de professores no tópico frações e ampliar o conhecimento matemático requerido aos alunos, envolvendo diferentes compreensões como suporte para a resolução de problemasAbstract: The topic of fractions is one in which research reveals students’ and teachers’ difficulties, revealing the need for a specific focus and discussion regarding the specificities of the teachers’ knowledge, since such knowledge is be the factor that most impacts on students’ outcomes. The development and enhancement of this specialized knowledge – which is undertaken from the perspective of the Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – requires training contexts and discussions of tasks with this intentionality. In the present work, we discuss what is the task for teacher training and specify the discussion in the scope of the (re)construction of the whole – one of the central issues for understanding fractions. The analyses and the discussion about the task allowed the provision of a rich and real context for teacher training regarding the subject of fractions, surpassing the knowledge required for the students, involving different understandings as support for problemsolving activitiesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12942ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Santos, SP : Universidade Federal de São Paulo/Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - SP, 2021. Vol. 3 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361129porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T16:25:24Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361129Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-06T16:25:24Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações
Potentials of a task to promote the teacher's specialized knowledge on the topic of fractions
title Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações
spellingShingle Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações
Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
Frações
Matemática - Formação de professores
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Fractions
Mathematics teachers
Mathematics teacher's specialised knowledge model.
Tarefas para a formação
Artigo original
title_short Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações
title_full Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações
title_fullStr Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações
title_full_unstemmed Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações
title_sort Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações
author Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
author_facet Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
author_role author
author2 Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Matemática - Formação de professores
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Fractions
Mathematics teachers
Mathematics teacher's specialised knowledge model.
Tarefas para a formação
Artigo original
topic Frações
Matemática - Formação de professores
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Fractions
Mathematics teachers
Mathematics teacher's specialised knowledge model.
Tarefas para a formação
Artigo original
description Resumo: O tópico das frações é um daqueles em que a pesquisa mostra que tanto alunos como professores revelam dificuldades, o que indica a necessidade de foco e discussão aprofundada a respeito das especificidades do conhecimento do professor, pois esse conhecimento é o fator que mais impacta nos resultados dos alunos. O desenvolvimento e a melhoria desse conhecimento especializado – que assumimos na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – demanda contextos formativos e discussão de tarefas com essa intencionalidade. Aqui discutimos o que denominamos de "tarefa para a formação" e especificamos a discussão no âmbito da (re)construção do todo – um dos assuntos centrais para o entendimento das frações. A análise e as discussões sobre a tarefa permitiram propiciar um contexto rico e real para a formação de professores no tópico frações e ampliar o conhecimento matemático requerido aos alunos, envolvendo diferentes compreensões como suporte para a resolução de problemas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942
ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Santos, SP : Universidade Federal de São Paulo/Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - SP, 2021. Vol. 3 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942
identifier_str_mv ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Santos, SP : Universidade Federal de São Paulo/Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - SP, 2021. Vol. 3 (2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12942. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832596254720